quarta-feira, 10 de abril de 2013

CONDOMÍNIO RIVIERA DE SÃO LOURENÇO - UM BALNEÁRIO EXEMPLAR NO CORAÇÃO DO LITORAL NORTE



Boa noite amigos,


A BACIA DE SÃO LOURENÇO NO PASSADO

Um dia qualquer de verão,  início dos anos 70, encantado com as maravilhas        que a natureza de Bertioga, litoral norte de São Paulo,  exibia gratuitamente à nossa vista, com morros, bela vegetação e  praias virgens e de acesso difícil, fomos (eu, minha namorada, depois esposa, e também a futura sogra) percorrendo suas praias, dentro do meu inesquecível Fusca 65, até chegarmos à chamada Praia de São Lourenço, situada na bacia do mesmo nome, a cerca de 12 quilômetros do centrinho urbano da cidade litorânea. Não havia como chegar lá senão pela praia e tivemos o dissabor de constatar que o motor do veículo  engasgara com a entrada de água em excesso no distribuidor. Pacientemente, com uma estopa, passamos a secar o distribuidor e aguardar que o veículo pudesse ser novamente ligado. Jamais poderíamos imaginar naquela ocasião que um dia aquela gleba que continha apenas plantação de banana, mandioca, e criação de gado, num ambiente bucólico à beira mar, fosse se transformar no Primeiro Projeto de Praia do Mundo com certificado ISO de qualidade, por causa de seu ambicioso e competente projeto de gestão ambiental.

A UNIÃO DE UM CONSÓRCIO PODEROSO COM PROFISSIONAIS COMPETENTES E O SURGIMENTO DO CONDOMÍNIO RIVEIRA DE SÃO LOURENÇO.

Há 33 anos,  o sonho do proprietário daquela gleba, que pretendia ali levantar a primeira cidade-praia planejada do Brasil,  começa a se tornar realidade. Construtoras unidas em um consórcio encabeçado pela SOBLOCO encomendam o projeto  para a implantação do condomínio  a um grupo de consultores, que inclui urbanistas, paisagistas,  arquitetos, todos  de renome e talento, e um especialista em portos e praias de Portugal.

QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE.

Todo o loteamento ficou dividido em módulos. Há aqueles que prevêm ocupação exclusiva por edifícios de apartamentos e os que foram projetados para receber casas térreas em vastos terrenos e muita área verde.

São 4 quilometros de praia cuidadosamente mantidas pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, para a qual todos os proprietários de lotes, apartamentos ou casas contribuem mensalmente, contando em contra-partida com eficiente serviço de segurança e de manutenção dos equipamentos públicos, praças e espaços existentes.

Com 100% de tratamento de água e esgoto, o Condomínio conta com subestação da CETESB, sistema bancário e comércio próprios.

A segurança se refere não só à guarda patrimonial dos bens e equipamentos coletivos, como também à segurança das pessoas e atendimento, com transporte imediato,  por viaturas ou helicóptero para socorro médico, no caso de doenças ou acidentes. Por fim, nesse item também se inclui serviço de salva-vidas e orientação dos pontos vedados ou perigosos para banhos.

Nas praias as permissões para a exploração de comércio obedecem regras rigorosas de exigências de ordem sanitária e de qualidade.

A Associação também exerce intenso trabalho nas praias com colocação de lixeiras, cessão de sacos para acondicionamento do lixo, e limpeza diária.

O PAISAGISMO

Todos os empreendimentos contam com projetos de paisagismo, que garantem o mínimo de áreas verdes, a beleza estética dos edifícios, das ruas e passagens.


Aqui você vê foto do belo projeto de paisagismo de área de lazer, com praça, bancos, brinquedos para crianças e quadras para  práticas esportivas. Essa área pertence, em conjunto,  a seis condomínios de apartamento, que respondem pela sua manutenção. A fotografia foi tirada por mim do apartamento de um dos edifícios co-proprietários da área.


QUADRAS, CURSOS E ESPAÇOS COMUNS.

A vasta reserva florestal existente dentro do Condomínio, abriga guaritas com seguranças e espaços demarcados, preservados e iluminados para caminhadas, lixeiras para recolhimento seletivo de lixo reciclável e de material perigoso, sujeito a descarte especial, quadras para a prática de tênis e de cursos para aprendizagem do esporte, marina para barcos, igrejas, hotéis, restaurantes,  resorts, supermercado e um shopping Center com área de lazer, alimentação e variadas categorias de comércio (padaria, roupas, calçados, eletrodomésticos etc.). 


Vista de uma livraria-café-tabacaria situada no shopping e que oferece conforto e qualidade do produto, com baristas experientes no preparo de variadas receitas de café ou  tendo o produto como um dos ingredientes básicos. Há itens variados de tabacaria, incluindo charutos. No local funciona também  uma vasta livraria com títulos diversificados de obras clássicas e atuais de literatura nacional e estrangeira e de principais jornais e revistas do Brasil e do mundo.


AS RUAS TORTUOSAS, O ACESSO E A VISTA DO MAR.

O projeto do Condomínio previu ruas tortuosas, para garantir que cada lote tenha sua cota de luz do sol. E a fórmula de construção dos prédios e, dentre eles, espaços para circulação torna fácil e curto o acesso de todos, estejam onde estiverem, para as praias. E quase sempre um pedacinho de vista da praia, mesmo que o seu edifício e apartamento não sejam do tipo “pé de areia”, isto é, não façam frente para o mar.


À esquerda você observa foto tirada do mesmo apartamento referido com bela vista para o mar (entre as duas piscinas dos edifícios que ficam à frente e o espaço coletivo de acesso para o mar).





Na foto ao lado  vista da entrada do Restaurante Funchal, que oferece comida e atendimento de qualidade aos hóspedes do Resort Hotel Ilha da Madeira e do público em geral. Tem também outras tantas opções de restaurantes dentro ou fora do Shopping local. Em temporadas e fins de semana, a farmácia funciona 24 horas por dia. Há também um posto médico para atendimento a qualquer situação de emergência.
O M2. MAIS CARO DO BRASIL

A beleza e a qualidade do Condomínio assegurou, nos 33 anos de sua existência, uma valorização que não para de crescer. O metro quadrado chegou a R$10.000,00 (dez mil reais), próximo assim de espaços mais valorizados em São Paulo e Rio de Janeiro, como os Jardins, o Morumbi e a Vieira Souto. Isso não significa que seja impossível adquirir um “cantinho” por lá. Ao contrário, o acesso da classe média a muitos dos empreendimentos é hoje uma realidade indesmentida. Há apartamentos de todos os tamanhos e para todos os preços. Adquirindo a unidade na planta, por exemplo, você vai pagando em prestações, durante a construção, e, com certeza, quando o edifício estiver pronto seu investimento estará compensado, pela alegria de poder desfrutar, junto com a família, desse espaço privilegiado, e, ainda, de ter feito uma aplicação financeira de retorno certo.

Até amanhã amigos.


À esquerda o meu netão Rafael em sua primeira visita à praia da Riviera. Sério, não? Nem tanto, pois logo se descontraiu, meteu um óculos escuro e pintou de galã simpático e sorridente (vide foto abaixo).

P.S. (1) Bertioga está na lista dos municípios com maior área verde do mundo. São 94% de reserva natural, cinco praias, uma bela colônia de propriedade do Sesc, 12 bairros, uma hípica com 30 cavalos e uma aldeia de índios;


P.S. (2) O Condomínio Riviera de São Lourenço ocupa 2% do território do município de Bertioga e responde por 50% (cinquenta por cento) de toda arrecadação daquela unidade administrativa. As suas praias são acessíveis a todos, como não poderia de ser por se tratar de bem público de uso comum do povo. Mas ali são proibidas as circulações de veículos, quaisquer que sejam, à exceção de ambulâncias e carros de polícia, bem como de animais. Mas o uso de bicicletas não só é permitido, como também incentivo, como prática esportiva salutar;


P.S. (3) A primeira imagem da coluna foi emprestada do site www.alugariviera.com.br . As demais são fotos tiradas por mim diretamente.



 













 

 




 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário