domingo, 15 de janeiro de 2017

CELEBRATION - UM TRANQUILO E ELEGANTE OÁSIS NO CENTRO DE ORLANDO

Bom dia amigos,

Nhoqui ao molho de gorgonzola, uma apreciável iguaria do

 restaurante Cafe D'Antonio.
Passei com a família e alguns amigos, as festas de Natal e Ano Novo em Orlando, na Flórida, voltando,  como já havíamos programado, a tempo de não assistir a posse do novo Presidente americano,  eleito, graças à manutenção de um sistema eleitoral arcaico e estúpido, com menos de quatro milhões de votos que a primeira colocada na contagem geral do sufrágio popular. Antes também  do início da eventual construção de um muro entre as terras do Tio Sam e o país de Sancho Vila, uma das esdrúxulas promessas de campanha eleitoral. Mas não escrevo para falar de política, de políticos ou da estupidez de sistemas e pessoas. Quero falar um pouco, aos amigos, da Flórida, esse Estado  invadido por americanos aposentados do norte,  latinos e estrangeiros de diversas partes do mundo, transformando a  região num ponto de encontro e de diversidade, na multiplicidade de culturas que diariamente  se manifestam pelas ruas de Miami City, pelas elegantes praias de Miami Beach ou de Fort Lauderdale, e, especialmente da região de Orlando, onde se situam os parques temáticos mais  modernos, avançados e visitados do mundo. O que ver e o que explorar, como turista,  na região  dos parques mágicos e comércio efervescente,  que incluem os diversos condados da região central do Estado, com interessante clima subtropical e muitos pântanos. Começo hoje por convidar o amigo para conhecer uma localidade charmosa, que não tem autonomia de cidade, não seria propriamente um bairro, tal como o concebemos por aqui, e é muito mais do que um condomínio fechado de luxo do tipo Alphaville. 
Vista da fachada do sobrado onde
funciona o Cafe D'Antonio. No -
pavimento superior é possível
almoçar com vista para o belo
lago existente no local.
Um distrito com intensa vida própria, quem sabe, como Sousas ou Barão Geraldo aqui em Campinas seja o melhor comparativo de similaridade. Pois bem, Celebration fica na área de Kissimmee, pertinho da Disney. Conta-se que quando Walt Disney decidiu construir o Epcot Center, uma de suas muitas empresas ficou responsável pela execução de um projeto que representava o sonho do fundador, ou seja, a implantação de uma localidade futurista para receber os empregados e familiares do Resort que se instalaria no lugar, facilitando assim o trânsito entre as residências e o trabalho, envolvendo, também, a criação de uma comunidade ordeira e solidária. O projeto, porém, não teria alcançado êxito, por duas razões básicas: a morte de Walt Disney antes de sua total implantação e a especulação imobiliária que a notícia provocou, à vista da expectativa decorrente da proximidade do local com os parques temáticos a serem levantados,  elevando muito o padrão das edificações e os preços dos terrenos e casas, que, pelas leis da economia,  subiram vertiginosamente. O valor venal das mansões que hoje dominam a maior parte do  centro são absolutamente inacessíveis aos funcionários do complexo e ao padrão de vida dos moradores, altíssimo, ao contrário do que se previra. Para se ter uma ideia dessa realidade, basta esclarecer que   a renda per capita em Celebration  é 74,2% maior do que a média da Flórida e 86,6% maior que a média nacional. Por outro lado,  a renda familiar média para os proprietários dos imóveis é 111,7% maior  do que a renda familiar média daqueles que alugam um imóvel na cidade, sem contar que  o nível de pobreza é de 53% a menos do que a média da Flórida e 49,9% menor do que a média nacional. 
Uma perspectiva do centro co-

mercial de Celebration enfeitado
para o Natal.
O projeto inicial, porém, não foi totalmente abandonado, pois o objetivo de formar uma comunidade consciente e ordeira, de alto nível de conscientização quanto aos diversos aspectos da cidadania, garantindo excelente nível de educação e saúde aos seus proprietários  foi levado adiante pela associação de moradores, depois que a empresa de Disney deixou de se responsabilizar pela gestão do empreendimento. Ali estão  grandes escolas, uma das quais, a Elementary que só admite alunos residentes na localidade e tem conceito A na classificação geral das escolas do país,  e um grande e sofisticado hospital, o Florida Health System,  providencial para parte da população que é idosa e teria dificuldades de se locomover para estabelecimentos de saúde mais distantes. Esse é o cartão de visita que eu devo oferecer aos amigos para convencê-los de que se trata de um programa muitíssimo interessante para quem for a Orlando, depois obviamente de outras eventuais prioridades. Devo dizer, ainda, que se trata de um passeio completamente diferente, pois a localidade é calma e tranqüila, para ser visitada sem pressa ou correria, quase um hiato ou um oásis, no dia a dia agitado e lotado dos parques, shoppings e out lets. Um pouco mais do que meio dia, ou talvez,  com calma, um dia entre manhã e tarde, é suficiente para curtir Celebration, com suas belíssimas construções, lagos, eventos  e comércio, almoçando ou jantando, sem pressa.  E dá tempo. A maioria das lojas, restaurantes importantes e atividades ficam grudadinhos, reunidos na  Front Street e na Market Street, área central, perto do lago. Estacione por ali (e é fácil estacionar, ao contrário de outros locais agitados e lotados),  que dá para passear por tudo, a pé. O comércio é fraco e desinteressante. Por ali,  algumas boutiques de roupas ou calçados, a preços que não valem a pena. Não há nada que lembre o comércio da Disney. Agora, restaurantes charmosos com comida elaborada, a preços convidativos, isso sim,  é imperdível. Aqui, então, vão dicas: Almoçar no  Café D’Antonio,  uma cantina italiana requintada, que funciona num belo sobrado com vista para o lago, e  que oferece pratos muito bem executados pelo seu Chef. O estabelecimento tem no cardápio pratos como Cannoli com raspas de laranja e Parpadelle à bolonhesa de dar água na boca. Fui ao restaurante recomendado por uma amiga brasileira que mora e trabalha em Miami e pedi o gnocchi (ou nhoqui, como preferir) de batata, com molho branco ao queijo gorgonzola. Delicioso, o melhor que comi até hoje.
Pista montada com neve artificial
no centro de Celebration, uma -
das atrações da época de Natal.
 O restaurante tem preponderante cotação como excelente na avaliação dos internautas divulgada pelo conceituado site de estatísticas TripAdvisor. E os seus preços são honestos. Se aprecia  gastronomia espanhola americanizada, a melhor indicação é o Columbia Restaurant. Para encarar um belo restaurante de comida americana o Market Street Café garante também uma boa degustação de tortas, cookies, bolos e doces em geral. E não deixe de tomar um sorvete cremoso no Kilwin’s, um programa também imperdível.   

Até breve amigos.



P.S. (1)  A arquitetura  de Celebration revive o final do século XIX. De acordo com uma pesquisa realizada pela Disney, esses estilos foram indicados pelos norte-americanos como o estilo que melhor traduzia o espírito do país;

P.S. (2)  Além dos eventos costumeiros que acontecem  durante todo o ano Celebration tem algumas programações sazonais, sendo a de Natal a mais especial. No fim do ano, além de árvore de Natal a decoração  conta com pista de patinação, neve artificial, entre outras coisas.  Cheque o calendário, quando for. <http://www.vaipradisney.com/blog/celebration-florida-orlando/> acesso em 14 de janeiro de 2.017.









Nenhum comentário:

Postar um comentário