domingo, 1 de fevereiro de 2015

O FUTEBOL ESTÁ DE VOLTA E BUGRE PRESTA HOMENAGEM AO GOLEIRO NENECA

Boa tarde amigos,

Começaram os campeonatos regionais por todo o país. Em São Paulo, dentre os grandes, a estréia foi do Palmeiras. Um Palmeiras surpreendente, antes mesmo de entrar em campo, em razão dos patrocínios milionários que conseguiu acertar, em tempos de vacas magras,  e das inúmeras contratações que fez, dentre as quais a do argentino Allione  e do veterano meia Zé Roberto, ex-seleção brasileira. Jogando em sua Arena, embora o mando fosse do caçula Audax, o Verdão mostrou a que veio, vencendo a partida pelo placar de 3 a 1, numa ótima e entusiasmada apresentação. Resta acompanhar a sequência, que tem tudo para ser muito boa, credenciando a equipe como uma das favoritas ao título do Paulistão e do próprio Campeonato Brasileiro, o que, diga-se de passagem, não acontecia há muito tempo, desde a memorável época da patrocinadora Parmalat, no começo dos anos 90. Fui ao Brinco de Ouro acompanhar o novo Guarani que também fez sua estréia, mas na Série A-2 contra o Monte Azul, adversário que venceu pelo placar de 1 a 0.  Com 18 novos jogadores, contratados mediante indicação ou autorização do técnico Marcelo Veiga, a missão do Bugre, neste ano de 2.015, não será fácil. Os sofridos torcedores, já amargando uma série de rebaixamentos neste século, instabilidade na administração do clube, marcado por sucessivas renovações e renúncias de Presidentes e diretores, e por uma crise financeira que parece não ter fim, o Bugre ontem, em campo, mostrou um futebol muito razoável para o primeiro jogo.  Ainda um tanto desentrosado, é certo, com algumas peças não funcionando a contento, mesmo porque alguns contratados para serem titulares não puderem entrar em campo, ficou a impressão de que o grupo foi constituído com critério, mesclando a experiência de alguns rodados atletas, como é o caso do zagueiro Preto Costa e do centroavante Nunes, ao lado de Fumagalli, que é, sem dúvida, a despeito dos 37 anos, uma referência, com a juventude de alguns contratados, como o lateral esquerdo, Bruno Pacheco, contratado ao Vitória da Conquista,  e de Watson, atleta da base bugrina e que fez uma partida excelente, com muita personalidade, perdendo gols e participando do único tento da partida, marcado pelo centroavante Nunes. Os quase 5.000 torcedores que foram ver o novo Bugre, no Brinco, depois de quase 1 ano sem receber os jogos do Guarani, saíram com uma boa impressão no geral. Mas querem mais. Querem estabilidade, luta, empenho e um compromisso sério de que o acesso nos dois campeonatos que disputará esse ano (Paulista e Brasileiro da Série C) será o mínimo aceitável para a tradição da única equipe Campeã Brasileira do Interior do Brasil e duas vezes vice-campeã do maior campeonato do mundo.  Destaque também para a boa estréia da campineira Red Bull, no grupo de elite,que venceu o também caçula Capivariano, na casa do adversário, ontem à noite, pelo placar mínimo. Hoje, ocorrem as estreias de São Paulo, Corinthians, Santos e Ponte Preta.


Até amanhã amigos,

P.S. 1: Antes da partida de ontem no Brinco, o clube fez uma homenagem a Hélio Miguel, nome de batismo do goleiro Neneca, campeão brasileiro pelo Guarani no memorável título de 1.978. Neneca faleceu no último dia 25 de janeiro, aos 67 anos e é o segundo jogador daquela extraordinária equipe que já não está entre nós (o outro é o lateral Mauro, que morreu assassinado em um incidente de bar). Neneca também trabalhou no clube nas equipes de base e deixa muita saudade. A homenagem prestada foi emocionante. Familiares do jogador estiveram presentes no campo, vestiram a camisa do Guarani e foram aplaudidos pela torcida, que também gritou o nome do atleta, agradecendo a sua decisiva participação naquele campeonato. Zenon e Gomes foram dois atletas da equipe de 78, amigos de Neneca, presentes à homenagem. Depois, os atuais jogadores entraram em campo carregando uma  faixa com a inscrição: "CAMPEÕES NUNCA MORREM. NENECA ETERNO";

P.S. 2: Antes e depois do Bugre, Neneca jogou por várias equipes. O destaque foi a sua participação, como goleiro do Náutico, em 1.974, ano em que conquistou o campeonato pernambucano. O goleiro ficou 1.636 minutos sem tomar gol. Foram 18 partidas inteiras. Um recorde, sem dúvida;


P.S. 3: Uma incrível coincidência. No mesmo instante em que o Bugre homenageia Neneca, cujo passamento se verificou no domingo passado, o Guarani entra em campo com um novo goleiro. Seu nome: Neneca. Oxalá esse nome dê sorte para o alviverde campineiro na atual temporada.

P.S. 4: A imagem que abre a coluna de hoje (emprestada de globoesporte.globo.com.) é do goleiro Neneca, já maduro, em 2.013, durante as comemorações de 35 anos do título brasileiro de 1.978, pelo Guarani, levantando a réplica da taça de campeão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário