domingo, 15 de abril de 2018

CINEMA E CULTURA: VIVA: A VIDA É UMA FESTA

Boa noite amigos,

Imagem do filme retratando um dos momentos de Miguel,
o Protagonista, em sua viagem para o mundo dos Mortos.

A animação computadorizada norte-americana COCO, que no Brasil foi batizada de VIVA: A VIDA É UMA FESTA é mais uma produção bem sucedida da parceria PIXAR ANIMATION STUDIOS e WALT DISNEY STUDIOS MOTION PICTURES. Fruto de longa pesquisa dos diretores e roteiristas Lee Unkrich (Toy Story 3) e Adrian Molina, que se debruçaram durante três anos  sobre a cultura mexicana e as peculiaridades e tradições de sua comemoração ao famoso Dia dos Mortos, e, unindo temas sensíveis como família, amor, memória e música, o resultado final é surpreendente, capaz de sensibilizar pessoas de todas as idades. No roteiro, o protagonista,  Miguel, um menino de 12 anos apaixonado por música e instrumentos musicais, tenta entender e escapar da família, que não aceita e o proíbe de se dedicar à sua vocação. Inconformado, ocasionalmente acaba atravessando a ponte que o leva do mundo dos vivos,  ao mundo dos mortos, no dia de comemoração a estes. 
Cena do filme Coco (Viva: A Vida é uma Festa. Sucesso de
crítica e de bilheterias. Merecidamente.
No mundo do além, é preso, mas foge buscando encontrar seu tataravô, que os parentes vivos riscaram da memória e dos cultos, sob alegação de que teria ele optado, em vida, pela carreira de músico e cantor, abandonando mulher e filha, ainda pequena.  A trilha sonora é tocante com as canções compostas por Michael Giacchino,  com destaque para as várias versões e interpretações do clássico “Lembre de Mim”, em português e espanhol (no original em inglês e espanhol). Na era da tecnologia digital, que, sem dúvida, facilita e  beneficia o gênero, rico de  boas produções como Rio e Rio 2, o filme é  uma preciosidade,  misturando cores, vinhetas, imagens, num roteiro interessante e enredo respeitoso, logrando a difícil tarefa de, sem deturpar  costumes e tradições,  verdadeiramente emocionar os espectadores. Não deixe de ver.

Até mais amigos,

Foto do meu celular tirada em 
outubro de 2.017, no Epcot Center
em Orlando, Flórida, Estados -
Unidos: adereços retratando
a festa e personagens do
Dia dos Muertos no México.

P.S. (1) Lembre de Mim, na versão nacional do filme, é cantada por Arthur Salerno e Maria do Carmo Soares. A versão é da tradicional  canção mexicana, Recuerdame (em inglês, Remember Me). Rogério Flausino também interpreta a canção e todos esses vídeos estão disponíveis no youtube.

P.S. (2) No México, a festa do chamado Dia de Muertos é, ao contrário do que acontece no Brasil, uma data extremamente festiva, uma das maiores comemorações do país,  que começa no dia 31 de outubro e termina na noite do dia 02 de novembro, embora possa ser esticada até os dia 3 e 4;
P.S. (3) As almas, segundo a cultura mexicana, vão para um lugar melhor e a morte faz parte da vida e não deve ser lamentada, senão celebrada. Antigamente os mortos eram enterrados no terreno onde ficava a residência da família, como uma maneira de conservá-lo próximo  e de demonstrar proteção e carinho. Hoje tal tradição não é mais possível. Nem por isso os sentimentos deixam de ser manifestados. E de forma alegre e positiva. No dia dos mortos, as famílias se dirigem ao cemitério, num ritual luminoso e festivo, levando as coisas que o morto gostava em vida, especialmente comidas e objetos. Lá cantam, dançam e muitos desenterram e limpam os ossos do defunto estimado, como forma de demonstração de carinho. 
Caveira fotografada pelo meu

celular na ala referente aos paí
ses (México) do Epcot Center. 
Referência em destaque ao
Dia dos Muertos. 

P.S. (4) Visita que não pode deixar de ser feita, quando se vai a Orlando, nos Estados Unidos: No Epcot Center, na parte destinada aos países, você deve entrar na ala mexicana. Ali você faz uma viagem encantadora, de barco, por réplicas de lugares do país e suas tradições. Algo que ficou na minha memória foi o fato de que lá, apenas lá, me encontrei com o Zé Carioca, o personagem brasileiro de Walt Disney, totalmente ignorado em todos os pontos dos parques de Orlando. No mundo mexicano retratado no Epcot americano, além da aprazível viagem pela noite enluarada, você pode adquirir muitos produtos relacionados com o famoso Dia dos Muertos. Alguns eu fotografei.


Um comentário: