domingo, 6 de janeiro de 2019

DISNEY SPRINGS - CENTRO E CORAÇÃO DO COMPLEXO DISNEY


Boa noite amigos,


T-REX - Bar, Restaurante,  Vendas e entre-

tenimento temático. Opção para refeições,

lanches ou compras.


 Foto do meu celular.
Curtir um espaço que se situa dentro do Complexo Disney, inteiramente aberto ao público, juntando opções de entretenimento, compras, restaurantes e lanchonetes, tudo em clima de música e magia, é, sem dúvida, um programa obrigatório ao turista que tem um mínimo de tempo, para além da tradicional curtição dos famosos parques da Disney, da Universal  e outros temáticos. Se você for em dezembro, até 05 de janeiro, dia em que se encerram as férias escolares americanas, ou até meados de janeiro,  terá a possibilidade de apreciar uma rua repleta de árvores de natal de todos os tipos, luzes e cores, num espetáculo grandioso desse gênero, que jamais vi em lugar algum. Ah, estou falando do Disney Springs, que, como já adiantei, não é um parque, mas sim o antigo Downtown Disney, hoje reformado e ampliado, que dispõe de amplos estacionamentos, banheiros públicos bem cuidados, e compreende lojas de produtos da marca do pai do Mickey e outras famosas, restaurantes e lanchonetes, temáticos ou não, e entretenimentos, em uma área que se pode percorrer em meio-dia ou um pouco mais. O complexo fica a 10 ou 15 minutos de qualquer dos parques da Disney, de táxi ou automóvel próprio, que você estaciona sem pagar nada e permanece pelo tempo que quiser, dentro do horário de funcionamento, que varia (consultar sempre qual é esse horário no dia ou ocasião em que se pode dirigir para lá com os estabelecimentos ainda abertos). A imensa loja da Disney ali instalada, contempla tudo que você possa imaginar em termos de produtos da marca, embora os preços em regra, não sejam os mais módicos (nos parques, nas farmácias, em supermercados de Orlando ou Kissimmee grande parte desses mesmos produtos são comercializados a preços menores e mais populares). 

Leila e Alberto Moura, meus amigos e companheiros de 

viagem diante do grande lago em torno do qual se espalham

as atrações da Disney Springs, apresentando o simpático
dragão todo feito de lego. Foto do meu celular.
A visita à loja, contudo, é  recomendável para que se possa ter, num único espaço, a visão desse conjunto, bem distribuído por setores, com os arranjos, as cores e a iluminação que os americanos sabem tão bem utilizar para encantar, criando aquela atmosfera de fantasia própria dos ambientes da Disney. Dentre os entretenimentos, que não são tantos ali, nem competem com os dos parques, no que tange à tecnologia e possibilidades (aqui abro exceção à loja da Lego, de que falo em seguida), há um teatro fixo com o Cirque du Soleil, no momento sem espetáculo, e um cinema AMC Disney Springs. Mas nem pensar em parar e assistir a um filme, a não ser que você faça questão de ver um longa que ainda não estreou em seu país (hoje praticamente os lançamentos são simultâneos), ou por outra razão especial. Não esquecer que de qualquer maneira você precisa falar, escrever e entender inglês muito bem para enfrentar essa opção, para mim, claro, descartadíssima. E viajar até Orlando para ir ao cinema, que você tem à disposição em qualquer shopping do Brasil, é realmente uma perda de tempo. Prosseguindo, registro que a atração chamada de Aerophile se refere a um balão, preso a um cabo de aço, que sobe e desce, sem que lhe permita propriamente uma viagem. 

Emilene Moura, irradiando sua alegria e simpatia entre as
bonecas feitas de lego. Foto do meu celular.


Como ele permanece preso, o objetivo é apenas o de subir até determinada altura e de lá garantir uma visão pulverizada e panorâmica de todo o complexo e de parte do seu entorno,  o que dura, entre subida, parada e descida,  de 10 a 15 minutos. A visão noturna, especialmente na época das festas natalinas, é muito mais interessante, porém não compete, em nível de desfrute, emoção e interesse com as atrações dos parques, tratando-se, por assim dizer,  como mero “aperitivo” de uma utópica experiência de balonismo. Há também o Splitsville Luxury Lanes, local onde se pode jogar boliche, bebericar, ouvir música e comer bem. E, para crianças e adultos aficionados (e são tantos hoje), a magna loja da Legos é uma atração para passar horas a fio. Ali, além de você poder contemplar enormes esculturas feitas com as tais famosas pecinhas plásticas e coloridas, que se encaixam, centenas e milhares dessas pecinhas soltas, de todas as cores, tamanhos e formatos, são disponibilizadas pela loja para que as pessoas se divirtam, criando coisas inteiras e até competindo entre elas. De resto, existem jogos  prontos para comercialização, com instrução de como desmontar e remontar,  e venda de peças isoladas, a serem escolhidas pelo freguês. 

Meu netão Rafael, doido por lego, exibindo uma de suas 
rápidas obras elaboradas durante a visita à loja da Lego.
O sistema lego, segundo consulta ao Google feita há pouco -  e me surpreendi com o resultado – foi criado por um carpinteiro dinamarquês, Ole Kirk Christiansen, no distante ano de 1.932 (as pecinhas àquela altura eram de madeira), parece ter se popularizado mesmo entre as crianças, adolescentes e adultos neste século e hoje virou “febre”. Particularmente considero a proposta criativa, permitindo que os “baixinhos” visualizem, concebam e realizem verdadeiras obras mirins primárias de engenharia e arquitetura. Bem, voltando ao circuito, quanto às outras opções de entretenimento, e também a de lojas e restaurantes, sugiro que o leitor consulte o site https://www-vaipradisney.com/blog/dispeny-spring-guia-completo/ da dupla Renata Costivelle e Felipe Almeida, onde vai encontrar o rol dessas opções com as impressões valiosas dos autores do blog, que trabalharam na Disney durante alguns anos e estão habilitados a fornecer dados mais precisos e, ainda, a responder dúvidas dos "marinheiros de primeira viagem".  Uma última sugestão: Lembrando muito o nosso tempero e a cozinha brasileira, existe o restaurante cubano, Bongos Cuban Cafe,  que oferece, dentre outros itens próprios da cozinha do país de Fidel Castro, arroz e feijão preto, além de carnes, por preço interessante, incluindo muita música ao vivo dos vários ritmos caribenhos e latinos, durante todo o período de funcionamento da casa (em regra das 11,00 às 23,00 horas).  Há assíduos ou ocasionais frequentadores que aproveitam  para dançar, sem prejuízo da dança dos próprios garços e artistas do estabelecimento, que mantém acesa a chama da alegria latina.  

Até mais amigos. 







                                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário