domingo, 10 de agosto de 2014

VIDA DE ESTAGIÁRIO

Bom dia amigos,
(......) O "Estagiário" de qualquer área prática do conhecimento humano,  por causa da necessidade de “por a mão na massa, sem conhecer suficientemente os ingredientes e, muitas vezes o resultado esperado daquela atuação”, tem protagonizado - ou sido o autor presumido – de uma série de situações de desencontro.  A sua condição de jejuno ou principiante, aquela vontade, em regra,  de fazer tudo certo, melhorar a autoestima e receber aprovação quanto à conduta adotada, o coloca em condição manifesta de vulnerabilidade diante da Chefia e, sobretudo, dos demais profissionais veteranos que trabalham na empresa (loucos para tirar um sarro ou por a culpa no “dito cujo”). Fato é que já se generalizou a máxima segundo a qual “estagiário só faz merda”. Lá no escritório, o meu mais “recente” antigo estagiário, que agora virou advogado e continua ali, desfrutando, porém, de outra condição profissional, sempre ouviu o “sábio” conselho (segundo meu Juízo) de que “a culpa é sempre do estagiário” e qualquer controvérsia a respeito está  fora de cogitação. Brincadeiras que rendem histórias e mais histórias, causas ganhas e perdidas. E causos. Muitos....

(.......) Daniel Blikstein é advogado atuante, Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atualmente Presidente da Sub-Seção de Campinas, da Ordem dos Advogados do Brasil. O  “causo” que transcrevo abaixo e  que está no meu livro “Causas e Causos”  (o primeiro, de 2006), é verdadeiro, ele próprio me contou e aconteceu no saudoso tempo de sua vida de estagiário. Vai lá:

 (.......) “VIDA DE ESTAGIÁRIO


Vida de estagiário de Direito não é fácil.

Conta nosso amigo Daniel, companheiro de docência da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a gafe que ele cometeu nos primeiros dias de seu primeiro estágio.

Incumbido pelo chefe do jurídico da empresa, de verificar o andamento de certo processo no foro central de São Paulo, para lá se dirigiu.

E já no cartório:

- O processo está aguardando o retorno do mandado de citação, disse o funcionário, indagado a respeito dos autos.

 -  E onde está o mandado de citação, arrisca o inseguro estagiário, fingindo conhecimento.

 - Está com o senhor meirinho.

 -  Onde eu posso encontrá-lo?

 -  Na sala 427, 4° andar, sala dos Oficiais de Justiça.

Para lá então caminhou o Daniel.

A sala 427, em verdade, era um imenso salão, povoado por homens e mulheres (tudo em São Paulo é imenso, o que aumenta a sensação do tamanho de nossa ignorância).

Delicadamente, pedindo licença, o Daniel indaga de uma pessoa próxima:

 -  Por favor, o senhor meirinho está?

  - Qual deles?

Taí uma coisa que o Daniel não sabia informar.

O Oficial, então, solicitou que ele retornasse ao Cartório, a fim de esclarecer com quem efetivamente deveria falar, qual meirinho era o responsável pelo cumprimento do mandado.

O Daniel foi.

Mas no caminho, pensou inconformado:

 -   Porra, ia eu lá adivinhar que tinha mais de um nego com um nome lazarento desse!”;


(........) O gaúcho Allan Sieber é um ótimo  animador, cartunista, ilustrador e quadrinista. Uma de suas tiras, que eram publicadas no jornal A Folha de São Paulo retratava exatamente a situação e condição do Estagiário. Denominada “Vida de Estagiário”, em 2.007, o conjunto de sua obra virou livro. A imagem n. 1 da coluna de hoje é de uma de suas tiras e foi emprestada de blogdosquadrinhos. blog.uol;

(....) O ator e diretor canadense  Shawn Levy (A Pantera Cor de Rosa; Uma Noite no Museu 1, 2 e 3; Doze é Demais),  com um roteiro nem tanto original, conseguiu realizar um bom filme, contando a história de dois amigos quarentões, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) que, inesperadamente ficam desempregados, justamente por causa do mundo digital (trabalhavam numa fábrica de relógios mas o dono encerra o negócio, alegando que as novas gerações não usam nem precisam de relógio, pois a hora é conferida em celulares e outros equipamentos do gênero).  Resolvem, então, apostar, sem entender nada do assunto, nos desafios da informática. Conseguem para tanto um estágio na empresa Google, onde passam a competir com jovens, mas experimentados “nerds”, de grande talento.  O longa The Internship, cujo título no Brasil é  Os Estagiários, de 2.013, é um bom filme, que fez e ainda faz promissora carreira.

Até breve amigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário