sábado, 29 de setembro de 2012

ZIDANE - ARTE E HOMENAGEM

Boa noite amigos,
Está certo que arte é arte e qualquer nação civilizada e democrática deve  respeitar incondicionalmente  a liberdade de concepção e criação dos artistas.  Mas há certas coisas estranhas relacionadas ao interesse do autor por determinadas  perspectivas relacionadas a pessoas ou fatos  que eles buscam focalizar. Esta semana a mídia internacional deu destaque à introdução de uma grande  estátua, em bronze,  do jogador francês aposentado, Zinédani Yazid Zidane, no Museu de Arte Moderna do Centro Pompidou em Paris.  De autoria do artista plástico argelino Adel Abdessemed, a escultura alude à cabeçada que o famoso meia francês, hoje aposentado, deu no peito do defensor italiano Marco Materazzi, na Copa da Alemanha de 2.006, na final entre França e Itália,  e que provocou a sua expulsão e acendradas críticas ao seu comportamento. Tido como um jogador de toque elegante e clássico e de um temperamento equilibrado, o fato foi absolutamente excepcional na carreira do atleta, que pediu desculpas e justificou o desequilíbrio com  a alegação de que teria sido alvo de provocação do italiano, durante toda a partida (O zagueiro teria ofendido a irmã do atleta, reiteradamente).  Tantos foram os momentos de beleza plástica proporcionados por Zidane, eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA, que mereceriam atenção e foco dos produtores de obras de arte, que  não se compreende a opção do artista  em render  “homenagem” (aspas propositais) ao inesquecível craque da bola, com a reprodução do  episódio mais feio e violento de sua carreira. O que será que o craque achou da homenagem?  
Até amanhã.
P.S. (1)  A Itália foi tetracampeã do Mundo, na Copa da Alemanha de 2.006, tendo vencido, na final, após empate no tempo  regulamentar e na prorrogação, a França, nos pênaltis (5 a 3);
P.S. (2) Zidane, depois de ter feito um gol pela Seleção da França,  foi expulso pelo árbitro argentino Horácio Elizondo aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, justamente pela cabeçada dada no peito do jogador italiano, encerrando aí  sua fantástica carreira de jogador de futebol;
P.S. (4)  O Brasil foi para a final e perdeu a Copa do Mundo da França em 2.002, para a Seleção anfitriã. A Seleção Brasileira sofreu um apagão nesse jogo e perdeu a partida e o título para a França por 3 a 0. Zidane marcou dois dos três gols franceses. Não dá para esquecer dessa partida. Tristeza pela perda do pentacampeonato, que conseguíriamos na Copa seguinte, e encanto pelo futebol do craque frances.
P.S. (5) Só Zidane,  Ronaldo Fenômeno e, recentemente Lionel Messi é que conquistaram por  três vezes a Bola de Ouro, outorgada ao Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. França e Argentina conquistaram, assim, o galardão por três vezes. O Brasil, no entanto, é campeão absoluto na conquista, pois obteve o título, nada menos do que 8 vezes,  com os jogadores Ronaldo, Romário, Ronaldinho, Rivaldo e Kaká.
P.S. (6) A imagem da coluna mostrando os dois jogadores no lance da partida e a obra de arte que retrata o episódio foi emprestada do site gazetaesportiva.net;
P.S. (7) Zidane é francês nascido em Marselha em 23 de junho de 1.972. Mas é neto de argelinos, nação de origem do artista responsável pela estátua-homenagem. É considerado o maior jogador francês de todos os tempos.
P.S. (8) Do Poeta Ronald de Carvalho: “A arte é uma aspiração à liberdade. O que nós, poetas, músicos, pintores, escultores, desejamos é criar o nosso ritmo pessoal, é transmitir a nossa harmonia interior. Cada um de nós é um instrumento por onde passa a corrente da vida. Não queremos regras, nem admitimos preconceitos. Não nos atraem as teorias especiosas. A lógica do artista não cabe nas fronteiras de um teorema, a lógica do artista é um problema cujos dados mudam a cada instante, e cuja solução varia de momento a momento. O artista é um transfigurador. Recebe a energia da vida e, em troca, lhe dá forma”.   Sim senhor. Está dito e registrado!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário