domingo, 15 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2.015 - DRAGÕES DA REAL EM SÃO PAULO

Boa noite amigos,
O tema hoje não poderia ser outro: Carnaval. A festa máxima do povo que, ao lado do futebol, assinala, para todo o mundo, o jeito brasileiro de ser, de viver, de sorrir, de confraternizar-se, de brindar a vida, apesar dos pesares. O Carnaval movimenta todas as gerações, todas as classes sociais, todos os recantos deste país-continente. Seja na forma do frevo de Pernambuco, do Axé da Bahia, do samba-enredo do Rio de Janeiro, o Carnaval é a festa máxima do povo. Quero homenagear hoje especialmente, o meu amigo Thiago Vasconcellos de Souza, autor do  blog  "Jequitibá, a madeira",  um menino querido,  filho dos meus confrades Cármino e Célia de Souza,  que eu vi crescer e se tornar um chefe de família , pai de Maria Clara, que tem poucos dias de diferença com o meu neto Rafael. Thiago é jovem , mas velho amigo do samba. O samba, cuja poesia, métrica e melodia está no sangue desse homem-menino, entusiasmado pela possibilidade de uma vida realmente fraterna entre os homens. O Thiagão, querido, mangueirense de vocação, e que eu vi ontem no desfile irretocável da Dragões da Real, junto aos puxadores do samba, um samba bom, que levantou a avenida em São Paulo e que, junto com os demais quesitos, deve fazer da Dragões uma fortíssima candidata à campeã do Carnaval de São Paulo em 2.015. Sem favor algum. Vibramos em casa durante toda a passagem da escola, com um tema de sonhos: Acredite se Puder. Fadas, duendes, bruxas e figuras fantásticas, desfilaram nos belíssimos carros da escola, fazendo a platéia e os telespectadores viajarem pelas veredas dos sonhos e da fantasia.  Mas o mais importante: nosso querido Thiagão ( ali indicado e conhecido como Thiago SP) é um dos autores de Acredite Se Puder , um samba muito bom e que levantou a galera. Saúde e sucesso ao Thiago. Vamos torcer muito pela qualificação final da escola como a campeã do carnaval de São Paulo de 2.015. E, de presente, aí vai para os acompanhantes deste blog, o vídeo do samba que emocionou o público na avenida.

Até amanhã amigos,


P.S. (1) O samba-enredo Acredite Se Puder, é de autoria de Godoi, Galo, Thiago SP, Gordinho, Carlos Junior, Lagrilinha, Sidney Caló, Edson Lize, Tigrão.

P.S. (2) A Dragões da Real foi fundada em 17 de março de 2.000 por alguns associados da torcida do São Paulo que já frequentavam algumas escolas de samba. A decisão em fundar uma nova escola teve o objetivo de proporcionar maior integração e cultura aos associados.


P.S. (3) Eis a letra do samba:

ACREDITE SE PUDER.

CHEGOU,  DRAGÕES PRA TE CONQUISTAR
HOJE A PASSARELA VAI INCENDIAR
ORGULHO DO POVO, É MAIS QUE PAIXÃO
O SONHO DE GRITAR É CAMPEÃO
PARA ACREDITAR NÃO É PRECISO VER
SONHANDO TAMBÉM PUDE APRENDER
CRUZOU O CÉU UM SÁBIO DRAGÃO...
COM ELE VOEI NA DIREÇÃO
DO TEMPLO DA SABEDORIA
UM LIVRO RELUZIU
E UM MUNDO NOVO SE ABRIU
EU QUERO TUDO QUE EU POSSO IMAGINAR
NUMA FLORESTA, O SEU ENCANTO
NÃO PUDE ACREDITAR
VEM MERGULHAR NA EMOÇÃO
DA MINHA ESSÊNCIA ANCESTRAL
GUARDADA NO CORAÇÃO
PRESENTE EM MEU IDEAL
NO FUTURO SE TORNA REAL
QUEM SOU EU PRA DIZER
O QUE O AMANHÃ VAI TRAZER?
ESCREVENDO O MEU DESTINO
CONSTRUINDO A MINHA HISTÓRIA
VOU CRESCER E SONHAR
“VOAR, VOAR, VOAR...E SUPERAR”
ESTÁ DENTRO DE CADA UM
O PODER DE TRANSFORMAR
E VENHA O QUE VIER...
ACREDITE SE PUDER!

P.S. (3) Vídeo do Youtube com o samba-enredo. Vale a pena acompanhar:

P.S. (4) A imagem que abre a coluna de hoje é do desfile da escola Dragões da Real que aconteceu na noite de ontem em São Paulo e foi emprestada de noticias.bol.uol.com.br. A segunda imagem é de Cacau, ex- BBB,  durante o mesmo desfile,  e foi emprestada de br.celebridades.yahoo.com.  A última imagem é do meu neto Rafael, com a bela camisa da escola, com que foi presenteado pelo titio Thiago.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

QUE MARMOTA É ESSA?


Boa tarde amigos,

° A marmota é um roedor da família do esquilo, mas de dimensões maiores que este. Vive em regiões frias e montanhosas,  no hemisfério norte, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus. Não são encontradas no Brasil, nem no hemisfério sul, por causa do clima tropical. São animais herbívoros e conta-se que, em tempos remotos, ocupavam grande parte da Europa;

° No dia 02 de fevereiro, comemora-se no Brasil, o Dia de Iemanjá, a rainha do Mar, data muita festiva, sobretudo no nordeste brasileiro. Nesse mesmo dia, por tradição imemorial, comemora-se, nos Estados Unidos, o Dia de Nossa Senhora da Luz, que nasceu de uma tradição religiosa, segundo a qual, 40 dias após o nascimento do Menino Jesus (exatamente em 02 de fevereiro) ele era apresentado no Templo e ocorria também a purificação de Nossa Senhora.  Os padres da Igreja Católica costumavam comemorar a data, benzendo velas e as ofertando aos fiéis;

° Os alemães criaram e divulgaram uma lenda, segundo a qual, se nesse dia do ano o sol aparecesse, um animal iria prever se o inverno duraria apenas o seu ciclo, ou mais seis semanas. Essas seis semanas constituem o que eles chamam de “segundo inverno”. A tradição  veio com eles para os Estados Unidos,  região da Pennsylvania, Estado preferido para imigração germânica, com numerosa população de marmotas. Elas foram consideradas animais sábios de tal maneira que, se no dia de Nossa Senhora, fizesse sol e elas saíssem da toca, olhassem para a sua própria sombra e corressem de volta para a toca, é porque haveria o "segundo inverno".
° Na cidade de Punxsutawney, muito conhecida pela tradição que mantém, uma marmota (Punxsutawney Phill), com mais de cem anos, no dia da Marmota (Groundhog Day), é retirada da toca, às 7,25 da manhã, para dizer se haverá segundo inverno ou não. Neste ano mais de 11.000 pessoas, entre moradores e turistas, acompanharam o evento naquela localidade, segundo os noticiários. A imprensa, porém, garante, que a Phill tem mais erros que acertos, estatisticamente. Mas o que vale é a lenda. E, mais ainda, a festa animada, com muita música e comida típicas;



° O Feitiço do Tempo é o nome no Brasil, do filme “Groundhog Day” (1993), que se passa exatamente no dia 02 de fevereiro, durante a tradicional festa. A película traz no elenco artistas da estatura de 1) Bill Murray (Tootsie - 1982; Grande Hotel Budapeste - 2.014); 2) Andie McDowell  (Sexo, Mentiras e Videotape -1.989; O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas 1.985; Quatro Casamentos e Um Funeral - 1.994) e, 3) Chris Elliot (O Segredo do Abismo - 1989; Quem Vai Ficar com Mary - 1.998 e Quebrando o Gelo - 2.000);
° Que marmota é essa? Quem não ouviu essa frase ainda, um dia qualquer vai ouvi-la. Especialmente dos mais velhos. E qual é o seu significado?
° Ah, a frase faz parte de uma gíria brasileira e tem vários sentidos. Os principais dicionários registram o seu uso como apropriado para designar pessoa desarrumada, desajeitada, inútil, um espantalho, um paspalho, pessoa feia, preguiçosa, folgada. Também pode indicar uma desordem, uma bagunça, como na frase em que os pais, chegando em casa de viagem, indagam do filho adolescente, que resolveu dar uma festa de arromba, do que se tratava. A pergunta é: Que marmota é essa?
° A comparação com a marmota decorre do fato de ser esse animal muito preguiçoso, tanto assim que se alimenta de arbustos próximos de sua toca nos prados e, por isso mesmo, é presa fácil de várias aves de rapina.
° Assim, se alguém lhe chamar de marmota, ou marmotinha, ou coisa que o valha, ainda que o sentido possa variar, não é coisa boa não.  Entenda-se logo com ela, antes que ela se sinta autorizada a fazer a mesma coisa com os outros, ou expor você publicamente a constrangimentos, muitas vezes sem saber o sentido em que a palavra é entendida. Não precisa apelar. Basta delicadamente responder a esse chamamento, sem levantar a voz. De preferência, sussurrar ao pé do ouvido do distinto:  -  Marmota é a MÃE!.
Até amanhã amigos. 

