domingo, 22 de setembro de 2019

CINEMA - YESTERDAY


Amigos, boa noite.
Em imagem emprestada de Los Angeles Times, o ator britâni
co Himesh Patel, no papel do cantor e músico Jack.
Você já se imaginou cantando música dos Beatles e ela parecer estranha ao grupo de jovens que te acompanha no dia-a-dia? E mais. Ao garantir que a tal canção pertence ao mais famoso conjunto inglês de todos os tempos receber como resposta a indagação surpreendente: - Que banda é essa? Quem são os Beatles?
Aí você corre para o computador, busca imediatamente no Google, pela palavra The Beatles e nada que aparece se refere ao grupo musical que revolucionou a música popular mundial nos anos 60 e mudou os seus rumos para todo o sempre?
Ganhador do Oscar pelo filme "Quem quer ser um Milioná-
rio", o diretor Danny Boyle, capricha na execução do bom
roteiro de Richard Curtis para Yesterday. Imagem empres-
tada de Wikipedia.

Experimenta Paul Mc Cartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star e nada....... Desesperadamente tenta, então,  Let is Be, Yelow submarine, Hey Judge, Yesterday, All You Need is Love  e continua sem resposta.  




A atriz britânica Lily James, de 30 anos, grande
promessa da dramaturgia inglesa, é a professora
Ellie, apaixonada por Jack, amigo de infância.
Imagem emprestada de Wikipedia.
Pois bem, assim começa a saga de Jack (Himesh Patel),  um modesto empregado de supermercado  de uma pequena localidade  da Inglaterra, que quer tentar a vida como músico e cantor e  não acredita no que está acontecendo. As músicas que canta para os amigos são desconhecidas agora para os jovens do século XXI, assim como os  membros do famoso conjunto musical. E cada vez que ele experimenta cantar uma das composições consagradas, todos atribuem a ele, somente a ele, a autoria delas. E é claro, as canções encantam as pessoas e atraem os grandes empresários e gravadoras americanos que resolvem investir no novo fenômeno musical. Esse roteiro de Richard Curtis  é do filme YESTERDAY, que se encontra em cartaz no Brasil. Com direção de Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?), o longa Yesterday, do Reino Unido,  é uma comédia romântica e saudosista que trata, de maneira sutil, da problemática da fama e do esquecimento, num mundo onde tudo é descartável e a memória definitivamente delegada ao computador. 

O cantor e compositor, Ed Sheeran, -
vivendo no longa ele próprio. Ima-
gem emprestada de Indiewire.
O que o Google não registrou nunca aconteceu e está riscado definitivamente da história. Ao lado dessa questão central, são 18 canções do grupo, todas cantadas pelo próprio protagonista ao longo da exibição, convertendo, de certa forma, o filme num musical em tributo  a esse maravilhoso grupo musical.  Para cantar junto e, de certa forma, se transportar para momentos de nossas vidas que foram marcados e embalados pela discografia dos Beatles. Destaque para a atriz Lily James, no papel de Ellie,  amiga e empresária de Jack, por quem sempre esteve apaixonada, sem ser notada ou correspondida. E ainda pela participação de Ed Sheeran, no papel dele mesmo.  Boa novidade na telona, que merece ser vista. Nota 4,0 de 0 a 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário