quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BRASIL E COLÔMBIA - UM AMISTOSO ELETRIZANTE


 

                                                 
Boa tarde amigos,

Empolgante o último amistoso da Seleção Brasileira neste ano de 2.012. A excelente Seleção Colombiana, exigiu, no amistoso de ontem em New Jersey,  e  muito,  da Seleção de Mano Menezes.  Em alguns momentos da partida demonstrou superioridade, especialmente no segundo tempo quando soube fazer o gol e criar oportunidades de ampliar o marcador, em rápidos contra-ataques.  Não que a “canarinho” não tenha jogado bem. Ao contrário. Tanto a defesa, como o meio-campo, especialmente com os volantes Paulinho e Ramirez e o ataque sem centroavante de função, mas com um Kaká maduro (que volta a jogar bem e a exercer papel relevante de liderança no jovem ataque da seleção brasileira),  Oscar, rodando bastante,  e com o genial Neymar, alternando bons e maus momentos, a seleção começa a ganhar uma base para a Copa das Confederações, no ano que vem e, depois, para a Copa do Mundo de 2.014.

PAULINHO E RAMIREZ

Os volantes Paulinho e Ramirez, que não apenas destroem bem, mas que sabem conduzir a bola e criar jogadas de ataque e até, eventualmente, se apresentam bem, mais à frente, como alternativas para arremates a gol, ao que tudo indica  vão se firmando como uma dupla que deve ser fixada, por Mano Menezes, para a titularidade do meio de campo da seleção brasileira. O bom entrosamento da dupla, apesar do pouco tempo de treinamento,  cria expectativa de maior rendimento ainda, na medida em que a base for  definida. Gostei – e muito – de ambos na partida de ontem.

NEYMAR – GOL DE CRAQUE E PENALTI NAS NUVENS.

O atacante Neymar alternou bons e maus momentos. De uma maneira geral fez menos do que dele se esperava em toda a partida. Mas, note-se que o que se espera de Neymar é sempre um rendimento extraordinário, pelo craque que ele indiscutivelmente é e que se traduz na grande esperança de algo diferente na Copa de 2.014. Anteontem, a FIFA anunciou que o atacante estará concorrendo novamente à autoria do gol mais bonito do ano, láurea que obteve no ano passado com aquele fantástico gol contra o Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, partida vencida pela equipe carioca por 4 a 3. Neymar errou passes, perdeu várias jogadas para os marcadores colombianos,que o marcaram de forma ferrenha e dura,  sofreu, como de costume, muitas faltas e perdeu um  pênalti discutível marcado pelo árbitro, quando a partida estava empatada. Escorregou na hora da conclusão, só o que pode explicar a bola mandada às nuvens. Mas fez também jogadas geniais, uma das quais resultou no gol de empate da seleção brasileira.

CUADRADO – O DONO DA NOITE

O lateral direito Cuadrado, que joga na Fiorentina da Itália, foi o dono do jogo. Ágil, com grande habilidade nos passes, apoiou o ataque colombiano, convertendo-se no jogador mais perigoso, em toda a partida. Fez, sofreu e cobrou  faltas, marcou, roubou bolas e fez o gol de sua equipe. Raçudo não se intimidou em momento algum com os marcadores. Se a Argentina tem Redondo, a Colombia tem um Cuadrado. Talentos geométricos, indiscutíveis, que aparecem de vez em quando, para a alegria dos amantes do futebol.

KAKÁ E AS TRAVES

Buscando sempre o jogo, chamando para si a responsabilidade de líder, o “vovô” (!!!!) Kaká, que completou 30 anos, concluiu três vezes na partida. Uma das finalizações passou muito perto da trave. Nas duas outras, a bola se chocou contra a trave. Esteve assim muito perto do gol, que merecia ter feito. Fica para a próxima. Mas, que Kaká vai se firmando e garantindo sua convocação, disso não há dúvida.

 

COM OU SEM CENTROAVANTE – EIS A QUESTÃO?

Jogar com ou sem centroavante, de função ou referência, eis a questão.O que será ideal para a nossa seleção? Bem, a questão é polêmica entre os entendidos e os palpiteiros do futebol, como eu.Parece-me que tudo é relativo, assim como as opções táticas são sempre tomadas em função das características do jogo do adversário. Costuma-se citar o Barcelona  como sendo exemplo de equipe que faz muitos gols, jogando sem centroavante, desde a saída em 2.011 de Ibrahimovic. O exemplo, porém, reclama prudência. Para jogar sem centroavante fixo é preciso que a equipe tenha meias de talentos e volantes de qualidade. No Barcelona, o volante-meia, Fábregas, é o grande responsável pelo sucesso dessa formação tática. É que, com grande virtudes, jogando ao lado de Messi & Cia., o  camisa 4, é considerado “um falso centroavante”, pela maneira com que chega pelo meio e arremata para o gol. Como  afirma com sabedoria o ex-centroavante Tostão, jogar ou não com centroavante fixo é de menos. O que importa são as características e as qualidades dos jogadores. E isso sobra no Barcelona. E falta, por exemplo, no meu time e em muitos outros.

E POR FALAR EM IBRAHIMOVIC

E por falar em Ibrahimovic, o grande jogador fez três gols ontem, pela Suécia, na vitória de 3 a 2 sobre a Seleção da Inglaterra. Um dos gols foi uma sensacional bicicleta praticamente do meio de campo, quando o goleiro adversário saiu mal e estava adiantado. Um golaço para se ver muitas vezes.

 

Até amanhã.

 

P.S. (1) A imagem da coluna de hoje foi emprestada do site veja.abril.com.br;

P.S. (2) A Seleção da Colômbia, graças ao seu desempenho nas Eliminatórias Sulamericanas, em que ocupa o segundo lugar, é a 8a. colocada no último Ranking da FIFA;

P.S. (3) Os torcedores da Colômbia deram um verdadeiro show, ontem em New Jersey, na partida entre a sua seleção e a seleção brasileira. Em determinados momentos, em que jogadores da Colômbia trocavam passes no meio de campo, os abusados torcedores não deixaram por menos e gritavam “olé”, a cada passe.  A euforia, afinal, se justifica, mas claro que há limites.



Nenhum comentário:

Postar um comentário