sábado, 8 de novembro de 2014

FUTEBOL - E A PONTE PRETA VOLTA À ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO

Boa noite amigos,

Acabou agora há pouco no Estádio Nabi Abi Chedid, na vizinha Bragança Paulista, a partida entre a Ponte Preta e o Bragantino. O resultado: 2 a 0 para a equipe campineira, para alegria e comemoração  de 5.000 torcedores que lotaram o pequeno estádio, empurrando a equipe para a vitória e o acesso, e milhares de outros que acompanharam a partida pelo rádio e TV. Nas Tribunas, impedido nesta semana, por decisão do STJD da CBF, de orientar sua equipe do banco, o técnico Guto Ferreira, a tudo assistiu,torcendo muito é claro, monitorado  por médicos que há algumas semanas cuidaram do coração disparado do treinador e recomendaram muita cautela e pouca emoção, prescrição última essa, porém, impossível neste momento. A Ponte Preta está de volta à elite do futebol brasileiro com quatro rodadas de antecedência para a final do campeonato da Série B. A sua fanática torcida tem assim uma alegria neste final de ano, depois da dupla decepção do ano passado, em razão da queda para a segunda divisão do Brasileiro e a perda do título da Copa Sulamericana, torneio disputado pela primeira vez, com uma participação brilhante, mas sem o perseguido título, perdido para o Lanús da Argentina, na casa do adversário, depois de um primeiro jogo, que levou quase 30.000 torcedores ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A Macaca, que há  anos vem mantendo uma estrutura estável, em tempos sabidamente difíceis, mostra mais uma vez a competência de sua Diretoria, a capacidade de sua comissão técnica, encabeçada pelo técnico Guto Ferreira, a união e o talento da equipe montada a dedo para o perfil da competição,  e a força de sua abnegada torcida. Volta à 1ª. Divisão depois de permanecer apenas por uma temporada na segunda, realizando uma campanha extraordinária que a mantém no topo da tabela, com reais possibilidades da conquista do título. São 67 pontos em 34 jogos, 19 vitórias 10 empates e apenas 5 derrotas. O ataque,  também o melhor da competição, fez 57 gols (quase 1,7 por partida) e sofreu 31 (o segundo melhor atrás apenas do Joinville que tem 29), com um saldo de 26 e 77% de aproveitamento. É o resultado de um projeto bem elaborado, que foi executado segundo o planejamento e contou com o esforço e a dedicação de todos os profissionais envolvidos. Parabéns à Ponte Preta e aos pontepretanos, dentre os quais muitos queridos amigos. Registro na coluna, para que não se perca da memória,  mais um acesso,  e a equipe a quem se deve a volta do clube para a seleta e difícil elite do futebol brasileiro.


Até breve amigos.


 P.S. (1)  Foi acertada, sem dúvida,  a dispensa, pela Ponte Preta,  durante o campeonato, do centroavante Edno, um atleta muito caro pelo futebol que vinha jogando, com salários acima da realidade do clube e do futebol brasileiro, assim como a recontratação do meio campista Renato Cajá. É que, enquanto o centroavante continua sendo o eterno craque da Portuguesa de Desportos, único clube onde joga um futebol extraordinário, Cajá rende mais e muito na Ponte Preta, quando joga o que não consegue jogar em outras equipes. Coisas inexplicáveis do mundo do futebol.

P(2) De qualquer maneira, é de se reconhecer que Edno parece ter reconquistado o seu bom e estável futebol na Boa Terra. Tem feito boas partidas e bonitos gols pelo Vitória. No último final de semana, uma pintura de gol de bicicleta. Oxalá consiga salvar o Vitória da queda para a segunda divisão. No momento, a equipe baiana, com os mesmos 34 pontos do Coritiba (17º colocado), está em 16º lugar e é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Assim mesmo faz campanha superior ao seu rival Bahia, vice-lanterna com 31 pontos.


P.S. (3) Esta é a equipe do jogo do acesso da Ponte Preta  em 2.014,  para a 1ª. Divisão do Brasileiro: Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Bryan; Adilson Goiano (Juninho), Fernando Bob e Renato Cajá; Cafu, Alexandro (Rafael Ratão) e Rafael Costa (Roni)
Técnico: Guto Ferreira;


P.S; (4) Alguns pontepretanos, amigos (e rivais no futebol da cidade), aos quais cumprimento, com indisfarçável inveja: o advogado  e ex-aluno, Ricardo Ortiz de Camargo, leitor assíduo deste blog; a professora e advogada Stela Vicente Serafini; o Desembargador Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho; o médico ginecologista, Presidente da nossa estimada Creche Lar Ternura,  Pedro Antunes Negrão; o Juiz Diretor do Fórum Central de Campinas, Luis Antonio Alves Torrano; o Professor da Puc e Procurador de Justiça aposentado, Paulo de Tarso Barbosa Duarte; as irmãs advogadas,  Rosa e Márcia Bittar; o advogado e compositor, Thiago Vasconcelos de Souza; o empresário e ex-Presidente da Macaca, Lauro Moraes Filho; o Professor da Puc, advogado e ex-aluno, Denis Ferraz; o advogado e ex-atleta,  Hamilton Oliveira; meu colega do Colégio Barão de Ataliba Nogueira, ex- técnico da Macaca,  Pardal; os advogados, Rodrigo Badan Herrera e José Henrique Farah e seu irmão, Assessor no Tribunal de Justiça de São Paulo, meu ex-assistente na Faculdade de Direito da Puc, Carlos Farah;

P.S. (5). Eles estão no céu. Foram muito amados e admirados em vida. Especiais amigos e rivais pontepretanos: o desembargador Benedito Jorge Farah e a advogada, Neide Caricchio. Saudades!;


P.S. (6) – As imagens da coluna de hoje são, pela ordem: a) do bom e experiente goleiro, ROBERTO, da Ponte Preta, eleito, em 2.013, o craque do ano pela enquete realizada pelo canal FOX SPORT, especialmente em função de sua participação na Copa Sulamericana; b) de RENATO CAJÁ, meiocampista habilidoso, com 30 anos de idade,  recontratado pela Ponte durante a competição, para reforçar e estabilizar a equipe (essa imagem e a anterior foi emprestadas de pontepreta.com.br; c) do centroavante EDNO, preparando a bicicleta que originou no segundo gol do Vitória da Bahia,  na vitória de 2 a 1, sobre o Criciúma pelo Campeonato Brasileiro, no domingo passado (imagem emprestada de torcedores.com.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário