domingo, 3 de abril de 2016

CÂNDIDO DE VOLTAIRE, CANDINHO DE MAZZAROPI E ETA MUNDO BOM DE CARRASCO

Boa noite amigos,

Eta Mundo Bom é  o nome definitivo que o escritor Walcyr Carrasco e o diretor Jorge Fernando definiram para a novela das 18,00 horas da Rede Globo, que estreou em janeiro e substitui um grande sucesso no horário, a saudosa Além do Tempo. Os grandes novelistas têm se desdobrado para agradar o espectador e assim garantir o mesmo nível de pontos no Ibope para a emissora do Projac, que tem nos seus folhetins e no telejornalismo, e, às vezes, na transmissão de um ou outro jogo de futebol,  os seus mais significativos índices de audiência. Para escrever, o autor se inspirou em famoso conto do escritor e filósofo Voltaire denominado Cândido ou o Otimismo, ou simplesmente Cândido. Cândido, na versão original do escritor francês, era um  jovem que cresceu no castelo do Barão de Thunder-ten-tronckh, rodeado de comodidades e paz, mas acaba expulso de lá ao se apaixonar pela doce Cunegundes, filha do Barão. Fora do castelo, o jovem passa a enfrentar um mundo que nunca havia conhecido, com suas misérias, dificuldades e infortúnios, ao mesmo tempo em que luta para recuperar sua amada. A primeira versão do livro para o cinema foi do ator, diretor e cineasta brasileiro, Amacio Mazzaropi, no filme Candinho, de 1.953, o terceiro de sua filmografia, dirigido por Abílio P. de Almeida, filmado nos estúdios da Vera Cruz e distribuído pela Columbia.  No lugar de um castelo numa região da Alemanha, o filme começa na fazenda de um Coronel (Domingos Terras), em Piracema, Minas Gerais, em 1926, na qual Moisés, um bebê, é encontrado num berço no riacho que atravessa a fazenda, junto com um medalhão e um jumentinho. A criança acaba sendo batizada de Candinho pelo casal de donos da fazenda, que até então não tinham filhos. Nosso herói se apaixona pela irmã de criação Filoca e se vê obrigado a abandonar a fazenda onde foi criado, indo parar na cidade grande, onde passa a procurar pela sua verdadeira mãe, enfrentando um sem número de dificuldades. 

O filme traz no elenco além de Mazzaropi como Candinho, Ruth de Souza, John Herbert, Marisa Prado, Benedito Corsi e Xandó Batista, entre outros. E até Adoniram Barbosa no papel do Professor  Pancrácio. Para a adaptação a Globo, como sempre, misturou atores consagrados e jovens promessas.  O elenco é extenso com os veteranos Ary Fontoura (Quinzinho), Elizabeth Savalla (Cunegundes), Rosi Campos (Eponina), Eliane Giardini (Anastácia) e Marco Nanini, no papel do Professor Pancrácio, ao lado dos jovens protagonistas, Sérgio Guinzé e Débora Nascimento, nos papéis respectivos de Candinho e Filó. Ver ou rever o filme é ótimo. 
A Cinemagia lançou todos os filmes de Mazzaropi em DVD, em forma de coleção no  projeto batizado de Coleção  Mazzaropi Os Anos Dourados da Vera Cruz. Para os fãs do saudoso comediante é a oportunidade de ter todos os trinta e dois filmes realizados por ele, ou qualquer deles, em especial.  

Até mais amigos.

P.S. (1) As imagens da coluna de hoje são: 1) do elenco da novela Eta Mundo Bom reunido na ilha de caras e foi emprestada de caras. UOL.com.br.; 2) de Walcyr Carrasco, autor da novela, entre os atores Anderson Di Rizzi (Zé dos Porcos) e a excelente Camila Queiroz (Mafalda) e foi emprestada de not1.xpg.uol.com.br; 3) de cena do filme Candinho de 1.953, mostrando Mazzaropi (Candinho) e a atriz Marisa Prado (Filó), emprestada de ocafe.com.br;

P.S. (2) A jovem modelo paulista,  Camila Queiroz foi escolhida para um dos principais papéis da minissérie Verdades Secretas, de Carrasco, grande sucesso no horário das 22,00 horas em 2.015,  e que mereceu elogios generalizados da crítica, pela inovação que trouxe em diversos aspectos. Camila, com aquele sotaque do interior de São Paulo, não precisou de muito esforço para adaptar-se à personagem caipira Mafalda no novo folhetim. Está bela, como sempre, e representando cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário