domingo, 18 de setembro de 2016

TEATRO DE COMÉDIA - HISTERIA - FREUD E DALI NO TEATRO BRASILEIRO

Boa tarde amigos,

Cena da comédia Histeria, com Cassio Scapin à esquerda 
como Dali e Pedro Paulo Rangel, encarnando Freud. Ima-
gem empestada de www.guiadasemana.com.br.
Esteve em Campinas, semana passada, no Teatro Brasil Kirim, do Shopping Iguatemi,  a comédia teatral Histeria, que focaliza o encontro, em Londres, no ano de 1.938, do pai da Psicanálise, Sigmund Freud com o ícone do Surrealismo, o pintor espanhol Salvador Dali.  O encontro foi real, como real e intensa teria sido a influência da teoria psicanalítica de Freud na vida e na obra de Dali. A peça teatral teve como autor, o britânico Terry Johnson que em 1.993, escreveu o texto, que  John Malkovich  montou e encenou, com sucesso retumbante em toda a Europa. A versão brasileira surgiu a partir de Jô Soares que, assistindo a uma das encenações contemporâneas em Paris, com ela se encantou e cuidou de traduzir o texto, sugerir a montagem brasileira e dirigir a peça. O elenco absolutamente competente, um dos pontos altos da comédia, tem Pedro Paulo Rangel no papel de Sigmund Freud, Cassio Scapín como Dali e ainda, Milton Levy e Erica Montanheiro, dando um show de interpretação. O espetáculo é sucesso de público e crítica, merecidamente. Alguns defeitos que possam ser atribuídos à montagem, por mero perfeccionismo, como a falta de um caderno com explicação sobre o texto e sua inspiração, e o tempo da peça, um pouco longo demais, nem de longe chegam a empanar as suas virtudes. O público aplaudiu de pé, reconhecendo a qualidade do espetáculo. E a versátil e impagável interpretação de Cassio Scapin para Salvador Dali merece entrar para a antologia do teatro brasileiro. Se tiver oportunidade, não deixe de ver.


Até mais amigos,


Tela denominada "A Tentação de Santo Antonio" da fase  
surrealista do pintor catalão Dali. Imagem emprestada -
de www.livreopiniaoportal.files.wordpress.com.


P.S. (1) O Teatro Brasil Kirim do Shopping Iguatemi de Campinas tem sido bem utilizado e reconhecido como um dos melhores e mais modernos espaços existentes na cidade, para a apresentação de espetáculos de médio porte. Com capacidade para 600 espectadores, sua disposição, conforto e recursos tecnológicos de ponta, garantem  a diretores, artistas e público, um ótimo resultado relativamente às suas respectivas expectativas. Os grandes musicais e mega espetáculos, contudo, continuam a ser montados no Teatro de Paulínia, localidade situada na região metropolitana de Campinas, até que a cidade volte a ter um grande teatro municipal, empreitada prometida por várias gerações de políticos que administraram a cidade.

P.S. (2) Salvador Dali, depois de ler a Interpretação dos Sonhos de Freud e se apaixonar pela sua obra e pela teoria psicanalítica, tentou varias vezes, sem êxito, um encontro com ele. Na conturbada política européia da época, esse encontro só acabou acontecendo, por insistência de Dali e intervenção de um amigo de Freud, no ano de 1.938, quando Freud se refugiou da expansão nazista, em Londres. O neurologista, porém, já estava muito doente, acometido de um câncer avançado na mandíbula que o levaria a óbito no ano seguinte. Dali teria, na ocasião, demonstrado toda sua admiração pelo médico e relatado o quanto as suas teorias teriam contribuído para as suas convicções e mudanças pessoais e servido como inspiração de suas pinturas, arquétipo do movimento batizado como surrealismo;


P.S. (3) Salvador Dali foi um importante pintor catalão,conhecido pelo seu trabalho surrealista. Os quadros de Dali merecem destaque pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. As duas maiores coleções de trabalhos do pintor estão no Museu Salvador Dali, em Saint Petersbourg, na Flórida, Estados Unidos e no Teatro-Museu Salvador Dali, em Figueres, na Catalunha, Espanha, localidade onde nasceu e morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário