quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GASTRONOMIA - BISTRÔ CASA DE MARIA

Boa noite amigos,


Bistrô significa, segundo os dicionários, um bar ou restaurante pequeno e acolhedor, que serve comidas simples. Os bistrôs são muito populares na França, de onde a palavra teria origem. Há, todavia, aqueles que sustentam que, em verdade, a expressão é russa (bystro) e teria surgido em 1815, durante a ocupação soviética em Paris, verbete cujo significado seria um lugar para alimentação rápida. Na sua concepção pura ou inicial, nos bistrôs não há funcionários. O próprio Chef ou  proprietário é que serve os clientes, ouvindo a sua pedida e cozinhando a seu gosto, num clima absolutamente cordial e doméstico. O belo, progressista e charmoso Distrito de Barão Geraldo é hoje referência em cultura, educação, saúde e  também, claro,  em gastronomia. Afinal ali se encontra a Universidade Estadual de Campinas, a renomada Unicamp, com milhares de docentes, funcionários e alunos, muitos dos quais de vários pontos do país e do exterior.  Para atender toda essa versátil gama de consumidores há um grande número de restaurantes, bares e centros culturais, alguns com espetáculos e  músicas ao vivo. A alimentação é variada: simples ou mais elaborada, pratos executivos, comida caseira, self service, há de tudo para todos os gostos e bolsos. Nesse contexto universalizado, surgiu um bistrô extremamente aconchegante e simpático em plena avenida que liga o centro do Distrito à Unicamp, a Av. Romeu Tórtima. Num pequeno prédio cercado de arbustos e plantas, o Bistrô Casa de Maria se destaca pela singeleza com charme, pelo simpático e pronto atendimento, pela criatividade de  pratos elaborados pelo Chef André Bearzotti, indicado pela VEJA CAMPINAS em 2.012 como um dos melhores  da cidade. Vejam só algumas de suas criações constantes do menu oferecido em dias variados, no almoço executivo: conchiglione recheado com catupiry ao molho rose; frango grelhado ao molho caribenho com arroz, abacaxi e curry; truta ao molho de laranja com risoto de alfazema e um belíssimo carro-chefe que eu provei e aprovei, sem dúvida: noix ao molho de cogumelos frescos, purê de batata com gorgonzola e croutons temperados no azeite (imagem de abertura da coluna).  O fregues conta, ainda, com  uma vasta oferta de massas recheadas, queijos, frutas, carnes, aves e pescados, associados a molhos e temperos que realçam competentemente os seus sabores, em especial os deliciosos risotos que acompanham grande número de pratos, tudo para ser consumido com sucos, cerveja ou principalmente um bom vinho que pode ser escolhido em  pomposa carta com mais de 100 rótulos,  de vários países.  Em regra, é bom fazer reserva, tendo em vista a limitada capacidade do bistrô. Elegante, acolhedor, simples,  simpático, com variados pratos reunindo ingredientes e receitas brasileiras e de países europeus, deve ser incluído dentre os estabelecimentos que você deve ir de vez em quando e  levar as pessoas que gosta.


Até amanhã amigos.



P.S (1) O restaurante fica na Avenida Romeu Tortima, 368, Distrito de Barão Geraldo. Telefone 3365-2530. A casa funciona de 2ª. feira a domingo, nos seguintes horários: 2ª. feira,  apenas para almoço entre 11,30 e 15 horas; 3ª. a 5ª. feira, almoço entre 11,30 e 15 horas e jantar entre 19 e 23 horas; 6ª. feira, almoço entre 11,30 e 15 horas e jantar entre 19 e 00 hora;  Sábado, almoço entre 12 e 16 horas e jantar entre 19 e 00 hora. No domingo apenas almoço entre 12 e 16 horas.
P.S. (2) O Chef André Bearzotti responde também por outras duas casas de primeira linha situadas em Campinas, no bairro Cambuí: Os restaurantes Gallo Nero (Rua Maria Monteiro, 59) e o recém inaugurado Nosotros, ambos muito elogiados pela galera que curte e entende de boa gastronomia.


P.S  (3) O Chef André cursou Hotelaria no Senac e fez longa carreira no Brasil e na Inglaterra. Em Londres trabalhou no The Engeneer nos anos de 2.001/2.002. Em Campinas, também respondeu pelo criativo cardápio do restaurante La Pasta Gialla;

P.S. (4) As imagens da coluna registram o nosso almoço (do pessoal da Procuradoria Geral da Unicamp), durante a comemoração de aniversário da querida amiga Cláudia Cecchi Alface. As fotos são da Dra. Sílvia Novaes, do Dr. André Laubeinstein Pereira e da própria Dra. Cláudia, aos quais confiro os justos e reclamados créditos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário