quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BUGRINHO NA COPINHA, O GOL DE WENDELL LIRA E O RETORNO DE LUGANO

Boa noite amigos,

O jovem meia, João Victor do Guarani F.C.de Campinas (imagem
emprestada de blogcomgravata.com.br),  já incorporado pelo -
técnico Pintado à equipe principal que ira disputar o cam-
peonato Paulista da Série A-2.
01: O Guarani começou o ano de 2.016 com uma participação interessante na Copinha, apelido carinhoso da Copa São Paulo de Futebol Juniores, a maior e mais tradicional competição da modalidade e que, ao longo de sua existência tem revelado grandes jogadores. Nos últimos dois anos, seguindo a sina que acompanha a equipe titular, o Bugrinho, que foi campeão do torneio em 1.994,  não passou da 1ª. fase. Agora, porém, com uma equipe bem treinada por Renato Morungaba, o meia direita, Renato Pé Murcho, campeão brasileiro de 1.978 ao lado de craques como Zenon e Zé Carlos,  avançou até a 3ª. fase e só deixou a competição na terça-feira, quando foi eliminada na fase de “mata-mata” pelo Corinthians, atual campeão do torneio, pelo apertado e honroso placar de 2 a 1. Apesar da eliminação, pelo menos três jogadores chamaram a atenção pelo bom desempenho físico, técnico e tático: Mineiro, Chiclete e João Vitor, este último autor de um golaço contra o Timão, prometem uma grande carreira, se devidamente lapidados e tiverem juízo e sorte, um binômio que é indispensável ao sucesso de qualquer atleta e, porque não dizer, de qualquer ser humano. Olho neles, portanto,  e que, desta vez, os dirigentes do alviverde campineiro, não revelem incompetência e insensibilidade para permitir ou criar condições legais que permitam a perda dessas promessas para outras equipes, sem qualquer contraprestação que compense o investimento neles.

O atacante Wendell Lira preparando o lance do gol mais
bonito do ano de 2.015 pela FIFA (imagem empres-
tada de www.agenciadenoticas.uniceub.br).
02: Com a preterição de Neymar, que ficou em último lugar entre os três craques indicados à laurea de melhor jogador do mundo em 2.015, restou ao Brasil comemorar o prêmio  recebido pelo jogador Wendell Lira, até certo ponto inesperado, como o autor do gol mais bonito do ano, uma meia bicicleta que redundou no belo gol da equipe do Goianésia numa partida contra o Atlético Goianiense, pelo campeonato goiano do ano passado. O atleta entra assim para a história e a antologia do futebol mundial, coisa que ninguém mais poderá retirar dele. No entanto, apesar disso, num mundo de celebridades fabricadas e descartáveis, o feito isolado não será sinônimo de sucesso. Ao contrário, o atleta de 27 anos e um histórico de graves e repetidas lesões,   não tem sequer garantido  um emprego considerável em alguma grande equipe do futebol brasileiro ou estrangeiro. Contratado atualmente pelo Vila Novas, de Goiás, seu futuro na carreira é incerto e não será surpresa se for obrigado a encerrá-la, para buscar outra ocupação visando o sustento próprio e da família.


O zagueiro Diego Lugano, várias vezes  cam-
peão pelo São Paulo F.C., clube para o  qual
retorna neste ano de 2.016, com uniforme
da Seleção Uruguaia de Futebol (imagem em
prestada de globoesporte.globo.com.).
03: A contratação do zagueiro Lugano pelo São Paulo foi a notícia que mais ecoou entre os torcedores do tricolor e a imprensa em geral. O próprio jogador se surpreendeu com a recepção calorosa que recebeu ainda no Aeroporto de Guarulhos, invadido por mais de 1.000 torcedores, que gritavam o seu nome, muitos uniformizados ou vestindo camisetas confeccionadas com o nome do atleta. Não sei das condições físicas e técnicas atuais do zagueiro de 35 anos,   mas a sua carreira como futebolista, especialmente no São Paulo, é marcantemente vitoriosa, a justificar a euforia com o seu retorno. Particularmente sempre gostei do jogador. E um zagueiro inteligente, que sabe sair jogando,  é raçudo, além de exercer considerável liderança sobre os companheiros de equipe. Uma virtude que será fundamental para o novo tricolor na primeira temporada sem Rogerio Ceni que, a final, se aposentou.


Até amanhã amigos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário