quarta-feira, 10 de outubro de 2012

FICHA LIMPA E ELEIÇÕES MUNICIPAIS - FUTEBOL E ELEIÇÃO

Boa noite amigos,
LEI DA FICHA LIMPA E OS CANDIDATOS CONDICIONAIS
As eleições municipais de domingo passado, envolvendo mais de 5.000 municípios brasileiros foi, sem dúvida, o fato político mais relevante do ano.  Na véspera a Ministra Carmen Lúcia (foto ao lado emprestada do site stf.jus.br),  atual Presidente do Tribunal Superior Eleitoral concitou a Nação a participar do sufrágio e ao chamado "voto consciente", assim considerado aquele que escolhe candidato comprometido com a causa pública . Os candidatos foram divididos em dois grandes grupos, segundo o critério, digamos, da cor da ficha: ficha suja e ficha limpa.
No primeiro grupo foram colocados todos e quaisquer candidatos que tenham algum tipo de condenação, ainda que a  uma simples multa, aplicada, como se sabe,  em grande número e situações, por Tribunais de Contas. Depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu pela aplicação da Lei da Ficha Limpa para esta eleição e de admitir a sua excepcional eficácia retroativa, ao aceitar os fatos pretéritos, julgados no passado, como suficientes para impedir a candidatura, os Tribunais Eleitorais radicalizaram a aplicação. O Ministério Público impugnou tudo o que pode. E os Juízes Eleitorais, em 1ª. Instância e os Tribunais Regionais, em Segunda, deram ao texto legal interpretação drástica e restrita.  E lamentavelmente, mais uma vez, o cidadão foi relegado a segundo plano nesta eleição. Aconteceu, de novo. O Tribunal Superior Eleitoral não conseguiu julgar a maior parte do  acervo de recursos,  antes da eleição, de sorte que  muitos de nós, eleitores, podemos ter votado em candidatos que a Justiça considerará, depois do pleito, inelegíveis, e sem condições de assumir o cargo, se eleitos. Por outras palavras, o nosso voto será jogado no lixo. Lamentável;
FIDELIDADE ATÉ DEPOIS DA MORTE
Saindo da seção eleitoral onde votei, no domingo, encontro um advogado amigo que chega amparando uma velhinha, que depois descobri ser sua mãe. A senhora, que já passava  dos 80 anos, segundo o filho, fez questão de exercer o seu direito de voto, pois queria votar no seu médico. O filho, então,  pacientemente explicou que "o seu médico", o velho Dr. Pedro Serafim Filho, já falecera. A fiel paciente, porém, não se deu por vencida. Apesar da advertência do filho, mesmo assim quis votar. Quem levou o seu voto, provavelmente, foi o filho do Dr. Pedro, o Pedrinho Serafim Neto, candidato à Prefeitura de Campinas.  Coisas de eleição no Brasil.
FUTEBOL E ELEIÇÃO
Aproveitando que o futebol é a paixão dos brasileiros, vários atletas e profissionais ligados ao esporte  do presente e do passado, se candidataram ao cargo de prefeito ou vereador, em municípios de todo Brasil. E muitos se elegeram, graças à popularidade, mas o fato é que como administradores ou legisladores, a boa ou má atuação deles é uma incógnita, especialmente os que nunca tiveram experiência política ou militância. O centroavante Washington, que brilhou na Ponte Preta, São Paulo e Fluminense, foi o vereador mais votado para a Câmara Municipal de Caxias do Sul, onde reside atualmente, com a família, depois de deixar o futebol, em 2.010. Mas os ex-jogadores Ezequiel (Ponte Preta e Corinthians), Monga (Ponte Preta) e Odirley, o maior lateral que a Macaca já teve na sua história, não conseguiram se eleger para o Legislativo Campineiro.
 
NOVOS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Das 33 vagas para a Câmara Municipal de Campinas, 14 delas serão ocupadas por candidatos eleitos que nunca exerceram cargo eletivo na Administração Pública. São eles: ANDRÉ VON ZUBEN, coligação PPS-PHS, com 2.812 votos; PEDRO TOURINHOPT, com 2.990 votos; CARMO LUIZ GREGÓRIO DA SILVA (Carmo da Farmácia),  PSC, com 4.497 votos; TICO COSTA, coligação PP-PTN com 3.025 votos; ROBERTO ALVES, coligação PDT-PMDB-PRB; MARCOS BERNARDELLI, PSDB, COM 4.337 VOTOS,; JORGE DOS SANTOS MONTANARI (Jorge da Farmácia), PSDB, com 3.740 votos; ELIAS AZEVEDO, PSB/DEM, com 3.594 votos; PAULO GALTERIO, coligação PSB-DEM, com 3.550 votos; EDISON RIBEIRO, PSL-PPL, com 3.419 votos; NEUSA ELISABETE CONSCETTA (Neusa do São João), da coligação PSD-PTC-PRP, com 3.377 votos; GUSTAVO PETTA, da coligação PCdo B- PT do B, com 3.219 votos; CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA, do PT, com 3.049 votos e JEZIEL SEVERINO DA SILVA, coligação PP-PTN, com 2.993 votos. A eles, a nossa esperança e expectativa  de que consigam desempenhar seus mandatos com independência e honradez, em benefício da população campineira.
Até amanhã amigos,
P.S. (1) O atacante Washington, quando ainda jogava na Turquia, apresentou problemas cardíacos, decorrentes de diabetes  tipo 1, submetendo-se a uma cirurgia do coração. Apesar disso,  ainda atuou como artilheiro por várias equipes, até sua aposentadoria., dentre as quais o São Paulo e o Fluminense. Daí ter sido apelidado de Washington “Coração Valente”;
P.S. (2) Monga foi centroavante da Macaca nos anos 90. Não era propriamente um atacante técnico, mas compensava a falta dessa qualidade com muito empenho e oportunismo. Na época, a Parmalat era patrocinadora do Palmeiras e, graças ao dinheiro dessa indústria, o time de Parque Antartica montou uma das melhores equipes de todos os tempos, que foi campeã brasileira nos anos de 93 e 94.  Na época então surgiu uma piada que correu a cidade. Espalhava-se que Monga tinha sido contratado pela Parmalat. A afirmação causava espanto, pois o Verdão só tinha "craques" na ocasião. Mas logo em seguida, vinha a explicação: - É, foi para entregar leite.
P.S.  (3) O Vereador Artur Orsi (PSDB) foi reeleito com a maior votação entre todos os disputantes à Câmara Municipal de Campinas. Obteve mais de 13.000 votos, uma marca considerável. O parlamentar merece.  É um político sério e atuante. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário