quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CINEMA - UM SENHOR ESTAGIÁRIO (THE INTERN)


Boa noite amigos,

Ben Withaker (Robert De Niro),  é um senhor aposentado de 70 anos, que ficou viúvo e vive sozinho. O  bom padrão de vida é garantido pelos 40 anos em que exerceu cargo de Vice-Presidente de uma empresa que editava listas telefônicas. A única filha, o genro e a neta residem em outro Estado da Federação norte-americana, e raramente se visitam, nem são motivo para preocupação. Ainda vigoroso física e psicologicamente, Ben não consegue preencher o vazio que sente dedicando-se a atividades ordinàriamente indicadas para a terceira idade: viagens, cinema, passeios em shopping,  exercícios físicos, jantares com os amigos. Ao tomar ciência  de que uma empresa, em franca ascensão, que explora um site de moda na internet,  está à procura de  um estagiário de terceira idade, resolve candidatar-se, motivado com o novo desafio. Selecionado entre vários candidatos é designado justamente para atender à sua jovem e talentosa proprietária, Jules Ostini (Anne Hathaway), que, em princípio, sendo uma mulher reservada e independente, não gosta da ideia de ter esse senhor próximo e intrometido na sua vida profissional e familiar. Aos poucos, porém, Ben passa a conquistar a dona da empresa e os jovens colegas de trabalho, mostrando conhecimento, experiência e sensibilidade. Essa a sinopse do original, The Intern, que no Brasil foi rebatizado de Um Senhor Estagiário,  uma comédia estadunidense  de  121 minutos com  a marca registrada de sua diretora e roteirista, Nancy Meyers (Alguém Tem de Ceder2.003; O Amor Não tira Férias – 2.006), que gosta de explorar o universo feminino, com textos leves e bem humorados, sem apelar para escatologias. Um filme cativante e encantador que, sem pieguismo, aborda de maneira leve e sensível, a segregação social dos idosos e  o preconceito da jovem geração nerd em relação a eles, excluídos de um mundo globalizado, de interesses comerciais e corporativos, porém superficial, carente de relacionamentos pessoais verdadeiros e profundos. Niro e Anne, dão vida, com seus reconhecidos talentos,  aos protagonistas envolvidos nas situações exploradas pela roteirista.  Não perca. Uma das melhores comédias que o cinema americano comercial trouxe para as telas neste ano.

Até amanhã amigos,

P.S. (1) Com apenas 33 anos, a atriz Anne Hathaway tem em seu currículo uma vasta e importante filmografia. Dividiu o set com a diva Mary Streep  no badalado O Diabo Veste Prada (2.006). Esteve em O Segredo de Brokeback Mountain, vencedor De 3 estatuetas no Oscar de 2.006, com melhor direção para Ang Lee, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora, e ainda, em Amor e Outras Drogas (2.010), Interestelar (2.014) e Os Miseráveis (2.012). Com Os Miseráveis, no papel de Fantine,  ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2.013;

P.S. (2) A primeira imagem da coluna de hoje é dos protagonistas Ben e Jules (Niro e Anne), na publicidade do filme e foi emprestada de cinepop.com.br. A segunda imagem é da Ministra Nancy Andrighi que em entrevista à Revista Tribuna da Magistratura (ano XXII, n. 236) edição de outubro/novembro de 2.015, ressaltou que “A experiência dos juízes aposentados é essencial”, declaração essa que, de certa forma, tem correlação com a mensagem do filme “Um Senhor Estagiário” e foi emprestada de veja.com.br. A terceira e última imagem é da bela atriz Anne Hathaway, na entrega do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 2.013 e foi emprestada de exame.abril.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário