sábado, 22 de novembro de 2014

CAUSO - A FAXINEIRA E O MUDINHO

Boa tarde amigos,

Saindo ontem do banheiro masculino de um supermercado, deparei-me, na porta, com a faxineira que, ignorando a minha presença e munida de um balde e material de limpeza, gritou: - Há mais alguém aí? Como não obteve resposta, invadiu a dependência, iniciando a sua tarefa cotidiana. A cena, porém, me fez dar tratos a bola e a pensar como a falta de educação no país e de políticas que nos obriguem, por dever de cidadania e consciência, a  contemplar, com atitudes adequadas, as chamadas minorias, cria constrangimentos e desrespeita  a dignidade de nossos irmãos, carentes ou, ao menos, diferentes. Imaginei, em memória, um outro roteiro para a cena. Eu saindo do banheiro, a mesma faxineira e um mudo (não surdo),  ocupando uma das casinhas sem porta (o que é muito comum no Brasil)[1],  desincumbindo-se da necessidade fisiológica conhecida como n. “2”.  Ao ouvir a indagação da serviçal quer responder, mas não consegue e desesperado pensa consigo: “Porra, tem eu, caranho, dando uma cagada. Dá para esperar um pouco?” De boa fé, e frente ao silêncio tumular, a faxineira invade o banheiro e diante da constatação da presença do  distinto senhor praticamente nu, ainda lhe passa um pito: “Pô meu amigo, eu perguntei se tinha alguém e o senhor não disse nada”. O mudinho, entre surpreso e indignado, diante do constrangimento imposto e, ainda da bronca da faxineira bronca, limita-se a lhe mostrar o dedo médio da mão direita, pensando com muita força: “Vá tomando o cu, pô”. A serviçal, no entanto, sai do banheiro  irritada, balbuciando alguma coisa do tipo:  “Velho ignorante e malcriado”. Pois é!


Até mais amigos.


PS (1) A imagem caricatural de hoje foi emprestada de tyrannusmelancholicus.blogspot.com e mostra em bem humorada charge o nosso querido e imortal Zagalo sentado em uma privada. O desenho, segundo noticiários da época, teria sido feito (ou colocado)  num banheiro, em bar de propriedade do jogador e hoje deputado federal, Romário, o que teria provocado a ira de Zagalo, talvez pela motivação, porque quanto ao desenho em si considero-o extremamente espirituoso, sem potencial ofensivo, mas muito ao contrário, até carinhoso. Enfim, como ele está ainda vagando na Internet, suponho que o nosso simpático Zagalo não se importe com a sua veiculação. No caso e no meu "causo" a imagem é mais do que perfeita para ilustração;


PS (2) A segunda imagem, foto tirada do meu celular, mostra o banheiro masculino do Fórum da Comarca de Bertioga, Estado de São Paulo, com os mictórios todos fora de serviço. Retrato da falta de manutenção tão comum nos ambientes públicos deste país.



[1] Não é que se construam as casinhas dos banheiros sem as portas. E que, no Brasil, a sanha de destruição dos usuários é tão grande que é só equiparável à absoluta falta de manutenção dos bens públicos de uso comum do povo. Ter, tinha. AGORA NÃO TEM MAIS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário