sábado, 27 de outubro de 2012

GASTRONOMIA PORTUGUESA- EMPORIUM DO BACALHAU


Boa tarde, amigos.                                  
 
 
Ontem à noite, fomos experimentar a gastronomia de um restaurante que tem sido motivo de comentários elogiosos. Como o bacalhau é o meu prato predileto e o estabelecimento, aberto em abril deste ano, é especializado na culinária portuguesa, aceitei, de bom grado, convite do amigo Borges,  para um encontro ali, reunindo  magistrados aposentados, (Rua Emilio Ribas, n. 1.137, Cambuí). Rever velhos amigos da Magistratura, degustando um belo prato de bacalhau ou de frutos do mar, regado a vinho branco ou tinto, ou cerveja,  é programa duplamente agradável. O Restaurante Emporium do Bacalhau (não confundir com Emporio do Bacalhau que é só empório mesmo e fica em São Bernardo do Campo) se propõe a criar, no interior de São Paulo, um centro de gastronomia realmente especial.  Utilizando o prédio onde funcionou, até recentemente, o Olivetto Bar &  Mar, a casa pertence ao empresário Pedro Serafim, dono do Oliveto restaurante, que também é referência em gastronomia na cidade de Campinas. A minha expectativa não só se confirmou, como foi superada, em todos os itens. O estabelecimento é agradável e extremamente confortável (imagem de sua fachada acima emprestada do site www.clubgastonomia.com.br), com um serviço competente e atento (o que tem sido raro na generalidade dos casos) e pratos com produtos de primeiríssima linha, preparados com esmero e qualidade. O carro chefe é o bacalhau mesmo, em inúmeras versões, como se vê em Portugal. Na imagem abaixo o bacalhau assado no próprio molho de alho, salsinha e limão (foto vejasp.abril.com.br). Destaque também para a versão do pescado confitado em azeite assado com batata, cebola, tomate e alho, ao preço de R$59,00, em prato individual. Várias entradas interessantes, incluindo o indefectível bolinho de bacalhau, sempre uma delícia. Mas para quem prefere frutos do mar há uma infinidade de opções, incluindo uma saborosa salada de polvo. O lombo de bacalhau assado coberto por cebola caramelizada e queijo português Serra da Estrela derretido é outra dica interessante. O prato é servido com arroz cremoso de brócolis e alho frito e custa R$69,00. A carta de vinhos oferece mais de 200 rótulos, com destaque para os vinhos portugueses produzidos na região do Alentejo . O restaurante funciona de 2ª a sábado, para almoço e jantar,  das 11 ,30 às 15,00 horas.  De 2ª. a 5ª. feira, jantar das 19,00 à meia-noite. Ás sextas  e sábados, jantar até a 1,00 hora, e,  no domingo, apenas almoço até 16,00 horas. O site www.emporiumdobacalhau.com.br pode ser acessado mas está sendo ainda elaborado e tem poucas informações.
 
 
Se você é amante de frutos do mar e de bacalhau. Se gosta da gastronomia portuguesa em geral. Se quer ir a um lugar gostoso e aconchegante seja para reunir amigos, seja para tratar de negócios ou para namorar simplesmente, não deixe de ir. Imperdível.

 

Até amanhã.

 

P.S. (1) Eventualmente a casa apresenta a chamada “Noite do Fado”, em que os clientes podem comer e beber vendo e ouvindo a  clássica música portuguesa, imortalizada pela diva Amália Rodrigues

 

P.S. (2) Emporio Santa Terezinha, no Shopping D. Pedro, Pão de Açúcar – Cambuí, são estabelecimentos em que se pode encontrar ofertas de bacalhau de boa qualidade aqui em Campinas. Outra opção, para quem vai a São Paulo sempre, é adquirir o produto no velho Mercadão, próximo da 25 de Março.

 

P.S. (3) Além do tradicional bolinho de bacalhau, o Emporium do Bacalhau também oferece, como entrada, o pastel de bacalhau.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário