sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

SAINT PETERSBURG - FLÓRIDA - MUSEU DALI E PRAIAS


Boa noite amigos,

Escada em curva na parte interna do prédio do

Museu Dali em St. Petersburg, na Flórida.
Imagem do meu celular.
Grande programa alternativo para quem está em Orlando, com tempo livre e não quer, ou já cansou dos programas convencionais, como as visitas aos parques da Disney e da Universal, é uma viagem até Saint Petersburg, localidade americana, na costa oeste do Estado da Flórida, a 130 quilômetros de Orlando. Na mesma rota de Tampa City e tendo, pelo caminho, outra cidade litorânea  de ótimos clima, estrutura e prestígio, Clearwater, cuja praia foi considerada pelos opinantes do prestigioso site TripAdvisor a melhor praia americana no ano de 2.016, St. Pete, como carinhosamente preferem chamá-la seus cidadãos, tem o privilegio de ostentar – e não se pode deixar de ver – o museu-teatro-Dali, complexo situado numa área de 6.000 metros quadrados, com prédios de arquitetura exótica e moderna, por dentro e por fora, inaugurado em 1.982, concebidos pelo arquiteto Yann Weymouth,  e que mantêm o maior acervo das obras do pintor espanhol Salvador Dali fora da Europa.

Cartel Surrealista (Surrealist Poster), um
dos quadros do pintor.
A visita custa hoje 25 dólares para adultos, 22 para os maiores de 65 anos e 10 dólares para as crianças com idade superior a 5 anos. O Museu, além das áreas de exposição das obras - situadas no primeiro andar - das várias fases do pintor e seu companheiro de surrealismo, o belga, René Magritte,  com histórico de vida, obras e encontros, e da russa Gala Eluard Dali,  mulher e musa do pintor catalão, possui uma lanchonete bem montada no térreo e uma loja onde se encontra tudo que se possa pensar relativamente à figura excêntrica do pintor e de suas obras (livros, canecas, relógios, camisas e camisetas, gravatas, bijouterias, material de escritório em geral, etc.). 




Do lado de fora, um belo jardim com a marca registrada do pintor (o vasto bigode  voltado para cima dos dois lados). 


Dos Adolescentes (Two Adolescents), pintado no ano de
1.954.




O The Dali Theatre and Museum  Salvador Dalí Museum fica na orla central da cidade de St. Petersburg e de visita obrigatória aos apreciadores de cultura e arte.
Uma vista panorâmica da praia de Clearwater, considerada

a melhor praia americana pelos opinantes do site Trip-
Advisor no ano de 2.016. 





Até mais amigos.








                                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário