sábado, 21 de janeiro de 2017

STEAK ON FIRE - RESTAURANTE COM SABOR BRASILEIRO E JEITO AMERICANO EM ORLANDO, NA FLÓRIDA

Boa tarde amigos,
Vista do interior do restaurante com decoração moderna e

aconchegante. Imagem emprestada de www.nossagente.net.
Os irmãos brasileiros, André e Bruno Andreoli foram morar nos Estados Unidos e ali fizeram amizade com americanos. Nos encontros programados, rolava  churrasco e, enquanto os nossos patrícios entravam com as carnes em cortes e temperos brasileiros, além da arte da mão de obra, os gringos levavam os hambúrgueres e o jeito americano de agregar acompanhamentos, apresentação e forma de comer. Pronto: um sucesso enorme que levou os brasileiros a pensar em montar um negócio de gastronomia em Orlando, na Flórida, unindo o sabor brasileiro, com o estilo americano, num novo conceito de gastronomia.  Nasceu o Steak on Fire, um restaurante com jeitão de lanchonete, mas muito atraente, confortável e receptivo, bem situado e que mereceu vinte e quatro conceitos de excelente e apenas um de muito bom, uma quase unanimidade,  numa avaliação de turistas brasileiros que se aventuraram a experimentar a comida do estabelecimento e mandaram seus recados ao site do TripAdvisor. Fomos também, é claro, e voltamos mais de uma vez. 
Milho verde grelhado, uma das delícias que o estabelecimen
to oferece aos fregueses. Imagem emprestada de Trip
Advisor.com.
Duvido que você também não volte. Mas chega de papo e vamos às dicas: Normalmente você é recebido ali pelos próprios donos ou então por funcionários que falam português, inglês ou espanhol e são muito simpáticos ao explicar tudo o que você quer saber antes de fazer seu pedido. Destaque obviamente para as carnes grelhadas: Você pode pedir a sua carne no prato ou no pão (brazilian steak on Bread).
Churrasco no prato, acompanhado de legumes grelha-
dos e molhos à parte. Imagem emprestada de TripAdvi-
sor.com.
As opções de churrasco são inúmeras: picanha, filet mignon, frango, carneiro, porco etc. e,  especialmente a deliciosa fraldinha. Destaque para as saladas e os legumes grelhados que acompanham o prato, além das batatas rústicas. Não comemos o milho verde grelhado, mas dizem que é imperdível. E ainda as sobremesas carameladas.  O preço, entre 10 e 18 dólares,  é muito bom para a qualidade da comida e do atendimento. As porções não são grandes, mas suponho suficientes para um adulto que se pretenda se alimentar em quantidade suficiente  no horário do almoço ou jantar. Não há cobrança de gorjeta. Há, ao lado do caixa, um recipiente onde os fregueses, espontaneamente, deixam a quantia que quiserem, em regra um ou dois dólares. O estabelecimento fica no 7541 da W. Sand Lake Rd., suíte A, Orlando, telefone 14074402323 e funciona de domingo a sábado das 11,00 às 21,00 horas. 
Churrasco no pão, bem ao estilo brasileiro, acompanhado

de legumes grelhados. Imagem TripAdvisor
P.S. (1) Talvez uma das falhas da casa seja não oferecer sucos naturais, o que também é raro nos Estados Unidos. Você deve optar pelos refrigerantes de praxe para acompanhar o seu prato. E, seguindo a regra americana, terá direito a tomar doses extras gratuitas (os tais refis), quantas suportar; 

P.S. (2) Outras informações: Há vinho e cerveja no cardápio, dentre bebidas alcoólicas. O estabelecimento oferece wi-fi grátis, não há serviço de delivery e não se aceitam reservas. 

P.S. (1) Editando esta página com as novidades de dezembro de 2.022, mês em que retorno a Orlando depois da epidemia, e, atualizando os dados constantes desta postagem esclareço que o cardápio agora é mais amplo e adaptado ao gosto brasileiro ou americano, conforme o caso;
P.S. (2) Os donos do restaurante já não são os mesmos originários, mas um outro brasileiro conhecido pelo prenome Marco;
P.S. (3) Além do estabelecimento ao qual me refiro neste blog ( 7.541, Sand Lake Rd. Ste.A,) foram abertos outros dois do mesmo grupo, um no Shopping Flórida Mall e outro em Atlanta na Geórgia;
P.S. (4) Os atuais cozinheiros do estabelecimento antigo são dois sul-americanos, um colombiano e outro venezuelano que dão conta, porém, e muito bem, da cozinha. Para não alterar o toque brasileiro e se adaptar ao gosto do fregues,  a pimenta e o molho são oferecidos sempre à parte.
P.S. (5) Diferentemente do que acontecia antes, hoje a casa oferece, à disposição do fregues, na própria conta, opções de gorjeta (tip) de 18, 20 ou 22%, como a generalidade dos bares e restaurantes nos Estados Unidos. Vá se acostumando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário