domingo, 21 de outubro de 2012

CINEMA/DVD - PRIMEIRO DA CLASSE

Boa noite amigos,
Com direção de Peter Werner (Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial), assisti ontem à noite ao filme norte-americano,  Front of the Class (2.008), traduzido no Brasil para Primeiro da Classe. Trata-se de um drama,  com roteiro adaptado do livro biográfico de Brad Cohen e Lisa Wysocky, que  conta a história de Cohen ( James ou Jimmy Wolk),  que desde os seis (6) anos de idade é acometido da chamada Síndrome de Tourette, também conhecida por SGT ou ST e que consiste numa desordem neurológica ou neuroquímica que provoca no portador espasmos, tiques e vocalizações que se repetem, não podem ser evitadas, e mudam de intensidade. Por causa dos ruídos provocados pela síndrome, Cohen sofre restrições de freqüência a certos locais públicos como cinemas, cultos etc. e grande preconceito por aqueles que ignoram a patologia, acreditando que os ruídos são propositais e impertinentes.  Apoiado pela mãe e pelo irmão mais novo, e só posteriormente pelo pai, com quem tem problemas justamente por causa da ignorância e vergonha dele relativamente à  síndrome, Cohen  cursa Educação e,  com o diploma em  licenciatura,  sonha em lecionar para crianças. Baseado em história real o roteiro e a direção conseguem dar um tratamento delicado e terno ao drama, contrastando a dificuldade de aceitação de  Cohen, pela mesma sociedade que mantém  um discurso que apregoa a inclusão social dos deficientes de qualquer espécie. Por outro lado, a biografia é uma lição de vida e de perseverança do portador,   para quem nenhuma dificuldade deve servir para afastar o sonho. Não está mais no circuito comercial, mas pode ser encontrado em vídeos-locadoras no formato de DVD ou Blu-Ray.  Para toda a família e todas as idades. Não deixe de ver.
Até amanhã.
P.S. (1) A Síndrome de Tourette acomete preponderantemente as pessoas do sexo masculino e não existe atualmente cura para a desordem que ela provoca;
P.S. (2) A imagem da coluna de hoje foi emprestada do blogcomentafilmes.blogspot.com e mostra o ator Jimmy Wolk e o verdadeiro Brad Cohen, lado a lado, da esquerda para a direita.
P.S. (3) James ou Jimmy Wolk integra o Conselho de Administração da Fundação Cohen, instituída para apoio aos portadores da Síndrome de Tourette.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário