segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OUTUBRO ROSA EM CAMPINAS - UMA CAMPANHA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO AO CANCER DE MAMA


Boa noite amigos,



O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, um verdadeiro problema de saúde pública em todo o mundo. Visando conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce (que possibilita a cura total em 95% dos casos), no ano de 1.990, a Fundação Susan G. Komen For The Cure, de Nova York, lançou a ideia de criar um laço cor-de-rosa para distribuir entre os participantes de uma campanha com esse objetivo. O movimento se espalhou pelo mundo e o mês de outubro virou referência para a deflagração da campanha anual simultânea nos quatro cantos da terra. Monumentos históricos, como a Torre de Pisa e o Coliseu, na Itália, o Arco do Triunfo, na França e até a Casa Branca, sede do governo americano, se iluminam de rosa para lembrar o início do movimento. Na imagem que abre a coluna de hoje, emprestada do site noticias.uol.com.br, o Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro, também se iluminou de rosa no dia 05 de outubro de 2.013 para lembrar o início da campanha no Brasil.. Em Campinas, a cantora Sandy Lima foi a madrinha do movimento e ofereceu seu último CD autografado para sorteio entre os participantes e colaboradores. No sábado, 26 de outubro, Cristina Micaroni Altieri, reuniu centenas de amigos, alunos e voluntários para um almoço com essa conotação realizado no Giovanetti V. Toda a renda da campanha decorrente dos vários eventos foi entregue à entidade beneficente Rosa e Amor, que tem por objetivo social desenvolver a campanha de prevenção e ainda prestar apoio aos portadores de câncer de mama, visando recuperá-los psicologicamente para o retorno a uma vida saudável e digna. Outubro Rosa virou sinônimo de campanha de prevenção ao câncer de mama. E a cada um de nós incumbe não só contribuir financeiramente, mas disseminar a campanha entre familiares, amigos, clientes e, especialmente, entre as pessoas mais carentes do ponto de vista econômico e de conhecimento.

Até amanhã amigos. 
1. A instituição Rosa e Amor tem sede no vizinho município de Valinhos, na Avenida Joaquim Alves Correa, n. 3855, Residencial São Luiz, Cep. 13.277-055, telefone (019) 3869-7899.
2. O Câncer de Mama atinge preponderantemente, mas não exclusivamente as mulheres. Homens também podem ser vítimas da patologia, embora raramente. De 0,8 a 1% dos casos somente;
3.  Nos homens o câncer mais frequente, depois do de pele, é o câncer de próstata. Daí a importância do diagnóstico também precoce. O controle do PSA e o exame de toque, complementarmente, devem ser feitos todo ano, após os 40 anos, como recomendam os especialistas atualmente. A propósito hoje também começa no Brasil, a campanha "Novembro Azul", destinada a convencer os homens à prevenção do câncer de próstata, propósito ainda difícil, tendo em vista o preconceito que gira em torno do exame de toque retal.
4.  Algumas imagens do almoço do Giovanetti V. Na foto n. 2, Cris Micaroni e alunas; Na foto n. 3, Cris  e Vanessa Peloia. Na foto n. 4, o amigo, professor universitário e advogado, Fabricio Peloia e seu querido filho Leo (também da mamãe Vanessa, claro). Na foto n. 5, eu,  o Marcelo Hilkner Altieri,  professor de Direito, advogado, marido de Cris e estimado amigo  e Fabricio PeloiaFabricio, aliás, foi o contemplado no sorteio do CD autografado por Sandy. 
5. A dinâmica anfitriã do encontro, Cristina Micaroni Hilkner Altieri é Relações Públicas formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Gestão de Pessoal pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação. E também docente das Faculdades de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Metrocamp e Esamc e da Faculdade de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
 6 - As fotos foram enviadas por Cris  e são frutos da competente lente do fotógrafo Portuga.    

2 comentários:

  1. Saudades dos encontros voluntários e sociais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto muita saudade. Se apresente para podermos "papear" mais sobre o assunto se o anonimato não lhe for mais conveniente. Abraço querido(a) amigo (a).

      Excluir