quinta-feira, 28 de setembro de 2017

COPA DO BRASIL 2.017 - O CRUZEIRO É PENTACAMPEÃO.

Boa noite,

Imagem emprestada de guerreiro dos gramados.com. de 

Fábio, goleiro do Cruzeiro há 14 anos e que defendeu a
penalidade batida pelo meia atacante, Diego, dando o penta
campeonato da Copa do Brasil para o seu clube.



O  Mineirão, do fatídico 7 a 1 da Alemanha sobre a Seleção Brasileira na Copa de 2.014,  mas um belíssimo e tradicional estádio, foi hoje palco de mais uma final da Copa do Brasil. Flamengo (3 vezes) e Cruzeiro (4 vezes) campeões do torneio considerado o mais democrático do país, por reunir equipes das quatro divisões  e outras quase amadoras, buscaram incessantemente, durante o tempo normal de jogo,  o gol e a vitória que daria a qualquer deles, o título e, ainda, de quebra, uma vaga diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem. Ambas as equipes fizeram, ao seu modo e com o esdrúxulo regulamento na mão,  jus à classificação para a final. A decisão ficou para as penalidades depois de um intenso 0 a 0 no tempo normal, repetindo a competividade do primeiro jogo no Maracanã, quando também empataram, mas pelo placar de 1 a 1. O Cruzeiro converteu todas as cinco. O Flamengo, de Diego, perdeu uma,  justamente com Diego, uma de suas grandes e mais caras estrelas. O Cruzeiro, assim, é o grande campeão da  Copa do Brasil de 2.017 e esteve na competição desde o começo. 

Imagem da Copa do Brasil 2.017.
O Flamengo, desclassificado na Libertadores e, depois, na Sulamericana, só entrou no torneio nas oitavas de finais. A equipe mineira disputou 12 jogos. Foram 7 vitórias (6 a 0 no São Francisco;  2 a 0 e 3 a 0 no Murici; 2 a 1 no Volta Redonda; 1 a 0 na Chapecoense; 2 a 0 no São Paulo; e 1 a 0 no Grêmio), 3 empates (0 a 0 com a Chapecoense;  e 1 a 1 e 0 a 0 contra o Flamengo) e 2 derrotas (2 a 1 para o São Paulo; e 1 a 0 para o Grêmio). O Mengão, em 8 jogos, teve 3 vitórias (2 a 1 contra o Atlético Goianiense; 2 a 0 contra o Santos; e 1 a 0 contra o Botafogo), 4 empates (0 a 0 contra o Atlético Goianiense e contra o Botafogo;  e 1 a 1 e 0 a 0 contra o Cruzeiro) e 1 derrota (4 a 2 para o Santos). O Cruzeiro é, assim, pentacampeão do torneio que é considerado o caminho mais curto para a Libertadores. Ao Flamengo, resta ignorar o ano em que foi desclassificado da Libertadores e da Sulamericana, perdeu a final da Copa do Brasil nos pênaltis para o Cruzeiro  e só chegou a mais um título do fraco Campeonato Carioca.
O meia atacante Diego Ribas, que teve seu auge no Santos

Futebol Clube, quando jogou ao lado de Neymar, forman-
do uma dupla inesquecível. Contratado pelo Fla para o-
Campeonato Brasileiro, perdeu hoje a penalidade que -
deu o título ao adversário, o que não elimina a sua im-
portância para a equipe atual do Flamengo.
Ah! Há ainda o Campeonato Brasileiro. Bom, pretender o título a esta altura parece mesmo impossível. A 13 rodadas da final, está em 7º lugar e a uma diferença de 15 pontos do líder Corinthians. Considerando que o Grêmio ainda pode ser campeão da Libertadores e o Cruzeiro já assegurou sua vaga, se o campeonato terminasse agora o Fla estaria classificado para a Libertadores de 2.018. É o que parece mais viável perseguir neste final de ano. O resto é para esquecer. O Flamengo montou uma boa equipe, equilibrada nos três setores, mas ainda assim não rendeu o que poderia para dar à sua fanática e imensa torcida, a maior do Brasil, um título compatível com a sua tradição e com os recursos que o clube recebeu no ano de 2.016. Para se ter uma ideia, no ano passado, só a verba que recebeu pela transmissão de seus jogos na série A do Brasileiro (quase 180 milhões de reais) foi três vezes superior àquela paga ao Cruzeiro (60 milhões de reais) seu adversário desta final. A mesma diferença se verifica em patrocínios. No campo, porém, essa sensível superioridade não apareceu. Coisas da vida. E do futebol. 



Até amanhã amigos. 


P.S. (1)  Fábio Deivson Lopes Maciel é o nome completo do goleiro Fábio, 1,88 metros e que está no Cruzeiro há nada menos que 14 anos. Prestes a completar 800 jogos pela equipe da Toca da Raposa, renovou seu vínculo com o clube até final de 2.018, por cerca de 600 mil reais por mês, o maior salário pago a atletas de sua posição no Brasil, segundo o Presidente. É muito dinheiro, né. Mas dizem que ele merece.

P.S. (2) O técnico Mano Menezes estava há 8 anos sem ganhar título na sua carreira. O último foi o da Copa do Brasil  com o Corinthians em 2.009. Esta noite terminou o incômodo jejum.

P.S. (3) Piada que corre nas redes sociais: Até a Alemanha ganhou a Copa do Brasil. O São Paulo continua virgem. Maldade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário