domingo, 30 de novembro de 2014

POSSE DE TREVISAN NO TJ E O ADEUS AO ADVOGADO ROBERTO CHIMINAZZO

Boa noite amigos,

° Conheci Carlos Henrique Miguel Trevisan no 153º Concurso de Ingresso na Magistratura do Estado de São Paulo.  Ambos fomos aprovados e empossados no cargo de Juiz Substituto e elegemos a Comarca de Campinas para exercer nossas funções. Eu já era daqui. Ele não. Mas, juntamente com o Dr. Álvaro Cury, que já era Desembargador do TJ e o Dr. Dionísio Barbosa, então Diretor do Fórum Central da Comarca, tivemos a incumbência de arregimentar mais três candidatos para ocupar as 4 vagas existentes em Campinas (uma era minha por escolha antecipada). Aqui o trabalho era árduo e difícil naqueles tempos e não seduzia bons candidatos. Convidado, Trevisan, muito jovem ainda,  aceitou o desafio, se revelando amigo leal e excelente magistrado, com  carreira marcante pela ausência de qualquer episódio de conflito ou contestação. Voltou a Campinas anos depois, espontaneamente, assumindo, por concurso, o  cargo de Juiz de Direito da 2ª. Vara Cível. Jamais ouvi um comentário de quem quer que seja depreciativo do Magistrado ou da pessoa de Trevisan, entre colegas, jurisdicionados, advogados, promotores. Ao contrário, eram pródigas as referências à sua irretocável elegância no trato com advogados, partes ou testemunhas. Agora em agosto,  Carlos Henrique foi promovido ao cargo de Desembargador do Estado de São Paulo. Parabéns a ele e a esposa Geórgia,  Procuradora do Estado, que com as duas filhas, formam uma família querida e exemplar. Parabéns, sobretudo, à Magistratura Bandeirante que ganha, na 2ª. Instância, o concurso de um dos mais elegantes, cultos e comprometidos Magistrados que conheci na minha trajetória de vida e de carreira.

° Logo que foi publicada a sua nomeação, a convite de alguns colegas Trevisan esteve em Campinas no dia 25 de setembro último no Giovannete do Cambuí, para rever os amigos e comemorar a promoção. A imagem n. 2 da coluna de hoje é uma foto tirada na ocasião. Trevisan é o 4º,  à esquerda.  Pela ordem, vemos, da frente para trás, à esquerda, José Henrique Rodrigues Torres, um dos nossos colegas do mesmo concurso e que é hoje Juiz de Direito da 1ª. Vara do Júri de Campinas e foi Diretor do Fórum Central à época da construção e inauguração da Cidade Judiciária; o Dr. Luis Benedicto Ferreira de Andrade, Magistrado aposentado como eu,  o Dr. Richard Pae Kim, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, hoje afastado para exercer a função de Assessor do Ministro Toffoli, em Brasília, Trevizan, o Dr. Ricardo  Hoffmann, Juiz da 3ª. Vara Cível de Campinas, e José Walter Chacon Cardoso, Juiz da 9a. Vara de Família e Sucessões do Foro Central da Comarca de São Paulo. Do lado direito, ainda da frente para trás, eu, o Desembargador Antonio Mário de Castro Figliola, o Desembargador aposentado, Osni de Souza, o Juiz da 6ª. Vara de Campinas, Gilberto Luiz Carvalho Fransceschini, o Juiz da 4ª. Vara da Família e das Sucessões, Ricardo Sevalho Gonçalves, e o Dr. Roberto Chiminazzo Junior, Juiz da 1a. Vara do Juizado Especial Cível. Em pé, atrás do homenageado, o  Desembargador Euvaldo Chaib Filho. Ao fundo, na cabeceira, o Dr. Wagner Roby Gidaro, Juiz de Direito da 2a. Vara da Fazenda Pública de Campinas.


° Depois de longo período de internação, faleceu esta semana, o advogado e Procurador Geral Municipal Aposentado, Roberto Chiminazzo. Dr. Roberto era casado com dona Vânia Chiminazzo e deixa três filhos, o Juiz Roberto Chiminazzo Junior, o advogado e atual Diretor do Procon-Campinas, Ricardo Augusto Fabiano Chiminazzo e a advogada, Dra. Rosana Chiminazzo Moreira.  Conheci Dr. Roberto quando eu ainda era funcionário de Cartório e passei a admirá-lo como advogado atuante e combativo que sempre foi, sem perder a simplicidade e a natural elegância. Tinha por ele grande respeito e, posteriormente, amizade que se estendeu à esposa, Dona Vânia,  aos filhos (dois dos quais, Roberto e Rosana foram meus alunos na Faculdade de Direito da Puc Campinas),  noras, genros e netos (as queridíssimas Roberta e Ana Paula). Dr. Roberto em 1.965, fundou um dos mais prestigiados escritórios de advocacia da cidade de Campinas, atuando em várias áreas, especialmente em ações visando reconhecimento de direitos a servidores públicos, na área de direito imobiliário, trabalhista e esportivo. Integram o escritório, hoje desfalcado de seu fundador e inspirador, o Dr. Ricardo Augusto Fabiano Chiminazzo, o Dr. Daniel Martins dos Santos e o Dr. Emerson José Moreira Neto, além de advogados associados e estagiários. A todos, familiares e colegas, as minhas condolências, o meu abraço solidário  e a certeza de que o Dr. Roberto deixou um legado que não pode ser perdido ou subtraído: o exemplo de um homem e profissional admirado por  sua família, seus clientes, amigos e sociedade campineira em geral.

Até amanhã, amigos.


P.S. (1) A frase é de um Juiz de Direito aposentado e Professor.  Trata-se  do Doutor Mozart Hamilton Bueno,  maçon, que reside em Brasília, nossa Capital Federal:
Não é a política que faz o candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político. Não seja um deficiente cívico, faça a sua parte. Como cidadãos e contribuintes de tributos e de votos, vamos nos mobilizar para o exercício saudável da cidadania”.  É isso aí;

P.S. (2) A imagem n. 1 é do agora Desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan na posse administrativa perante o TJ, e foi emprestada do site do Tribunal de Justiça de São Paulo. A imagem n. 2 é do encontro aqui em Campinas entre Trevisan e seus amigos. A imagem n. 3, emprestada de www.alexnucci.com.br, é do Dr. Roberto Chiminazzo, que nos deixou semana passada,  e sua esposa, Dna. Vania Chiminazzo, em momento social.





Nenhum comentário:

Postar um comentário