P.S. A primeira imagem da coluna de hoje foi emprestada de  isadoesntringabel.wordpress.com. A segunda imagem é de cena do filme Feitiço do Tempo e nela aparece o personagem Phill Connors (Bill Murray),  um repórter encarregado da cobertura de eventos climáticos, carregando uma marmota.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O FUTEBOL ESTÁ DE VOLTA E BUGRE PRESTA HOMENAGEM AO GOLEIRO NENECA

Boa tarde amigos,

Começaram os campeonatos regionais por todo o país. Em São Paulo, dentre os grandes, a estréia foi do Palmeiras. Um Palmeiras surpreendente, antes mesmo de entrar em campo, em razão dos patrocínios milionários que conseguiu acertar, em tempos de vacas magras,  e das inúmeras contratações que fez, dentre as quais a do argentino Allione  e do veterano meia Zé Roberto, ex-seleção brasileira. Jogando em sua Arena, embora o mando fosse do caçula Audax, o Verdão mostrou a que veio, vencendo a partida pelo placar de 3 a 1, numa ótima e entusiasmada apresentação. Resta acompanhar a sequência, que tem tudo para ser muito boa, credenciando a equipe como uma das favoritas ao título do Paulistão e do próprio Campeonato Brasileiro, o que, diga-se de passagem, não acontecia há muito tempo, desde a memorável época da patrocinadora Parmalat, no começo dos anos 90. Fui ao Brinco de Ouro acompanhar o novo Guarani que também fez sua estréia, mas na Série A-2 contra o Monte Azul, adversário que venceu pelo placar de 1 a 0.  Com 18 novos jogadores, contratados mediante indicação ou autorização do técnico Marcelo Veiga, a missão do Bugre, neste ano de 2.015, não será fácil. Os sofridos torcedores, já amargando uma série de rebaixamentos neste século, instabilidade na administração do clube, marcado por sucessivas renovações e renúncias de Presidentes e diretores, e por uma crise financeira que parece não ter fim, o Bugre ontem, em campo, mostrou um futebol muito razoável para o primeiro jogo.  Ainda um tanto desentrosado, é certo, com algumas peças não funcionando a contento, mesmo porque alguns contratados para serem titulares não puderem entrar em campo, ficou a impressão de que o grupo foi constituído com critério, mesclando a experiência de alguns rodados atletas, como é o caso do zagueiro Preto Costa e do centroavante Nunes, ao lado de Fumagalli, que é, sem dúvida, a despeito dos 37 anos, uma referência, com a juventude de alguns contratados, como o lateral esquerdo, Bruno Pacheco, contratado ao Vitória da Conquista,  e de Watson, atleta da base bugrina e que fez uma partida excelente, com muita personalidade, perdendo gols e participando do único tento da partida, marcado pelo centroavante Nunes. Os quase 5.000 torcedores que foram ver o novo Bugre, no Brinco, depois de quase 1 ano sem receber os jogos do Guarani, saíram com uma boa impressão no geral. Mas querem mais. Querem estabilidade, luta, empenho e um compromisso sério de que o acesso nos dois campeonatos que disputará esse ano (Paulista e Brasileiro da Série C) será o mínimo aceitável para a tradição da única equipe Campeã Brasileira do Interior do Brasil e duas vezes vice-campeã do maior campeonato do mundo.  Destaque também para a boa estréia da campineira Red Bull, no grupo de elite,que venceu o também caçula Capivariano, na casa do adversário, ontem à noite, pelo placar mínimo. Hoje, ocorrem as estreias de São Paulo, Corinthians, Santos e Ponte Preta.


Até amanhã amigos,

P.S. 1: Antes da partida de ontem no Brinco, o clube fez uma homenagem a Hélio Miguel, nome de batismo do goleiro Neneca, campeão brasileiro pelo Guarani no memorável título de 1.978. Neneca faleceu no último dia 25 de janeiro, aos 67 anos e é o segundo jogador daquela extraordinária equipe que já não está entre nós (o outro é o lateral Mauro, que morreu assassinado em um incidente de bar). Neneca também trabalhou no clube nas equipes de base e deixa muita saudade. A homenagem prestada foi emocionante. Familiares do jogador estiveram presentes no campo, vestiram a camisa do Guarani e foram aplaudidos pela torcida, que também gritou o nome do atleta, agradecendo a sua decisiva participação naquele campeonato. Zenon e Gomes foram dois atletas da equipe de 78, amigos de Neneca, presentes à homenagem. Depois, os atuais jogadores entraram em campo carregando uma  faixa com a inscrição: "CAMPEÕES NUNCA MORREM. NENECA ETERNO";

P.S. 2: Antes e depois do Bugre, Neneca jogou por várias equipes. O destaque foi a sua participação, como goleiro do Náutico, em 1.974, ano em que conquistou o campeonato pernambucano. O goleiro ficou 1.636 minutos sem tomar gol. Foram 18 partidas inteiras. Um recorde, sem dúvida;


P.S. 3: Uma incrível coincidência. No mesmo instante em que o Bugre homenageia Neneca, cujo passamento se verificou no domingo passado, o Guarani entra em campo com um novo goleiro. Seu nome: Neneca. Oxalá esse nome dê sorte para o alviverde campineiro na atual temporada.

P.S. 4: A imagem que abre a coluna de hoje (emprestada de globoesporte.globo.com.) é do goleiro Neneca, já maduro, em 2.013, durante as comemorações de 35 anos do título brasileiro de 1.978, pelo Guarani, levantando a réplica da taça de campeão.