quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FACULDADE DE DIREITO - O REENCONTRO TRINTA ANOS DEPOIS - A TURMA DE 86

Amigos,

Os ex-alunos Amaury  Camargo Mônaco, José Antonio A.
da Costa neves e Ricardo Ortiz de Camargo, atentos duran

te a aula da saudade.
Um bom  número  de ex-alunos das turmas dos períodos diurno e noturno da Faculdade de Direito da Puc-Campinas, qüinqüênio 1.982-1.986, programou e se reuniu para alguns eventos, no sábado (20) e no domingo (21) deste mês de agosto, em comemoração aos 30 anos de formatura. Muitos foram os ex-alunos que se movimentaram em torno da agenda de comemorações, contribuindo, cada qual em sua esfera, conhecimento e possibilidades, para o êxito do reencontro. A Comissão que esteve à frente e que trabalhou para viabilizar a empreitada contou com os dinâmicos, Ricardo Ortiz de Camargo, José Henrique Toledo Correa e Maria Augusta Pretti Ramalho, a nossa querida “Guga”. No sábado, dia 20 de agosto, às 16,00 horas, alunos e professores se encontraram nas novas dependências da Faculdade de Direito, no Campus I,  para visita ao prédio e participação em uma aula da saudade. A intenção primeira era que esse encontro acontecesse no saudoso Páteo dos Leões, o Prédio Central da Puc, real palco do curso daquela época. No entanto, o prédio antigo, com problemas estruturais, está fechado para reforma e implantação de projeto de restauração, o que inviabilizou a pretensão.
Lista de Presença assinada e entregue
pelos ex-alunos presentes à aula da
saudade.

Do corpo docente, estiveram presentes a esse encontro o Professor Luis Arlindo Feriani, que ministrou  a disciplina Direito Processual Civil e foi eleito Paraninfo do Curso Noturno, e eu, que para eles lecionei a disciplina Direito Civil e fui  escolhido Paraninfo do Curso Diurno. Por coincidência, em período posterior à formatura dessas turmas, tanto Feriani, quanto eu, tivemos registrado, seguindo a tradição da Casa, a nossa passagem pela direção da escola,  em quadros que integram a galeria dos ex-Diretores. Com a mudança da Faculdade para as novas dependências do Campus, essa galeria foi igualmente para lá trasladada  e hoje se acha na entrada do setor destinado ao Núcleo de Prática Jurídica, composto pela Assistência Judiciária Dr. Carlos Foot Guimarães, Secretaria do Juizado Especial, Salas para Júri Simulado e espaço para aulas práticas. Foi no amplo salão destinado ao Júri Simulado que o grupo se reuniu com os professores. Na oportunidade, busquei reproduzir um trecho de preleção de outrora alusiva à parte geral do Código Civil, no capítulo que trata dos Bens Reciprocamente Considerados, para dar vazão à pretendida aula da saudade. Os presentes fizeram questão de passar e assinar a lista de presença, que me foi entregue no final.
Da esquerda para a direita, eu e o Professor Luis Arlindo
Feriani, na galeria dos ex-Diretores da Faculdade de Dire_

to,  defronte aos quadros de nossos retratos.
O Dr. Feriani, por si e também representando, na oportunidade, o Diretor da Faculdade de Direito, Professor Peter Panutto, fez o seu pronunciamento, louvando a iniciativa dos ex-alunos e aludindo a recortes de fatos, sensações e expectativas daquela época. O talentoso e querido amigo, José Henrique Toledo Corrêa foi chamado ao microfone e fazendo tabula rasa à sua conhecida “introspecção” imitou professores e relembrou fatos que se tornaram marcantes para ele e os colegas, no tempo dos bancos acadêmicos. Finalmente, li uma prova preparada pelo então aluno,  Ricardo Ortiz a respeito de conceitos do Direito das Sucessões e sua Natureza Jurídica. A prova, supostamente elaborada no ano de 1.984, provocou gargalhadas e a suspeita de que seria falsa. Não confirmei nem a falsidade, nem garanti a autenticidade. O fato é que ela fez e fará carreira entre os amigos e integrará, como curiosidade pitoresca, a história da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. À noite, houve jantar regado a vinho, cerveja, whisky, água e refrigerante, nas dependências da boate do Tênis Clube de Campinas. E no dia seguinte, depois de um verdadeiro dilúvio que caiu sobre a cidade, os incansáveis colegas se encontraram em Sousas, na chácara do colega Carlinhos Milani, para um churrasco que,  varando toda a tarde e o começo da noite, encerrou o ciclo das atividades da já trintenária Turma de 86, uma grupo unido, carinhoso e  criativo, para não ser esquecido.


Até amanhã amigos.

Turma reunida com os professores na bela capela construí
da com as novas instalações da Faculdade de Direito no-
Campus I , batizada de Capela de Santo Ivo, em homena-
gem ao padroeiro dos advogados.
P.S. (1) Abaixo o texto literal da “brilhante” prova de Direito Civil do meu estimado amigo, Dr. Ricardo Ortiz Camargo, manifestada para ficar na história, no dia 20 de junho de 1.984, quando Ricardo era aluno e eu seu professor. O tema sobre o qual deveriam discorrer os discentes da saudosa turma 82-86 da  Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas era o seguinte: BREVE ANÁLISE DOS CONCEITOS E FUNDAMENTOS DO DIREITO DAS SUCESSÕES, provocação a que Ricardo respondeu assim:
Direito sucessório é aquele direito que trata do sucesso, ou seja, do sucesso das pessoas. Não há no ordenamento jurídico brasileiro o direito do insucesso, aliás, esta faculdade de direito, por sua enorme tradição,não se presta a ensinar temas inerentes ao fracasso. O princípio básico do Direito do Sucesso é transmitir automaticamente a apuração do resultado do sucesso ao seu sucessor-parente, o chamado Sucesso Legítimo, ou seja, quando o “de cujus” falece sem deixar testamento. Sabemos que a lei estabelece por artigo do Código Civil, que não me  lembro agora, o chamamento dos herdeiros para receber o sucesso, por exemplo, quando o pai morre e deixa todo o seu sucesso para o filho ou filhos, que tentam manter este sucesso em suas vidas. Na Roma Antiga, o herdeiro recebia o sucesso do pai, inclusive, como exemplo podemos citar o filme que está em cartaz no cinema chamado “Calígula”, onde este recebeu todo o seu sucesso do pai de nome Germânico, sobrinho do Imperador Tibério. Por final, não podemos deixar de assinalar os tipos de herança, ou seja, os bens deixados pelo defunto. Ela se divide em: Jacente: é aquela em que o herdeiro Já Cente que irá receber o sucesso brevemente. Vacante: A palavra vem do inglês “vacation”, que significa férias, vale dizer, quem recebe muita herança, ao certo, poderá desfrutar de mais férias. Em suma, são estas as considerações que tenho a dizer do Direito das Sucessões, ficando para os mais doutos outras considerações sobre o brilhante tema.”



Panorama do Prédio Central da Universidade, onde funcio
ram várias faculdades e institutos. A Faculdade de Direito
 foi a última a deixar, no final do ano passado, as dependên
cias antigas para se transferir  para a nova casa. A Casa -
do Barão, como era também conhecido o Páteo dos Leões-
passará por reforma e já existe um ambicioso projeto de  -
restauração do espaço, para abrigar, quem sabe, um centro
cultural.

P.S. (2) Lista de Presença na Aula da Saudade: RICARDO ORTIZ DE CAMARGO; MARIA AUGUSTA PRETTI RAMALHO; TERESA CRISTINA PIMENTEL ROLIM; ADRIANA AUGUSTO ALBANO; MARIA APARECIDA PALOTTA; ROGÉRIOROCHA; JOSÉ HENRIQUE TOLEDO CORRÊA; PEDRO DE SOUZA GONÇALVES; PAULO MENNA BARRETO; CÉLIA LEÃO; CECÍLIA H. M. AMBRIZI PIOVESAN; MILTON MINATEL; JOSÉ FERNANDO VIDAL DE SOUZA; MARIA LAIS MOSCA; PAULO DE OLIVEIRA; ADELMO EMERENCIADO; ADILSON SIMONI; AMAURY CAMARGO MÔNACO; ANDERSON MATOS ANDRADE; RENATA DE CÁSSIA MENEGUELLO PRIMI; LUCIA HELENA DE SOUZA FERREIRA; ADERBAL DA CUNHA BERGO; FÁBIO BUENO DE AGUIAR; JOSÉ ANTONIO AFFONSO DA COSTA NEVES; SÉRGIO MATHEUS GARCEZ; CLÁUDIA BISOGNI BANDIERA; ADRIANA M. AMARAL; JACK T. OKADA. 

3 comentários:

  1. Professor Jamil, é muito comum dizermos que os nossos professores marcaram nossas vidas, moldaram nosso caráter, nos transformaram nas pessoas que somos. Há muito de verdade nisso, claro. Os que se dedicaram a nós passar conhecimento, valores, exemplos, devem ser lembrados e reverenciados. Mas dentre esses professores, alguns são muito especiais e se tornam inesquecíveis. E assim aconteceu com o Professor Jamil Miguel. Muito mais que ensinar com uma didática ímpar, que tornava fácil a compreensão dos complexos conceitos do direito civil, foi verdadeiramente um amigo da turma. Além de ensinar, soube sempre aconselhar, apoiar. Mais do que o respeito, conquistou a amizade é o carinho de seus alunos, que tão bem soube sempre retribuir! Obrigado, Professor Jamil, por ter feito parte de nossas vidas, e continuar fazendo! A nossa comemoração de 30 anos de formatura teve um brilho muito especial com a sua presença! Um grande e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Paulo:

    Agradeço imensamente as suas considerações acerca de minha pessoa e de nosso especial relacionamento ao tempo em que vivemos a doce e inesquecível experiência de convívio naquele espaço da saudosa academia, nos não menos saudosos e mágicos anos 80. Elas são frutos, certamente, da imensa generosidade que marca a sua nobreza de caráter. Foi muito bom mais uma vez estar com vocês e comemorar o encontro dessa turma, trinta anos depois da formatura, e vê-los ativos e maduros, dividindo a excelência da formação e da experiência forjada na vida, como profissionais e cidadãos, com clientes, jurisdicionados, filhos, maridos, mulheres e fãs (temos até atores e atrizes nesse grupo, né?). Forte abraço.

    Jamil Miguel.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante , uma boa recordação!!!!

    ResponderExcluir