sábado, 4 de janeiro de 2020

PAULINHO DA VIOLA E PORTELA - UMA HISTÓRIA DE AMOR

Boa tarde, amigos.


Paulinho da Viola e seu inseparável violão. 
Meu interesse e encanto pela música popular brasileira vai além de ouvir e apreciar as canções, ouvir e curtir as interpretações dos mais diversos cantores e intérpretes deste país, pródigo nesta arte, graças a Deus. Procuro fuçar e descobrir, se possível, como a canção surgiu, quem escreveu a letra e a música, como se deu a parceria, quando ela ocorreu e por que,  e especialmente qual foi o momento de inspiração e  o mote da canção. Se você tiver esse tipo de curiosidade e for saciado, certamente entenderá melhor todo o contexto e viverá, junto com o autor ou os autores, aquele momento de inspiração para a obra que, se de qualidade, tornar-se-á um sucesso inesquecível. Pois bem, um dos sambas enredos mais festejados, cantados e que hoje faz parte da antologia do carnaval e da música popular brasileira, tem como autor o talentoso Paulinho da Viola.Título: Foi um Rio que Passou em Minha Vida, um samba-enredo que o Brasil inteiro conhece, canta e se encanta. Vencedor do carnaval do Rio de Janeiro  de 1.970 com a Portela, o samba constitui uma potente declaração de amor do compositor à sua escola de samba de coração, desde a meninice. Porém, talvez ela nunca tivesse surgido com a força de seus versos e o vigor de seus compassos, não fosse um fato ocorrido um ano antes de sua criação. Em 1.968, Hermínio Bello de Carvalho, um dos nossos mais ilustres compositores, pediu a Paulinho que musicasse os versos que havia escrito em homenagem a Escola de Samba Mangueira. Foi atendido, daí surgindo o belo samba Sei lá, Mangueira, que teve muitas gravações, a primeira delas da cantora Elza Soares, que a defendeu em festival da música popular brasileira, na época veiculado, com grande repercussão e ibope,  pela TV Record, para a qual foi inscrita por Hermínio. O temor de Paulinho que a música fosse divulgada e se tornasse popular estava justificado. O Brasil todo e, claro, o pessoal da Portela tinha tomado conhecimento e estranhava a infidelidade do compositor. Embora ninguém tivesse diretamente questionado Paulinho sobre o fato, este se sentia mal perante os confrades da Escola. Arrependido e preocupado com a dúvida que se instalara sobre sua fidelidade e amor à escola de sua infância, escreveu e musicou Foi um Rio que Passou em Minha Vida, que venceu a competição prévia para samba enredo da escola e, depois, o próprio Carnaval juntamente com a Portela. Estava desfeita a dúvida. Estava escrita e musicada uma das mais belas declarações de amor a uma escola de samba. Agora que sabemos a historia, vamos examinar a letra: Se um Dia meu coração for consultado/para saber se andou errado/será difícil negar/ meu coração tem manias de amor/amor não é fácil de achar/a marca dos meus desenganos ficou, ficou/ só um amor pode apagar/ Porém, ai porém há um caso diferente/que marcou um breve tempo/meu coração para sempre/ era dia de carnaval/Carregava uma tristeza/não pensava em novo amor/quando alguém que não me lembro anunciou/Portela, Portela/O samba trazendo alvorada/Meu coração conquistou/ Ai, minha Portela/ Quando vi você passar/Senti meu coração apressado/Todo meu corpo tomado/Minha alegria voltar/Não posso definir aquele azul/Não era do céu/Nem era do mar/Foi um rio que passou em minha vida/E meu coração se deixou levar.   E assim Paulinho não só compôs a sua música de maior sucesso, como resgata e confessa a sua fidelidade induvidosa a sua escola amada: a Portela. 

Até mais amigos.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário