domingo, 17 de janeiro de 2016

ALÉM DO TEMPO - NOVELA, VINHO E REENCARNAÇÃO

Boa tarde amigos,


As atrizes Ana Paula Nogueira e Irene Ravache, uma dupla
que viveu os personagens Emília e Vitória, nas duas fa-
ses da novela, com interpretações viscerais que comoveram
os espectadores. A imagem é emprestada de www.
purepeople.com.br
Não sou “noveleiro”, como se costuma dizer por aí. Mas também estou longe de nutrir qualquer preconceito pelo gênero, que tem sido a grande opção de entretenimento de considerável parcela do povo. Ou, então,  de sofrimento consentido (afinal, sobrevivendo neste país acho que temos algo de masoquismo no nosso DNA coletivo, ainda a ser revelado). E ao contrário das rádios-novelas,  em moda nos anos 40 e 50, que só alimentavam um "vale de lágrimas" e não se via a cara, nem a casa de ninguém, para copiar, os folhetins da TV, exercem na sociedade uma influência significativa, ditando,  não raro, costumes e modas, de linguagem a comportamentos. Bem, esse é um assunto que já foi muito debatido por nossos sociólogos, filósofos e que tais. O que me atrai nas novelas, especialmente as da TV Globo, de reconhecido bom  nível técnico, um dos produtos de exportação do país, é muito mais uma curiosidade estética do que propriamente de outra ordem. Mas não nego que, de vez em quando, alguns autores, grandes atores e roteiros originais me provocam para acompanhar a trama com a regularidade que minha vida profissional e pessoal me permitem. Foi assim com Além do Tempo (Globo, 18,30 horas), que terminou na última sexta-feira, felizmente sem aqueles alongamentos irritantes, mas costumeiros, quando o folhetim emplaca uma boa audiência para o horário,  o que efetivamente ocorreu com a trama de Elizabeth Jihn
Imagem emprestada de www.tvpravc.combr., dos persona-
gens Lívia e Felipe, vividos por Alline Moraes e Rafael Car-
doso, com vestes da primeira fase da novela, que se -
passou no século XIX.
Dividindo os capítulos em duas épocas distintas, a primeira passada no século XIX e a segunda nos anos contemporâneos, a escritora explorou como tema central o renascimento na visão da doutrina espírita, embora a emissora, por seus diretores e técnicos, afirme que não se objetivou qualquer espécie de proselitismo e que a doutrina da reencarnação  é sustentada por várias religiões e seitas diferentes, sob os mais diversificados fundamentos e aspectos. Na novela, porém, a questão da reencarnação é utilizada com muito equilíbrio e bom senso,  mais um artifício supostamente ficcional, ou um  mote para, a um só tempo: a)  propagar, com louvável ufanismo, valores como a bondade, a solidariedade, a  misericórdia,  o perdão, a igualdade livre de preconceitos de cor, raça e origem e, b) para recontar a história dos personagens, para as quais o renascimento cria nova oportunidade de resgate de má conduta de vidas passadas (caso da personagem Melissa, vivida pela ótima atriz Paola Oliveira), ou para viabilizar a sobrevivência de um romance convertido em casamento, ceifado anteriormente pelas armadilhas preparadas pelos maus espíritos (caso de Felipe e Lívia, interpretados, respectivamente, pelos atores Rafael Cardoso e Alline Moraes). Nesse ponto, a autora conseguiu garantir para si a simpatia do público pelo final da trama, ao contrário do que aconteceu com Alma Gêmea, novela que a Globo transmitiu no mesmo horário, entre 2.005/2006, de autoria de Walcyr Carrasco, que também explorou o tema do espiritismo, mas que termina com a morte dos protagonistas, Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin). Uma insatisfação que o público não quer experimentar.  Novela que se preze tem que acabar bem para  o mocinho e a mocinha viverem  o esperado “Felizes para Sempre”, com todo o vigor e a dignidade que o sofrimento a eles imposto, durante os longos dias em que correram os capítulos, exige, como recompensa.  Outro ponto positivo para o merecido sucesso de Além do Tempo, foi a escolha do elenco. As atrizes Irene Ravache e Ana Beatriz Nogueira, que nos dois tempos viveram os personagens Vitória Ventura e Emília Navona Beraldini (no primeiro como sogra e  nora e, no segundo, como  mãe e filha), seguraram a dramaticidade da obra, incomum para o horário das seis e meia. Destaque também para o versátil Luis Melo, com a sua categoria de sempre, no papel do criativo e extrovertido, Massimo Vicenzo e para um ator jovem, Emílio Dantas,  que interpretou o invejoso Pedro, resoluto na sua maldade, da qual não se redimiu nem mesmo na chance de reencarnação que a autora lhe deu. Por fim, caiu muito bem a presença do personagem apenas citado como Mestre dos Anjos,  vivido pelo magnífico Othon Bastos, um ator que admiro desde sua fantástica interpretação do bandido Corisco, no antológico filme nacional do Cinema Novo, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1.964),  do saudoso Glauber Rocha. 


Imagem emprestada de www. yotube. com, da belíssima  

PAOLA OLIVEIRA, que viveu a maldosa personagem

Melissa, que se converteu no último capítulo, sal--

vando a vida de seu ex-marido Felipe e de sua anta-

gonista, Lívia.
As suas raras aparições sempre foram oportunas, para explicar os limites da intervenção metafísica no mundo real, segundo preconiza a doutrina kardecista, ora dialogando com um de seus discípulos, o Ariel (Michel Melamed), para lamentar os desencontros, ou exigir dele que não interferisse no “livre arbítrio” dos personagens, ora para encorajar almas que pretendiam a regeneração, a buscá-las com ânimo e afinco, como no caso do personagem Bento Ventura, vivido pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos. E finalmente, entre vinhas, vinhos e espiritismo, gostei mesmo do nome dado ao vinho produzido pela vinícola de Felipe e sua sócia de último capítulo, Lívia. O “Além do Tempo” é realmente um bom nome para vinho. Principalmente, porque como dizem, quanto mais velho for o vinho, tanto melhor. Imagine, então, se for de outra encarnação!

Até amanhã amigos,

P.S. (1) A novela Além do Tempo é a quarta escrita pela autora, Elisabeth Jihn, versando sobre tema da espiritualidade. As três antecessoras foram, Amor Eterno Amor (2.012); Escrito nas Estrelas (2.010) e Eterna Magia (2.007);

P.S. (2) A mensagem  transmitida pela voz do  médium mineiro, Chico Xavier, encerrando o último capítulo da novela, foi uma das surpresas reservadas ao público e que reafirma que a doutrina explorada na trama se fundamenta no espiritismo de natureza kardecista. Uma grande lição de humanismo,  independentemente de dogmas ou predileções por doutrinas e religiões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário