quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OS RUMOS DO CINEMA NACIONAL

Caros amigos,



Com uma relevante fatia de 21,4% de todo o mercado brasileiro do ano passado, o cinema nacional cresceu em desempenho junto ao público e em montante de bilheteria, o que não indica, necessariamente, que melhorou em termos de qualidade. Mas, inegavelmente, os produtores estão investindo mais, e como se sabe, a tendência, quando se tem maiores orçamentos, é de ganho de competitividade com os cinemas de primeira linha, especialmente, o americano, que monopoliza praticamente todos os mercados internacionais. O domínio absoluto é das chamadas comédias românticas, um gênero que veio para ficar, especialmente entre a juventude, a maior parcela do público cinéfilo. O americano Homem de Ferro 3, com 7.600.000 espectadores encabeça a lista dos mais vistos, seguido de Meu Malvado Favorito 2, com 6.900.000 e de Thor: O Mundo Sombrio, com 4.900.000. Num significativo 4º lugar, aparece então o nacional mais assistido, a comédia  Minha Mãe é uma Peça, com 4.500.000 espectadores, num empate com Velozes & Furiosos 6. Em seguida, outra comédia brasileira,  trazendo a surpreendente Ingrid Guimarães na segunda versão de “De Pernas Pro Ar”, que também superou a marca dos 4.000.000. Nenhum outro filme nacional aparece na lista dos 10 mais vistos, porém, dentre os 10 nacionais mais assistidos (conferir lista abaixo), todos superaram a casa de 1 milhão de espectadores, o que indica um significativo crescimento, como se disse. É importante registrar que o desempenho foi quase o dobro do que o verificado no ano de 2.011 (12,4%), maior do que o de 2.012 (18,6%), superando, também, o bom resultado do ano de 2.010 (19% do mercado). Só que em 2.010, o fenômeno Tropa de Elite 2, levou às telas dos cinemas, sozinho, mais de 11.000.000 de espectadores, batendo o recorde que até então pertencia a Dona Flor e Seus Dois Maridos (10.735.524 espectadores), e se constituindo no filme brasileiro mais assistido de todos os tempos. De qualquer maneira no ano passado foram lançados, nada mais, nada menos, do que 115 filmes nacionais, o que implica dizer que o público total de 25.000.000 foi praticamente distribuído entre 20 filmes nacionais, 13 dos quais do gênero comédia ou comédia romântica. O centenário rol dos restantes, praticamente não foi visto, ou visto muito pouco.  Essa tendência não é nova. A história do relativo sucesso do cinema nacional de todos os tempos, passa necessariamente pelo gênero comédia, com Oscarito, Ankito, Grande Otelo, Zé Trindade, Mazzaroppi e, mais recentemente, pelos Trapalhões. Atualmente há uma safra de bons comediantes e redatores, capazes de interpretar e escrever  roteiros bem elaborados, com humor refinado, sem apelar para os surrados clichês de piadas preconceituosas ou envolvendo necessariamente sexo apelativo. Paulo Gustavo (protagonista da comédia Minha Mãe é uma Peça) e Fábio Porchat e Miá Mello (Meu Passado me Condena), a incrível Fernanda Young (Os Normais 1 e 2), que é escritora, atriz, roteirista e apresentadora, Ingrid Guimarães (De Pernas Pro Ar 1 e 2),  Leandro Hassun (Até que a Sorte Nos Separe), além de uma infinidade de novos talentos, como Bruno Motta, Marcelo Mansfield, Cláudio Torres Gonzaga, Diogo Portugal, Victor Sarro, Rodrigo Cáceres, Rogério Vilela, Oscar Filho são bons exemplos dessa safra.   Entre os filmes americanos, a tendência continua sendo os de aventura, com heróis fabricados e efeitos especiais, repetindo as séries televisivas, que também estão consagradas pelo público mais jovem. Fica, no entanto, uma indagação. Há antológicos filmes nacionais que foram bem recebidos pelo público, fora da comédia. Qual seria a fórmula para cativar o espectador, que quer mais cinema entretenimento do que os dramas ou os chamados “papo-cabeça”. Cito alguns: Dois Filhos de Francisco, Tropa de Elite 1 e 2, Meu Nome não é Johnny; A Dama do Lotação, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Assalto ao Trem Pagador, O Ébrio, Central do Brasil, Carandiru. Penso que possa ser a junção de alguns ingredientes: Uma boa história, original e salpicada de elementos sensíveis e universais,  um orçamento compatível, um roteiro capaz de segurar o interesse do espectador durante toda a duração do filme com emoção ou suspense.  E o mais difícil: o equilíbrio entre esses elementos, como se espera de uma equipe de futebol, nos seus compartimentos de defesa, meio-campo e ataque. 

Até amanhã amigos.  


P.S. (1) Os 10 nacionais mais vistos no ano passado foram: 1) Minha Mãe é Uma Peça (4,5 milhões); 2) De Pernas pro Ar 2 (4,3 milhões que somados aos 500.000 do ano de 2.012, atingiu a  marca de 4,8 milhões); 3) Meu Passado Me Condena (3,1 milhões); 4) Vai que Dá Certo (2,7 milhões), 5) Somos Tão Jovens (1,7 milhões), 6) Crô, o Filme (1,6 milhões); 7) Faroeste Caboclo (1,5 milhões); 8) O Concurso (1,3 milhões); 9) Mato Sem Cachorro (1,1 milhões); 10) Até que a Sorte Nos Separe 2 (793 mil mais 844 mil do ano de 2.012, perfazendo 1,637 milhão);


P.S. (2) Os 10 filmes mais vistos no ano passado incluindo todo o mercado foram, em milhões: 1) Homem de Ferro 3 (7,6); 2) Meu Malvado Favorito 2 (6,9); 3) Thor: O Mundo Sombrio (4,9); 4) Minha Mãe é uma Peça (4,5); 5) Velozes & Furiosos 6 (4,5); 6) De Pernas Pro Ar 2 (4,3); 7) Wolverine: Imortal (3,9); 8) João e Maria: Caçadores de Bruxas (3,7); 9) Detona Ralph (3,6); 10) Jogos Vorazes – Em Chamas (3,5).

P.S. (3) Nem sempre a tentativa de levar para o cinema história ou personagens consagrados pela televisão, funcionam. Crô – o Filme, que levou público de mais de um milhão e meio de espectadores às salas de cinema, é uma das piores comédias do ano, apesar do relativo (era esperado muito mais) sucesso de espectadores;

P.S. (4) Outra tendência verificada é a das cinebiografias ou dos filmes homenagens. No ano passado, Somos Tão Jovens e Faroeste Caboclo, respectivamente, o 5º e o 7º colocados, em público, dentre os 10 nacionais mais vistos, entram na categoria e fazem homenagem à banda Legião Urbana, com seu ícone, o cantor e compositor morto, Renato Russo;

P.S. (5) Minha Mãe é Uma Peça e Meu Passado Me Condena são duas boas comédias brasileiras, ao contrário de Clô e de Se Puder, Dirija. Até que a Sorte Nos Separe 2 não assisti ainda. A julgar pelo n. 1, deve reunir algum mérito.


P.S. (6) As imagens da coluna de hoje são, respectivamente: n. 1 - do campeão do ano de 2.013, em público, a comédia Minha Mãe é uma Peça e nela se vê o criador do personagem e ator-protagonista, Paulo Gustavo; n. 2 - dos Trapalhões no cartaz do filme Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão, do ano de 1.977 e que levou para as salas de cinema nada menos do que 5.700.000 espectadores; n. 3 - Fábio Porchat e Miá Mello, no segundo filme nacional mais visto no ano passado, Meu Passado Me Condena, baseado em série da MTV, que atualmente se encontra em 2a. temporada; n. 4 - Cartaz do ótimo filme Meu Nome não é Johnny,  baseado na vida do produtor musical carioca, João Estrella, preso e condenado como o maior traficante de cocaína da época, no Rio de Janeiro. No detalhe, os atores Selton Mello e Cleo Pires, a película mais vista no ano de 2.008, ano ruim para o cinema nacional em geral. O longa  levou ao cinema, porém,  mais de 2.100.000 espectadores; 5 - Cartaz do filme Faroeste Caboclo com os atores Fabrício Boliveira e a encantadora Ísis Valverde, um tributo à banda Legião Urbana e ao compositor, Renato Russo, um dos sucessos do ano passado, com público de mais de 1 milhão e meio;

P.S. (7) A crítica e o público continuam brigando em matéria de cinema.  Na avaliação da qualidade da comédia Meu Passado Me Condena, terceiro lugar em público no ano passado, a imprensa atribuiu ao filme a média de 2,5 numa escala de 0 a 5. Já pela média do público consultado ela atingiu nada menos do que 4,3 dentro da mesma escala (www.adorocinema.com/filmes/filme.217095);

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