sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SEMANA JURÍDICA, MINHAS TARDES COM MARGUERITTE E FUTEBOL DO TRICOLOR DO MORUMBI


Boa noite amigos,
 SEMANA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO

Entre 22 a 26 de outubro, aconteceu mais uma Semana de Estudos Jurídicos da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, promovida pelo Centro Acadêmico XVI de Abril, em conjunto com a Direção e professores colaboradores. Inúmeros palestrantes e personalidades do mundo jurídico desfilaram pelo Páteo dos Leões, trazendo a discentes, docentes e participantes,  temas diversificados e atuais. Na sexta-feira, dia  26 de outubro,  o Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Jose Renato Nalini, proferiu palestra denominada “Parâmetros para a Construção de Uma Nova Imagem do Judiciário Brasileiro”.  Em seguida, uma banca formada por Juízes e Professores da Casa comandou um seminário  a respeito do tema. Presentes os Professores Francisco Vicente Rossi, Luis Arlindo Feriani,  Jamil Miguel, Fabricio Peloia, e os Juízes de Direito,  Fabrício Realizia, Juiz Auxiliar da Comarca de Campinas,  Wagner Robi Gidaro, da 2ª. Vara da Fazenda Pública em Campinas e Heliana Coutinho Hess, da Vara de Acidentes do Trabalho da Comarca de São Paulo. Nalini é ex-aluno  de nossa Faculdade de Direito e membro da Academia Paulista de Letras. Durante a exposição, Nalini asseverou que a sociedade vive a “Era do Efêmero”, na qual as informações chegam de maneira veloz, enquanto o sistema judiciário é lento e não acompanha a tendência. Afirmou, ainda, que “a Justiça convencional está atrelada a praxes, formalismos, rituais e é incompreendida pela maior parte da população”.

 

CINEMA EUROPEU - MINHAS TARDES COM MARGUERITTE

Baseado no livro homônimo de Marie-Sabine Roger, o drama francês, Minhas Tardes com Margueritte (do título francês, La Tête em Friche),  de 82 minutos, narra, de forma delicada e tocante,  o encontro entre um homem rude, de meia idade e inculto, Germain (Gerard Depardieu), que sofre de traumas de uma infância em que sofreu hostilidades por parte da mãe e hoje é um feirante, que encontra os amigos em um bar e nem sequer é respeitado,  com uma idosa, Margueritte (Gisèle Casadeus), que aprecia a natureza e tem especial encanto pela literatura. De um encontro casual numa praça  cheia de pombos,  nasce  uma grande e apreciada relação de amizade e respeito, que vai produzir  trocas intensas baseadas na convivência, no respeito às diferenças, na generosidade  e na afetividade. Dirigido por Jean Becke, o filme é emblemático no que toca à tendência do cinema frances e europeu atuais de  brigar contra a sociedade mercantilista e tecnológica do século XXI, em que as emoções, os sentimentos, a convivência, a amizade sincera,  não são valorizados. Não deixe de ver.   

 

SÃO PAULO

° O São Paulo vive boa fase tanto no Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Sulamericana. No final de semana, o tricolor fez outra grande partida e em plena Ilha do Retiro, venceu o Sport pelo placar de 4 a 2, indo a 58 pontos e consolidando a quarta posição na tabela, dentro da zona de classificação para a Taça Libertadores da América de 2.013. Ontem, jogando em Santiago, não tomou conhecimento do Universidad do Chile,   atual campeão da Sulamericana e, pelo mesmo torneio, derrotou  o adversário pelo placar de 2 a 0, adquirindo uma considerável vantagem para o jogo de volta,  semana que vem, no Morumbi. Passando pelo adversário o tricolor estará nas semi-finais do torneio, cujo campeão assegura vaga também na Libertadores de 2.013. Ney Franco anda satisfeito com a produção da equipe, mesmo quando Luis Fabiano não joga, como aconteceu na partida de ontem, em que ele foi poupado e substituído por William José, que marcou os dois gols sãopaulinos.

 

° Elogiável a dedicação do meia Lucas. Mesmo já vendido para o Chelsea, o jogador não tem se poupando e transmite dedicação, como se viu  nas últimas partidas, contribuindo significativamente para a boa produção do meio-campo e ataque e, pois, com as vitórias da equipe. O mesmo se diga do goleiro Rogério Ceni, que tem feito defesas incríveis, dando também, pela sua experiência e espírito de liderança, grande tranqüilidade à equipe para mostrar o seu futebol.

 

FALA GALVÃO

 

° Galvão Bueno está de volta à transmissão dos jogos do meio de semana pela TV Globo. Ontem cobriu a partida do São Paulo contra a Universidad do Chile e fez outro comentário daqueles que geram muitas críticas e gozações nas redes sociais. Quando o árbitro  expulsou o jogador Mira do Universidad,  pela falta que derrubou  Osvaldo quando este  seguia sozinho para fazer o gol, o comentarista veio com a seguinte pérola: - O cartão vermelho até que ficou barato para o jogador. Barato? Qual teria sido outra consequência mais grave do que essa?  Combustível para os amantes do "Cala Boca Galvão".

 

Até amanhã, amigos.
 
P.S. (1) A imagem de cima da coluna foi extraída do site cinemaminhapaia.com.br e a da Semana Jurídica do site www.puc-campinas.edu.br
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário