segunda-feira, 17 de abril de 2017

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA - D'AUTORE RESTAURANTE

Amigos. Boa noite.

Panorama da parte externa e interna do Restaurante 
D'Autore situado na rua Bandeirantes, 313,Bairro do 
Cambuí. Imagem emprestada de Galeria de Arqui-
tetura.
Funcionando há um ano e meio, na esquina da ruas Bandeirantes e José Júlio, no charmoso bairro do Cambuí, em prédio especialmente construído para acomodá-lo, o Restaurante D’Autore já é referência de requinte e qualidade na área de gastronomia da cidade de Campinas e região. O local é amplo e agradável, possibilitando à clientela a escolha entre o espaço interno, dotado de ar-condicionado, mais silencioso e reservado,  e a área externa para os que preferem o contato direto com o charme da rua e calçada. Há ainda um amplo bar, simpaticamente decorado, onde se preparam os mais variados aperitivos e sucos, assim como bebidas alcoólicas e  um mezanino destinado a eventos como casamentos, aniversários e encontros corporativos.
Da esquerda para a direita, os garços Edson e Wilson. 

Depois eu, o gerente Junior, o garçon Roney e o Chef

Thomas. Imagem do meu celular.
O restaurante abre de terça a sábado para almoço  e jantar, oferecendo, no almoço, opção para pratos executivos, e aos domingos para almoço. Há alguns meses, o Chef francês Laurent Hervé foi substituído pelo Chef Thomas Salaar, que  desenvolveu um novo cardápio para o restaurante, baseado na cozinha contemporânea, prontamente aprovado pela variada clientela que visita o local e já é sucesso, como se pode observar dos vários comentários elogiosos e notas altíssimas no facebook, assim como em sites especializados sobre o assunto, como o Advisor. 

Filé de Pato "apicius" & Cacau. 
Imagem emprestada de Ingrum.
Como explica Davi Perez  a chamada cozinha contemporânea consiste numa culinária democrática e moderna, praticada nos centros urbanos, e se baseia na forma de preparar e apresentar os pratos, geralmente fruto de combinações de ingredientes de várias culturas, que se harmonizam, redundando num prato criativo, cheiroso, fresco e multicolorido, porque também se beneficia de tecnologia moderna como cozimento à vácuo, técnica que possibilita a  retenção da manutenção do sabor, cor, textura, odor e nutrientes e o resfriamento ou congelamento subseqüente, a garantir maior validade ao prato, sem adição de conservantes.  Tem origem relacionada às tradicionais cozinhas do mundo, como a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira. Por isso, me parece fidelíssima a afirmação constante do site oficial do restaurante de que “D’autore representa um lugar onde a qualidade da comida e dos serviços se equivale às relações criadas com quem o freqüente. Um ambiente onde sofisticação e aconchego são transmitidos pela arquitetura, que proporciona bem-estar desde a chegada ao restaurante”. 


Ao meu lado, o criativo e simpático Chef Thomas Salaar,

responsável pelo novo cardápio já consagrado pelos --

fregueses do estabelecimento.
Visitamos ontem (eu e a família em almoço de Páscoa), pela primeira vez, o restaurante, por indicação de uma amiga e lá fomos recebidos gentilmente por um dos gerentes, o Júnior, que nos forneceu informações sobre a casa, sua origem e proposta de gastronomia e atendimento.

Magret com risoto trufado, uma das boas opções do cardá-

pio. Imagem emprestada de Ingrim.
Todos os pratos foram bem e adequadamente servidos e puderam ser degustados, acompanhados dos aperitivos e sucos de preferência de cada um. De minha parte,  dentro do cardápio de cervejas (a carta de vinho é extremamente interessante, também), optei por experimentar uma artesanal chamada Dama, da vizinha Piracicaba. E gostei imensamente, pois se trata de uma cerveja leve e refrescante, bem estruturada e com sabor intenso.  Considerando o ambiente, a simpatia de funcionários e gerentes, o aconchego, a qualidade dos pratos e os demais itens, minha nota também fica próxima da máxima e vai a indicação para os amigos que, certamente, adorarão provar pratos como pernil de cordeiro com batata doce ao molho cítrico; entrecôte com mandioquinha e um pouco de vinagrete; arroz de polvo com leite de coco; filé de pato & Cacau; Magret com risoto trufado e outros, todos criativos e muito bem apresentados. 


Cerveja Dama Bier Pilsen, um dos tipos arte
sa
nais produzidos pela Industria artesanal

de Piracicaba. Imagem do meu celular.
Vida longa ao estabelecimento que se soma à já ótima qualidade da gastronomia da terra.

Até mais amigos,   
P.S. (1) O restaurante contemporâneo D'Autore fica na rua Bandeirantes, n. 313, bairro do Cambuí, Campinas, São Paulo, telefones (19) 3307-3921 e (19) 33073957. www.restaurantedautore.com.br.; 


P.S. (2) Fundada em 26 de janeiro de 2.010, na cidade de Piracicaba, SP, Dama Bier é uma cerveja artesanal produzida de acordo com a Lei de Pureza da Baviera, utilizando ingredientes nobres selecionados no processo de fabricação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário