sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

TCHAU VELHO! À VICENTE OTTOBONI NETO

Boa tarde amigos,

Vicente em momento de alegria e orgulho,  exibindo um
dos peixes grandes pescados no Canal do Panamá e que eu
dizia ter sido comprado no mercado só pra documentar men
tira de pescador. A imagem me foi fornecida pelo próprio.
Peço licença aos amigos hoje, para me despedir de um de meus amigos mais queridos, Vicente Ottoboni Neto, advogado íntegro e competente e grande figura humana,  que partiu desta vida no dia de ontem, deixando um enorme vazio no coração de seus parentes, clientes e amigos:

"Não, não vou me lembrar de sua morte. Nem de sua maldita doença.  Elas não importam agora que você nos deixou e virou uma lembrança.  Uma estrela no céu. Uma quimera, sei lá.  Uma retórica qualquer, com sabor de eternidade para se vingar do tempo.  Um tempo que nos limita. Um tempo que nos separa, impiedosamente, mas que também nos deu a grata chance da contemporaneidade. Importa o que você construiu. Importa a sua vida abençoada de doação para seus parentes, amigos, clientes e desconhecidos, privilegiados pela sua mansidão, disponibilidade,  sensibilidade, sua refinada educação, seu espírito voltado para a caridade e a justiça. Importa o abraço, aquele abraço forte, sincero, tranqüilo,  que você me deu na última vez que deixei sua casa e que eu senti como uma doída despedida. Importa o vazio da orfandade das cachorras que você não abandonava, fiéis companheiras em todos os momentos de sua improvável convalescença. Importa a amizade, o carinho, a relevância do ser humano forte, do bom combate travado, das boas causas e da busca incessante de aprimoramento da sabida ridícula e precária condição humana. Importam os amigos de diversas origens e destinos, que você fez nas fugas para as pescarias esportivas e nas viagens longínquas por caminhos áridos e perigosos, em busca de sua essência interior  e da natureza simples do mar e dos peixes, da sensação de estar livre, provisoriamente que fosse,  das questiúnculas  suscitadas em processos que inundam os tribunais humanos  e  dos desencontros forjados no convívio daqueles que lhe eram caros. Importa a sua enorme disposição para perdoar as ingratidões e a falta de caráter das pessoas, bondade para justificar tudo e a todos. Importa a nossa parceria forte sempre no sentido da condução das pessoas à conciliação, ao perdão, à cata da vida como a arte do encontro, como falou um dia a sensibilidade do poeta. Importa a alegria das vitórias justas e a tristeza das derrotas injustas. Importa a solidariedade da partilha de nossas indignações, diante das violências e injustiças sociais. Importam todas as manhãs dos dias seguintes às nossas tragédias, em que a esperança sempre se renovava para alimentar a continuidade da luta, apesar de tudo. Importam aqueles momentos não raros de alegria, divididos com nossas mulheres,  com amigos e com companheiros de escritório, em que trocávamos informações malucas e  piadas, jurídicas e leigas, comemorando o lado bufão e leve da vida, às vezes regado à boa comida e a várias taças de vinho ou cerveja.   Importa o exemplo e o legado que ficam e devem inspirar Rodrigo e Pedro, seus filhos sempre venerados.  Tchau Velho! Obrigado por tudo. Pela divisão da vida, dos sentimentos perscrutados no recôncavo de nossas almas, pelo inaudita e inesgotável poder de compreensão e  pelo ombro amigo. Te amo e esse amor fraterno permanecerá para sempre, ainda que o sempre seja mais uma retórica para se vingar do tempo.".


Até breve amigos.


P.S. Em postagem de 16 de julho de 2.012, contei neste blog, as aventuras de Vicente e seus amigos pescadores em "Pescaria Esportiva no canal do Panamá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário