Boa noite amigos,
O alemão Sebastian Vettel, de 25 anos, se tornou, agora à tarde, em
Interlagos, tricampeão da mais importante competição de automobilismo do
planeta, a Fórmula 1, juntando o seu nome aos mais famosos e tradicionais
pilotos da história da competição que começou em 1.950. Foram três títulos
consecutivos (2010, 2011, 2012), façanha
só alcançada por outros dois pilotos, o argentino Juan Manuel Fangio, e o
compatriota de Vettel, Michael
Schumacher. Até agora o tricampeão mais jovem, embora não em títulos
consecutivos, era o nosso inesquecível
Ayrton Senna, com o título de 1.991 e que por certo superaria essa marca, e muitas
outras, se não tivesse precocemente
falecido, no acidente mais chorado e lamentado da Fórmula 1. A conquista foi definida, mais uma vez, como
tem sido comum nos últimos anos, no Grande Premio do Brasil, em corrida cheia
de alternativas, por causa da chuva e dos incidentes. Em Interlagos, o inglês
Jenson Button fez uma corrida estável e venceu a competição com 1 hora, 45
minutos, 22 seg. e 656 centésimos, seguido do espanhol Fernando Alonso
(Ferrari), que ficou a apenas 2 segundos e 754 centésimos, da marca do inglês e a uma ultrapassagem do ápice do pódio. E a apenas 3
pontos do perseguido título de 2.012. Massa, que ficaria em 2º lugar, depois de
ganhar importantes posições, cedeu seu
lugar a Alonso, o que não foi suficiente para levar mais um título para a
escuderia italiana, e, muito emocionado,
subiu ao pódio, deu entrevistas, chorou e saudou o público, que o aplaudiu
muito. Foi um ano difícil para o piloto brasileiro, que teve um fatídico primeiro
semestre e melhorou sensivelmente o seu
desempenho no segundo, e carrega fundada expectativa de um 2.013 melhor,
com a renovação de seu contrato com a Ferrari e um veículo mais competitivo,
sem os problemas que enfrentou no ano que se finda. Certo, que a edição de
2.012 da Fórmula 01 foi a mais espetacular dos últimos anos, por causa da
competição que se estabeleceu entre vários pilotos e escuderias, e em especial
entre Vettel da Red Bull e Alonso da Ferrari. A competição também marcou a
segunda despedida (e por certo a última) do veterano, fantástico e controvertido piloto,
Michael Schumacher, que retornou em 2.010 pela Mercedes e é o maior colecionador de títulos de toda a
história do torneio.
Até amanhã amigos.
P.S. (1) O argentino Juan Manuel Fangio nasceu em 1.911 e
faleceu em 1.995, em Buenos Aires. Foi campeão da Fórmula 01 em 1.951, 1.954,
1.955, 1.956 e 1.957, ou seja, em cinco oportunidades, 4 em seguida (de 54 a 57),
por quatro escuderias diferentes (Alfa Romeo, em 51, Maserati em 54, Mercedes
em 55 e Ferrari em 56) , durante a chamada Era Romântica da Fórmula 01;
P.S. (2) Quando Fangio deixou de participar da Fórmula 01, no
ano de 1.959, o alemão Michael Schumacher, o maior campeão da Fórmula 01, não
havia nascido. Vindo ao mundo dez anos
depois, isto é, em 1.969, Michael conquistou o título pela Benetton em 1.994,
1.995, e pela Ferrari, em 2.000, 2.001, 2.002, 2.003 e 2.004;
P.S. (3) A escuderia de Enzo Ferrari conquistou, ao longo da
história da Fórmula 1, 16 títulos de construtores e 15 títulos por piloto;
P.S. (4) O advogado, professor universitário e grande amigo
Marcelo Hilkner Altieri é grata
revelação como comentarista de automobilismo, um esporte pelo qual se diz
apaixonado. Esta semana, o jornal
“Correio Popular” publicou um artigo de sua autoria, no qual indaga e demonstra
porque Ayrton Senna foi e é considerado, por brasileiros e
estrangeiros, como o melhor piloto de
todos os tempos;
P.S. (5) A imagem de Vettel foi emprestada do site autodromocuritiba.com.br; a de Fangio do blog zoronzum.blospot.com e de Senna do blog.jovempan.uol.com.br.
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