domingo, 29 de janeiro de 2023

AS ESTATUETAS DO FRANCÊS DUBOUT


Boa noite amigos,


       

Albert Dubout foi um artista francês que nasceu em Marselha em 15 de maio de 1.905 e faleceu em 27 de junho de 1.976 em Paris. Tornou-se notável pela sua versatilidade, criatividade e humor. Cartunista, ilustrador, pintor e escultor sua obra foi vasta e está aí replicada nas galerias europeias e nas lojas do gênero. Fiquei curioso por conhecê-lo e saber um pouco de sua história quando, visitando uma loja de variedades no Shopping Iguatemi aqui de Campinas, fui atraído por graciosas estatuetas de uma sua coleção de Humor. Acabei presenteado pela minha mulher, pela minha filha e pela minha irmã com três (3) das quatro estatuetas da coleção. Elas retratam: a) senhorita em pose de melindrosa para fisgar o parceiro acanhado (o Jogo da Sedução); b) em outra pose grande senhora carrega o marido minúsculo (o Relógio do Ponto); c) novamente  avantajada senhora recolhe o marido entre os braços para levá-lo para casa (Meu Marido está Cansado).  As estatuetas foram concebidas e construídas para ironizar figuras e comportamentos da sociedade europeia das décadas de 20 e 30. E são inspiradoras e interessantes na proposta de seu criador.

Até mais amigos.

P. S. A imagem da coluna de hoje é da estatueta batizada como "Meu Marido Está Cansado" da coleção de Humor de Dubout.


Nenhum comentário:

Postar um comentário