sábado, 29 de novembro de 2014

DUPLA IDENTIDADE - A RENOVAÇÃO DE ROGÉRIO E DECISÃO NA SÉRIE B DO BRASILEIRÃO

Bom dia amigos,


° Estamos no final do ano mais uma vez. Os mais velhos e até os de meia idade reclamam da passagem rápida do tempo. As crianças e os adolescentes têm pressa e não têm a mesma percepção dos adultos. Isso sempre foi assim. Lembro-me da ansiedade para ir a escola, depois para a vinda das notas das provas, o término de uma etapa do curso, o diploma, etc. etc. A mesma expectativa nos movia para o primeiro namoro, o primeiro beijo, a possibilidade de ver os filmes proibidos para 14, depois para 18 anos. O tempo de hoje, claro, é o mesmo de antigamente e o que mudou foi apenas a nossa idade e as nossas expectativas. Quando a consciência nos demonstra que já vivemos muitos anos e que talvez o final esteja mais próximo do que desejaríamos, a ansiedade muda de foco. Agora, temos pressa para viver tudo aquilo que achamos que merecemos ou que deveríamos ter feito ou vivido.

° Como diz a escritora Lya Luft, nessa nossa chamada “melhor idade” (quem inventou isso é um velho despeitado, claro), precisamos mesmo de duas coisas: projetos e afetos.  Muitos. É isso aí.

° A minissérie Dupla Identidade que a Rede Globo apresenta às sextas-feiras após o Globo Reporter é muito boa. Não a acompanhei desde o início, mas quando assisto a um ou outro capítulo realmente fico interessado. Um roteiro que não é novidade, mas que tem merecido muito cuidado por parte dos profissionais envolvidos na sua realização. Os atores respondem bem ao desafio, com destaque para o belíssimo e convincente desempenho de Bruno Gagliasso, no papel do psicopata, serial killer,  Edu, e da bela  Luana Piovani.

° O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, acaba de renovar o seu vínculo com o clube, depois da imprensa toda (ele garante que nunca foi consultado a respeito) noticiar a sua aposentadoria no final deste ano. O aval do técnico Muricy Ramalho para a renovação foi sem dúvida o fiel da balança nessa história, pois no clube a Diretoria estava bem dividida a respeito, incluindo o próprio Presidente Carlos Aydar, pelo que senti da entrevista que ele deu a um repórter da Globo esta semana. Bom político, o Presidente disse que como torcedor queria muito que o goleiro permanecesse, mas que como dirigente não podia raciocinar emocionalmente. Por outras palavras se dividiu em dois: como torcedor quer, como dirigente, não quer ou nem tanto, problema de dupla identidade?

° Uma coisa é certa. Ceni é, sem dúvida,  um patrimônio do clube e um profissional respeitabilíssimo pelo que fez pelo futebol do clube e do Brasil, batendo grandes recordes mundiais. Tem de ser respeitado, sim. E muito. Mas, convenhamos, é preciso ter sabedoria para sentir que  o momento é de parar e de preservar a própria imagem e dignidade. Ceni teria, como certamente tem, portas abertas para muitas carreiras dentro do futebol e das entidades futebolísticas. E o futebol brasileiro certamente não dispensa a sua experiência e contribuição como atleta e como homem;

° Amigos: A Ponte Preta carrega a sina dos vice-campeonatos. Quando tudo indica que poderia conquistar finalmente um título, ainda que sem grande expressão, como o de campeão da série B do Campeonato Brasileiro, nada dá certo. Vejam só: a Ponte Preta, até a  34ª.  rodada, continuava em primeiro lugar, fazendo boas partidas e obtendo vitórias convincentes, especialmente fora de casa. Na sua cola, vinha o Joinville, com quem até hoje, data da última rodada, tem o seu adversário único e direto na obtenção do título. Surge então a partida fundamental: Ponte e Joinville na casa do adversário. Para a Macaca valia a vitória e até o empate. O empate manteria a distância entre as equipes que era de 02 pontos. Resultado: derrota por 3 a 1, perdendo, desde então, a liderança para a equipe catarinense. Título perdido, imaginava-se, pois o Joinville vinha de seguidas vitórias e bom futebol. Na rodada seguinte, a primeira surpresa: o Joinville abre uma porta escancarada para a Macaca recuperar a liderança: perde para o Boa Esporte, fora de casa,  enquanto a Ponte, jogando com o América de Natal em Campinas, tem tudo para obter a vitória. Ganhando por 2 a 1, a equipe, no final da partida, cede o empate, em lance de pênalti assinalado pelo árbitro, para revolta de toda a equipe e da Diretoria. Sem entrar no mérito acerca da arbitragem, uma bobeada que não podia acontecer. 

Na partida seguinte, o Joinville empata em casa, surpreendentemente. A distância de apenas 1 ponto, abre para a Macaca uma outra escancarada oportunidade de retomada da liderança. Jogando em pleno Moisés Lucarelli outra façanha:a equipe perde por 1 a 0 para o América de Minas. E assim chegamos hoje à última rodada. Esperança continua. Mas sinceramente: alguém acredita que a Ponte vença o Naútico em Recife e o Joinville perca para a rebaixada equipe do Oeste em Itápolis? Em futebol tudo é possível, não é? Mas que pela lógica tudo caminha para um novo vice-campeonato, não resta dúvida. Quem sabe, porém, a torcida pontepretana, que vive há gerações na expectativa de vencer um campeonato (e que o ano passado quase conseguiu na fantástica campanha da Sulamericana), possa finalmente comemorar um título. Juro por Deus que não estou secando;

° Uma das frases atribuídas ao saudoso presidente do Corinthians, Vicente Matheus: “Se a vida lhe der um limão, faça uma laranjada.”

Até mais amigos,


P.S (1). A imagem n. 1 da coluna é da minissérie "Dupla Identidade", focalizando o personagem Edu, o psicopata serial killer vivido por Bruno Gagliasso e foi emprestada do site br.finanças.yahoo.com;  A imagem n. 2 é da bela atriz Luana Piovani, ao lado de seu parceiro na mesma minissérie, o delegado vivido pelo ator Marcelo Novaes;

P.S. (2) A terceira imagem é do meia Adrianinho, prata da casa e ídolo dos torcedores da Ponte Preta. Adrianinho, que teve passagem pelo Corinthians Paulista, volta pela 3a. vez a defender a Macaca e estará em campo hoje, em Recife, na partida decisiva pelo título contra o Náutico.


2 comentários:

  1. Tio, a Macaca deixa o noivo no altar toda vez que vai casar!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Thiago: Um dia a coisa muda. Veja que até o Rubinho Barrichello conseguiu um título no domingo, vencendo o Stock Car. Abração.

      Excluir