quinta-feira, 4 de abril de 2013

O QUE ROLA NO FUTEBOL DO BRASIL E DO MUNDO


Oi amigos,

° Vi parte do jogo entre Barcelona e Paris Saint Germain, pelas quartas-de-final da Copa dos Campeões da Europa e a marca negativa da partida foi a arbitragem. Apesar do esforço e do bom jogo que fez, fato é que o PSG acabou sendo beneficiado no empate de 2 a 2, pois no primeiro gol, o atacante Ibrahimovic  estava visivelmente impedido , lance não assinalado nem pelo árbitro alemão Wolfgang Stark, nem pelos auxiliares Mike Pickel e Jan Hendrik Salver . As arbitragens, na Europa, há muito tempo  deixam a desejar. Depois, a gente só mete o pau no pessoal de preto aqui da terrinha.

° A arbitragem argentina do jogo entre  Millonarios e Corinthians, em Bogotá,  na Colômbia, ontem, pela fase de classificação da Taça Libertadores da América foi, ao contrário, absolutamente tranqüila. O árbitro Diego Abal e os auxiliares Hernán Maidana e Juan Belatti  assinalaram praticamente todos os impedimentos  e houve apenas um lance, no final do jogo,  em que o atacante corintiano estava na mesma linha que o último defensor, como mostrou a TV,  e nesse caso o impedimento assinalado não ocorreu. Mas o lance foi difícil, dificilíssimo, o que absolve o bom trio de arbitragem.  No mais, nenhum senão numa arbitragem que assinalou as faltas existentes, não se iludiu com as cavações dos jogadores e deu corretamente os cartões amarelos. Nota 9,0.

° O goleiro Cássio anda mesmo numa fase terrível. Vindo de contusões e sem 100% dos reflexos, o goleirão de 2,00 metros, falhou de novo, ontem, em dois lances pelo menos. Num deles saiu mal da meta e só não tomou gol, pela interferência da competente e atenta defesa alvinegra. Enquanto isso o jovem Matheus Vidotto, hoje o 4º goleiro corintiano, foi convocado por Felipão para o amistoso contra a Bolívia, no próximo sábado, dia 06.

° De que adiantam esses amistosos em que os técnicos só podem escalar jogadores que atuam nos seus países. No caso do Brasil, é óbvio que não serão esses jogadores, com uma ou outra exceção, que estarão no time principal da seleção brasileira, nem na Copa das Confederações e, nem no ano que vem, jogando a Copa do Mundo. Brasil e Bolívia, portanto, no próximo dia 06  é mais um amistoso desinteressante, sem sentido prático e que só se prestará para desfalcar as equipes que estão disputando os campeonatos regionais.

° Já falei e repito que o fato do Brasil não disputar as Eliminatórias é bastante negativo. Enquanto as outras equipes, ao mesmo tempo em que estão motivadas para obter a vaga almejada na Copa do Rio, treinam, jogam e ganham conjunto, permitindo ao treinador ir encontrando aquele time ideal que deverá estar 80, 90 ou 100% por ocasião da Copa, nós já trocamos de treinador, marcamos amistosos, aqui e acolá e, para cada convocação, o técnico chama jogadores diferentes, de equipes diferentes, daqui e da Europa. Sei não, mas tenho a sensação que estamos  atrasados, e muito, na definição de uma equipe base que possa ir treinando, jogando e ganhando conjunto e disciplina técnica e tática. Sei não!

° Acho que ninguém discorda que a Seleção Brasileira ainda não mostrou a  “cara” que todos nós esperamos que tenha. O desempenho nos amistosos foi pífio. Não ganhou nenhum deles contra equipes de expressão. E o baixo rendimento de craques como Neymar e Oscar sinalizam exatamente para a necessidade urgente da definição de uma equipe-base.

° Hoje a Seleção Brasileira (qualquer daquelas montadas pelos técnicos) não seria, como não é, favorita ao título. Longe disso. Espanha, Itália, Alemanha, Argentina e até a Inglaterra jogam mais. Tomara que a Comissão Técnica sob o comando do experiente Felipão possa estar conscientizada desse atraso e comece a ganhar tempo no preparo de uma equipe, cujo potencial, possa indicar uma mudança nesse quadro.

° Não estranhei, por todas essas razões, a manifestação de Pelé quando sugere que poderia ser utilizada, como opção válida, a estrutura de uma equipe nacional e, a partir dela, convocar alguns craques de forma complementar. O santista Pelé, para desencanto dos seus conterrâneos, ainda indicou o Corinthians como sendo hoje o que ele consideraria a base estável aproveitável para a Seleção. Isso já aconteceu no passado, com bons frutos. Não sei se é a saída. Mas que é um Plano B, razoável, isso é. Que tal esse Atlético Mineiro, irresistível nessa primeira fase da Libertadores, representar o Brasil na próxima Copa das Confederações?

° Por falar no Galo,  Ronaldinho Gaúcho vive grande fase e ontem fez outro golaço, na partida contra o Arsenal da Argentina. Outro que voltou a relembrar os memoráveis tempos do São Paulo é o atacante  Diego Tardelli. Ontem, depois de marcar gol, saiu ainda no primeiro tempo da partida com fiscada na coxa e é dúvida para o próximo jogo. Cuca está de olho na recuperação do atleta, hoje imprescindível no esquema tático do Galo.

 ° Segundo muitos, o instável Palmeiras, para seguir na Libertadores, deverá “matar um leão por dia”. Por enquanto, matou apenas um “Tigre”.

° Muita gente, até o bom comentarista Juca Kfouri, comentou que Pato não tinha cara de Corinthians. Sabem que eu também achava. Mas nos últimos jogos o namorado da filha de Berluscone mostrou vontade e raça suficientes para ganhar a simpatia e o respeito da exigente Fiel. No clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, domingo passado, foi graças a essa raça que o Coringão ganhou o jogo.  O pênalti assinalado pelo árbitro no lance em que  o atacante dividiu e ganhou a bola do goleiro Rogério Ceni foi fundamental para a comemorada vitória;

° Danilo tem sido um jogador fundamental no esquema tático do Timão. Depois de fazer um belo gol, de perna direita, no domingo, pelo Campeonato Paulista, contra o São Paulo, ontem voltou a marcar na vitória sobre o Millonarios, pela Libertadores, garantindo a classificação antecipada de sua equipe para a próxima fase. Desta vez o gol foi de perna esquerda, o que seria próprio do atacante, que é canhoto. No final, dando entrevista, o atleta brincou garantindo que é ambidestro e que é bom que os adversários continuem igonorando essa sua qualidade adicional;

° Começou a Copa do Brasil, versão 2.013, com 80 equipes. Nesta primeira fase, enfrentando equipes modestas, é a chance dos grandes, que andam derrapando nos campeonatos regionais, e mal  com a torcida, ganharem fôlego. O Flamengo, por exemplo, foi ao Norte e ganhou a partida do Remo, pelo placar de  1 a 0, gol de Rafinha,  para alívio de seu treinador e de seus jogadores. Vamos ver o que acontece daqui por diante.

 

Até amanhã amigos.

 

P.S. (1) As imagens da coluna, dos jogadores Danilo, do Corinthians e Diego Tardelli, do Atlético Mineiro, foram emprestadas, respectivamente,  dos sites www.lancenet.com.br e www.papodebuteco.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário