terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CINEMA - GLOBO DE OURO 2.013


Boa noite amigos.

Neste domingo, dia 13 de janeiro, aconteceu, em Los Angeles, a divulgação e entrega aos vencedores, da premiação relativa  ao "Globo de Ouro", na sua vetusta 70a. edição. Trata-se de um dos mais importantes prêmios na história do cinema, música e televisão dos Estados Unidos, com prestígio mundial, portanto. Também funciona, às vezes (nem tanto, ultimamente, diga-se de passagem),    como uma antecipação do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. O grande destaque ficou para o musical Os Miseráveis, que ganhou o prêmio de melhor filme na categoria musical/comédia e, ainda, abiscoitou outras duas estatuetas, na mesma categoria: a de Melhor Ator para Hugh Jackmann, o célebre Volverine”, e de melhor atriz coadjuvante  para Anne Hathaway. O grande favorito ao Oscar, Lincoln, cinebiografia do Presidente Americano, Abrahan Lincoln, ganhou apenas uma estatueta: a de melhor ator, na categoria Drama, para Daniel Day-Lewys“. O austríaco “Amor” faturou o  prêmio de melhor filme estrangeiro, e o melhor filme na categoria Drama ficou com “Argo”, dirigido por “Ben Affleck”, que, pessoalmente ainda levou uma segunda estatueta: a de melhor diretor. O veterano Diretor e Roteirista Tarantino, com seu “Django Livre”, uma espécie de homenagem ao Django,  de 1.966, na pele do ator italiano Franco Nero,  considerado por muitos como o melhor filme de faroeste de todos os tempos,  não foi esquecido. O longa faturou duas estatuetas: a de melhor roteiro, para o próprio, e o de Melhor Ator Coadjuvante para “Christoph Waltz”. “A Hora mais Escura” foi o longa que conferiu o prêmio de  melhor atriz de drama para “Jessica Chastain”, enquanto “Jennifer Lawrence” ficou com o prêmio de Melhor Atriz na categoria Musical/Comédia, pelo seu desempenho em “O Lado Bom da Vida”. Então, vamos lá: Para conferir se os prêmios foram merecidos, segundo os nossos juízos de cinéfilos, favor anotar o nome de todos  os filmes envolvidos, de uma forma direta ou indireta, na premiação,   para que a gente não perca nenhum deles, quando estiverem em cartaz no Brasil. Alguns, como “As Aventuras de Pi” já podem ser vistos por aqui, nos cinemas,  inclusive em 3D.
Vamos lá: ARGO; OS MISERÁVEIS; LINCOLN; DJANGO LIVRE; A HORA MAIS ESCURA; O LADO BOM DA VIDA; AS AVENTURAS DE PI; AMOR; VALENTE e OPERAÇÃO SKYFALL.


Até amanhã. 



P.S. (1) “Os Miseráveis” é um musical baseado na velha história de Victor Hugo e que já foi encenado milhares de vezes, tanto na França, como no resto do mundo.  É um dos musicais de maior sucesso na Brodway e que também já esteve por aqui, numa de suas versões. Para representar um de seus personagens centrais, o ator Hugh Jackmman, o conhecido "Volverine" se transformou completamente;

 
P.S. (2) A imagem da coluna é do ator Hugh Jackmann  na publicidade de  “Os Miseráveis” e foi emprestado do site dehast.tester001.org. O filme deve estrear no Brasil em 1º de fevereiro próximo;

P.S. (3)  O vencedor do Globo de Ouro, o filme ARGO relata uma história verdadeira, mas em versão "rocambolesca" segundo alguns sites, do sequestro de diplomatas americanos, feito reféns, no Irã, em 1.979, durante a Revolução Islâmica. O filme está proibido no Irã,  cujo governo sustenta que ele relata o fato com visão americana distorcida. Várias cópias piratas, porém, circulam naquele país. O governo iraniano está financiando a rodagem de um filme que é considerado resposta a ARGO e sua versão dita  americanizada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário