sexta-feira, 22 de abril de 2016

FIM DA PRIMEIRA FASE DA LIBERTADORES E CESAR CIELO FORA DAS OLIMPÍADAS

Boa tarde amigos,

O futebol brasileiro,  de uma maneira geral, não decepcionou na fase de classificação da Libertadores, encerrada na noite de ontem.  Corinthians e Atlético Mineiro conseguiram passaporte para a segunda fase,  com folga,  em primeiro do respectivo grupo, e com excelentes saldos de gols (9 e 8, respectivamente).   Num estágio intermediário,  sem brilho, nem susto, vem o Grêmio, que cumpriu seu dever, sem provocar apreensão ou desconfiança nos seus torcedores.  Finalmente, o São Paulo conseguiu sua classificação, ontem à noite, na altitude de La Paz,   ao empatar em 1 a 1, com o The Strongest, para quem havia perdido no Pacaembu, numa partida emocionante e que teve de tudo, desde a já habitual falha do  goleiro Denis, que saiu muito mal da meta e foi encoberto no gol de Cristaldo, até a sua expulsão, em decorrência do segundo cartão amarelo, obrigando o treinador a improvisar na meta, Maicon, nos cinco minutos finais da partida.  O zagueiro  mostrou habilidade também com as mãos e ajudou a segurar o resultado e obter a sonhada classificação. Não faltaram brigas e agressões no final do jogo, rendendo, aparentemente sem qualquer motivo razoável, ao atacante Calleri, artilheiro do São Paulo e da competição, com 8 gols, expulsão pós-jogo, o que o afasta da próxima partida, sem contar com a preocupação com punição mais rigorosa, por parte da incompetente Conmebol. A decepção ficou por conta do Palmeiras que acordou tarde e mesmo tendo goleado o Nacional do Uruguai, por 4 a 0,  sob a batuta do experiente treinador Cuca, não conseguiu avançar por conta dos péssimos resultados anteriores e da improvável vitória do Rosário Central, sobre o Nacional, por 2 a 0, na casa do adversário.
Ao alviverde, que entrou na competição por conta da vaga reservada ao campeão da Copa do Brasil,  resta, neste primeiro semestre, tentar o título de campeão paulista, título esse que, para mim, já é do Corinthians, pelo futebol impressionantemente eficiente que vem jogando nas duas competições paralelas que disputa,aliada à sorte que acompanha os candidatos a campeão, em qualquer modalidade de esporte e da vida.

P.S. (1) Quando se fala de sorte é impossível não lembrar da clássica observação de Nelson Rodrigues: “Com sorte você atravessa o mundo; sem sorte você não atravessa a rua.” Concordo, claro.

P.S. (2) A arbitragem do chileno, Roberto Tobar,  ontem em La Paz, foi muito contestada pelos jogadores e pelo técnico do tricolor, Edgardo Bauza. Mas provavelmente não vai ter reclamação à incompetente Conmebol, por conta da classificação são-paulina, apesar dos pesares. Nem adianta. A Libertadores tem sido notabilizada por ser uma copa com muitas falhas:  Estádios ruins e inseguros, pressão de torcidas, arbitragens ruins,  têm sido aspectos negativos costumeiros e que, vem ano, vai ano, não são corrigidos. Até quando?

P.S. (3). As duas equipes do Corinthians (titular e mista) juntas fizeram nada mais, nada menos, do que 10 (dez) gols nos dois últimos jogos, sem tomar nenhum. A titular pelas quartas do Paulistão, meteu 4 a 0 sobre o bom Red Bull. E no último jogo da Libertadores, o mistão meteu implacavelmente    6 a 0 sobre o chileno Cobresal, com gols bem construídos pelos meninos do técnico Tite. Que fase,hein!

P.S. (4) Corinthians e Palmeiras devem fazer a final do Paulistão na minha aposta pessoal. O Audax, o bom Audax, não deve resistir ao Timão. E num jogo mais equilibrado o Verdão de Cuca deve vencer o Peixe, nas semi-finais. Nos últimos 10 jogos, o Palmeiras, mesmo estão mal no campeonato, tem levado vantagem sobre o Santos. Isso conta? Nem sempre. Mas essa história de tabus no futebol, sei não, às vezes funciona. Que influencia, positiva e negativamente,  no psicológico dos jogadores, isso lá influencia.
P.S. (5)  O goleiro Denis tem suscitado muitas críticas pelas falhas que vem demonstrando nos últimos jogos. Claro que Denis não ganhou ainda um ritmo mais longo na meta sãopaulina , que permita fazer um julgamento maduro e  racional de suas reais potencialidades. O atleta ficou mais de 6 anos na sombra de Rogério Ceni, o goleiro artilheiro que jamais, enquanto pode, deu espaço ou oportunidade aos seus reservas. Nem podia. A história que construiu no São Paulo, no futebol brasileiro e no futebol mundial foi meritória e antológica. Agora, é preciso calma para testar e encontrar o goleiro ideal para a meta tricolor. Há quem assegure (é a posição, por exemplo, do comentarista, ex-atleta, Casagrande), que Denis tem, no máximo, condições de ser um bom reserva. E que o São Paulo precisa contratar um grande goleiro, à altura de seu antecessor;

P.S. (6) Cesar Cielo, o nosso mais premiado e importante nadador, está fora das Olimpíadas do Rio, não tendo logrado superar dois outros conterrâneos, em índices de classificação para a competição em seu país. Cielo tem dezenas de recordes e títulos, muitos mundiais e pan-americanos. E ainda a inesquecível medalha de ouro, nas Olimpíadas de Pequim, em 2.008, nos 50 metros livres. Embora o desempenho ruim tenha tido várias causas, inclusive cirurgia nos dois joelhos, é sempre relevante registrar a efemeridade do sucesso, da carreira dos atletas em geral, e, porque não dizer, da própria vida.   

P.S. (7) As imagens da coluna de hoje são, respectivamente: a) do goleiro Denis do São Paulo, sucessor de Rogério Ceni (emprestada de www.spfc.net); b) do técnico Cuca que assumiu o Palmeiras, onde vem fazendo um bom trabalho, depois de várias derrotas (emprestada de ESPN.uol.com.br; c) do nadador Cesar Cielo, campeão mundial e olímpico, emprestada de www.cesarcielo.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário