segunda-feira, 1 de maio de 2017

CAUSO - A RAPIDEZ DA DOUTORA ELZA

Boa tarde amigos,


Imagem e charge emprestada de GGC.

Nesse primeiro de maio, dia do trabalho, depois de um gostoso passeio pelo suave sol de outono, mando aos amigos um causo que escrevi e publiquei no livro "Causas & Causos" n. 1, pela Editora Millenium, no já distante ano de 2.006.


                                             

"Doutora Elza ganhara o conceito de competente  e combativa advogada criminal no foro de Campinas.

Especializara-se em relaxamentos de prisões em flagrantes, flagrantes esses que lhe chegavam de forma rápida ao conhecimento, juntamente com a identidade do preso e o nome e endereço de parente próximo, tudo por obra e graça de conhecido investigador do Distrito Policial, por ela regiamente gratificado.

A par da fama de advogada, corria à boca pequena que ela também gostava de prestar, digamos, uma certa “assistência” além da judiciária, aos mais necessitados, sobretudo se fossem jovens, homens e bonitos, sem exigir atestado de pobreza, presumindo mesmo o estado de necessidade e de carência.

Com escritório montado a menos de duas quadras do fórum, tinha fácil e rápido acesso aos Juízes e Cartórios Criminais.

Deu-se em certa ocasião, que: um conhecido lhe pedira, embora com certo temor, para empregar um filho menor, pois a família passava dificuldades financeiras, diante da inesperada perda de emprego do seu chefe e arrimo.

O temor quase não tinha procedência, pois não constava da fama da Dra. Elza qualquer preferência pela prática de pedofilia.

 Havida por autoritária e mau humorada, na verdade a causídica tinha o coração mole e, ainda que achasse que não ia dar certo, concordou em receber, a título experimental, o tal moleque, um guardinha de treze anos, atribuindo-lhe serviços gerais e corriqueiros do escritório.

Eis que na segunda-feira ele se apresenta, e a advogada explica rapidamente a natureza das tarefas, exigindo que tudo fosse feito com presteza e qualidade.

Em seguida, lhe dá o seguinte aviso e advertência:

- Olhe, deve me telefonar o Senhor Fulano, pai de um cliente meu. Diga-lhe que eu fui ao fórum e que volto logo. Peça que ele deixe recado e o telefone de onde pode ser encontrado, que eu ligo logo que puder.

Ato contínuo, sai com o objetivo de ir ao Palácio da Justiça.

Não demoraram dois minutos e veio o telefonema esperado.

Ao receber a notícia de que a doutora não se encontrava no escritório, o Fulano, nervoso, diz ao moleque:

- Como? A doutora não está? Eu combinei com ela que ligaria nesta hora. Meu filho está preso e eu preciso falar imediatamente com ela.

Pouco adiantou ao menino tentar acalmar o cliente, garantindo que a doutora logo estaria de volta.

O homem insistia e exigia que ele fosse imediatamente chamá-la, onde quer que se encontrasse, tudo sob ameaça explícita de denunciá-la numa tal de “OAB”, coisa que o menino não fazia a menor idéia do que fosse, mas que não devia ser coisa boa, isso lá não devia.

Desligando o telefone, atônito e apavorado, o guardinha saí à rua,  pouco sabendo como se dirigir ao fórum.

Parando numa praça avista um policial e dele se socorre:

- O Senhor sabe onde é que fica o fórum?

- Sim, siga em frente, vire à direita e depois outra vez, primeira à esquerda. Pronto, você vai avistar um prédio de quatro andares. É ali.

Orientação cumprida.

Ao entrar no pomposo edifício, meio constrangido, ressabiado, dirige-se ao balcão de informações:

- Senhor! O Senhor conhece a doutora Elza de Tal?

- Conheço, sim.

-  O Senhor sabe onde ela está?

 -  Sei  sim, ela está na Quarta Vara.

O moleque tomou um susto e num misto de surpresa e incredulidade, não se conteve:

- Já? Será? Na quarta Vara? Pô, mas num faz nem cinco minutos que ela saiu do escritório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário