terça-feira, 26 de setembro de 2017

OPHELIA REINECKE - TÍTULO DE CIDADÃ CAMPINEIRA




/Sei que amanhã, quando eu morrer/Os meus amigos vão dizer/ Que eu tinha um bom coração/ Alguns até hão de chorar/ E querer me homenagear/Fazendo de ouro um violão/ Mas depois que o tempo passar/ Sei que ninguém vai se lembrar/ Que eu fui embora/ Por isso é que eu penso assim/ Se alguém quiser fazer por mim/ Que faça agora/ Me dê as flores em vida/ O carinho, a mão amiga/ Para aliviar meus ais/ Depois que eu me chamar saudade/ Não preciso de vaidade/ Quero preces e nada mais/


 (NELSON CAVAQUINHO - QUANDO EU VIRAR SAUDADE)


Bom tarde amigos,


Ophelia Reinecke durante o seu

discurso de agradecimento na

Câmara Municipal de Campi

nas. A imagem é do celular

de Daniel Blikstein.
No último dia 19 de setembro, em cerimônia concorridíssima na Câmara Municipal de Campinas, transmitida ao vivo pela TV Câmara, a nossa estimada amiga Ophelia Amorim Reinecke recebeu o título de Cidadã Campineira. Oriunda de Campina Grande na Paraíba, Ophelia traz em seu currículo uma rica participação na advocacia, profissão que desempenha com competência e desenvoltura há quase 60 anos, bem como militância intensa em movimentos sociais e políticos, tendo participado e advogado, ainda recém-formada, para a Liga Camponesa da Paraíba, movimento de extrema esquerda, que lhe rendeu perseguição do regime da ditadura militar. Foi fundadora do S.O.S. Mulher, associação que na década de 80, em Campinas,  desenvolveu projetos voltados para a defesa judicial e extrajudicial da mulher, na luta pela sua dignidade e igualdade no casamento, na família e na sociedade. A iniciativa da láurea foi do vereador Gustavo Petta,  por sugestão que me permitiu fazer, em ofício de junho de 2.016, no qual relato a intensa atividade social e profissional da Dra. Ophelia, revertida em benefício dos cidadãos campineiros, na cidade em que ela elegeu para viver e trabalhar desde a década de 70. À solenidade se seguiu simpático jantar, no salão do Hotel Vitória, que os amigos ofereceram, por adesão, à homenageada, seus filhos, noras e netos.

Até amanhã amigos,

P.S. (1) À solenidade de entrega do título de cidadã campineira acorreram, além dos filhos, Marcos e Alexandre Reinecke, noras e netos, Juízes, Desembargadores, Procuradores e Promotores de Justiça, advogados, da ativa e aposentados, assim como políticos, clientes e ex-clientes e uma infinidade de amigos e simpatizantes;

Foto enviada por Daniel Blikstein de meu dis-

curso durante a homenagem à amiga Ophe-

lia.
P.S. (2) Além do vereador Petta, que presidiu a solenidade, por ter sido o autor do projeto de lei que concedia a honraria, estiveram presentes, integrando a mesa, o vereador e advogado, Marcos Bernardelli; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Sub-Seção de Campinas, Daniel Blikstein; o Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Aderbal Bergo. Fui convidado para integrar a mesa, por delicadeza do Presidente, considerando a iniciativa da sugestão da concessão do título, a amizade com a homenageada e o fato de ter sido destacado para saudar a amiga de tantas décadas. Todos os integrantes da mesa fizeram questão de usar da palavra para relembrar as virtudes da antiga profissional e amiga, dispensando-lhe elogios e merecidos afagos;


P.S. (3) A comprovar o prestígio da Dra. Ophelia perante o seu órgão de classe, três ex-Presidentes da Sub-Seção de Campinas da OAB fizeram questão da presença e do uso da palavra: o atual Daniel Blikstein e os exs, Marcos Bernardelli e Aderbal Bergo;


P.S. (4) Ophelia foi Secretária dos Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Campinas durante a administração do Prefeito Jacó Bittar, entre janeiro de 1.989 e dezembro de 1.992;


P.S. (5) Durante a solenidade, em clima de muita emoção, pediu para usar a palavra, Alexandre Reinecke, filho da Dra. Ophélia, hoje  renomado diretor de teatro, tendo em seu currículo, peças que foram sucesso de público e crítica. Alexandre agradeceu autor da honraria e aos amigos e clientes, destacando a figura da mãe dedicada e  lutadora, que criou os filhos praticamente sozinha, depois do divórcio, ao mesmo tempo em que desempenhava suas atividades fora do lar. Em síntese: A força do exemplo em consonância com o discurso.

P.S. (6) A demonstrar que a honraria entregue à Dra. Ophelia foi um evento meta-político, a presença e aplauso de dois vereadores rivais: Gustavo Petta, do PCdo B, oposição, e, Marcos Bernardeli, do PSDB, atual líder do Prefeito, Jonas Donizetti, na Câmara Municipal de Campinas. E também do amigo e atual Secretário da Saúde do Município,  o médico e professor, Carmino Antonio de Souza.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário