domingo, 10 de janeiro de 2016

THE VOICE KIDS - GLOBO E BONINHO ACERTAM A MÃO.

Boa noite amigos,

Um roteiro que busca unir música e verdade, música e talento jovem, música e competição, criança em concorrência com outras crianças ou adolescentes, é um expediente que, embora já muito utilizado em formatos de programas de televisão de todo o mundo, nem sempre consegue satisfazer as expectativas dos espectadores leigos, de críticos e de profissionais que interagem no complexo e delicado processo de educação infantil, todos sensíveis ao cuidado que a exposição dos "baixinhos" na mídia, reclama. Quando se trata de estabelecer uma concorrência entre crianças e adolescentes, em idade entre 9 e 15 anos,  na qual se  tem necessariamente que escolher, criticar,  premiando uns e eliminando outros participantes, é indispensável muita delicadeza e cuidado dos críticos aos quais se atribui a difícil tarefa de trabalhar com as possibilidades, entusiasmos e inevitáveis frustrações de seres humanos ainda em formação da personalidade. 
Pois bem, A TV Globo e o diretor, Boninho, do The Voice Kids, que vai ao ar todos os domingos desde o começo do ano, no horário das 14,00 horas, ainda em fase inicial das chamadas eliminatórias cegas,  tem agradado em cheio, a começar pela escolha dos jurados e do apresentador. Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e a dupla Victor e Leo, conseguem se harmonizar e se equivaler positivamente, de forma absolutamente competente,  na tarefa de recepcionar os candidatos, fazer as críticas que entendem adequadas e pertinentes, em linguagem sempre positiva para classificados e eliminados, tudo com muita alegria e carinho, tarefa que é facilitada pelo fato de que todos os candidatos apresentam grande potencial, o que evidencia o rigor da pré-seleção, outro aspecto a merecer destaque positivo para a direção e a produção do programa. 

A esses ingredientes some-se o carisma do apresentador Thiago Leifert,  um “menino” de 35 anos, que fez uma das carreiras mais brilhantes no jornalismo, na área de esportes, onde começou transmitindo jogos de várzea (lembram-se do Desafio ao Galo?), aos 16 anos, para gradativamente ir conquistando espaços, primeiro numa emissora do interior afiliada da Globo,  depois no próprio Projac, onde assumiu como diretor-responsável pelo Globo Esporte, dando ao programa uma outra dinâmica. 

A maneira leve e humanizada com que desenvolveu seu trabalho, ganhou repercussão positiva e melhorou índices de audiência, atraindo a atenção dos diretores dos vários núcleos da emissora dos Marinhos.  Pois Thiago, no papel de apresentador do The Voice nas suas quatro edições, e, agora, do The Voice Kids, além de cobrar e disciplinar os chamados “técnicos”, para segurar o tempo sempre escasso na televisão, em horários nobres, o que faz com muito humor, respeito e elegância, interage com os candidatos e seus pais, torcendo pela “virada das cadeiras”, indicativo de que o candidato está agradando e está classificado para a fase seguinte. Nesse instante quem está lá na tela é o Thiago mesmo, sem verniz ou maquiagem., chorando,rindo, abraçando, incentivando.

Quem teve oportunidade de vê-lo em alguns momentos de pura emoção, destacadamente quando se despediu de toda a sua equipe do Globo Esporte, ainda no ano de 2.015, para assumir responsabilidades na área de entretenimento da emissora, tem certeza que todos esses gestos de emoção são espontâneos  mesmo e partem do cérebro e do coração desse menino,  que conquistou e conquista a cada dia a simpatia de todos nós. O The Voice Kids é uma das boas surpresas na grade da telinha no início deste ano. Que o seu exemplo possa orientar outras apostas da emissora e de outras emissoras, em mais musicais de qualidade.


Até amanhã amigos.

P.S. (1) A primeira imagem da coluna é do jornalista e apresentador, Thiago Leifert, emprestada de cnews.com.br; A segunda é da cantora, compositora e empresária, Ivete Sangalo (musica.com.br);   A quarta e quinta imagens são, respectivamente, da dupla Victor e Leo e do cantor, compositor, arranjador e agitador musical, o versátil, Carlinhos Brown, emprestadas, ainda respectivamente, de www.Kboing.com.br e redeglobo.globo.com.;

P.S. (2) A terceira imagem é da candidata Kaliny Rodrigues, de Mato Grosso, que foi classificada e entrou para a turma de Brown, interpretando a música Mira Ira (imagem emprestada de www.olhardireto.com.br).





Nenhum comentário:

Postar um comentário