quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FACULDADE DE DIREITO DA PUC CAMPINAS 60 ANOS - A TURMA DE FORMANDOS DE 1.973.


Meus prezados amigos,

°  O convite de formatura representava um processo. A capa correspondia a uma autuação de autos, a que se seguiam folhas numeradas com as peças. Tratava-se de uma Ação Declaratória de Conclusão de Curso, requerida pelos Bacharelandos de 1.973 em face do Exmo. Sr. Dr. Diretor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A  suposta autuação teria sido elaborada no dia vinte e oito de dezembro do ano de mil novecentos e setenta e três. Tratava-se da minha turma, pequena, apenas 47 (quarenta e sete) formandos naquele ano. Mas grande parte dos colegas que estudaram comigo não constam dessa lista. A razão: alguns, como eu, concluíram o curso em 04 anos, aproveitando uma autorização dada pelo Ministério da Educação, que só teve validade naquele período. Claro que tivemos que cursar toda a carga horária que era distribuída em 5 anos, concentradamente em 04.  Eis, então,  a relação dos bacharéis que se formaram naquele dezembro de 1.973. A Turma do ano seguinte incluía a maior parte dos meus efetivos colegas contemporâneos e eu pretendo indicá-los posteriormente.

ALCINDO RAFACHO, ALFREDO ALVES BOBADILHA, ÁLVARO MENDONÇA,  ANA AUGUSTA CAMARGO HEINRICH, ANGELO EDEMUR BIANCHINI, ANTONIO CARLOS DE BRITO, ANTONIO JOSÉ LINARDI, ANTONIO MOLINA JUNIOR, ARY SARUBI,  AUGUSTO DO NASCIMENTO FERNANDES,  CECÊ MONTEIRO AFFONSO FERREIRA, DIRCEU NOGUEIRA MATTOSINHO,  DORACY PRADO MALACHIAS, EDERALDO DE QUEIROZ TELLES PACCINI, EDOALD MARTINEZ RODRIGUES, ELBA MANTOVANELLI,  ENILDE DIAS ZIMMERMANN, FLÁVIO RODRIGUES,  FRANCISCO LUIZ MACCIRE,  GRACIELA MEDEIROS PARADA,  HÉLIO SILVA DE CARVALHO,   JAIME DOMINGUES MARTINS,  JAMIL MIGUEL,  JANETTE GERAIJ MOKARZEL, JOSÉ BENEDETTI NETTO,   JOSÉ EDUARDO NOGUEIRA LINARDI, JOSÉ ROBERTO FERREIRA DE CAMARGO,  JOSÉ WEIMAR NAZARÉ ROCHA,   JULIO ALBERTO BERTUZZI, LUIZ ANTONIO BOLSONARO,  LUZIA PONCE,  MANUEL CARLOS CARDOSO,  MARINA ROCHA VILLAS BÔAS,  MARIA APARECIDA MOREIRA DIAS, MARIA DALVA GUIMARÃES,  MARIA DE LOURDES FALIVENE DE SOUSA,  MÁRIO BATISTA DE CAMPOS,  MARTA DINIZ ROSA,  MOACIR DIAS FERRAZ, NAGIBA MARIA RIZÉK MALUF,   NEUSA MARIA FRONER,  ODETE LEITE DE CAMPOS CRITTER,  PAULO RUBENS GUENNA DE OLIVEIRA LIBERTINI, RAFAEL ANTONIO CASTIONI OLIVA, SATORU OBATA,  THELMA THEDA DA SILVA,  YARA PRUDENTE CORRÊA DE OLIVEIRA ROMANO.

° O Diretor da Faculdade de Direito era o Doutor Carlos Foot Guimarães, que também lecionava a disciplina Direito Civil, mas não para a nossa Turma. O Dr. Foot, como era chamado carinhosa e respeitosamente pelos alunos e professores, foi o Primeiro Diretor da Faculdade de Direito da PUCC e isso durante 20 anos,  até o seu falecimento. Era advogado atuante na Comarca de Campinas. A Assistência Judiciária da Faculdade, cujo ano de inauguração foi 1.981, tem o seu nome, ali, assim, imortalizado;

° O arcebispo de Campinas, também Grão-Chanceler da Universidade era Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, posteriormente sucedido por Dom Gilberto Pereira Lopes. Ocupava a Reitoria o Professor Doutor Benedito José Barreto Fonseca, que contava com o apoio de  dois Vice-Reitores: Dom Roberto Pinarello de Almeida (Vice Reitor Para Assuntos Acadêmicos) e o Professor Doutor Marino Emilio Falcão Lopes (Vice-Reitor para Assuntos Administrativos). O Vice-Diretor da Faculdade era o Prof. Doutor Hélio Moraes Siqueira e o Secretário Geral o Prof. Dr. José Antonio Trevisan;

° Dentre os docentes daquela Turma que ainda lecionam na Faculdade, os queridos amigos, o Desembargador Aposentado Francisco Rossi (que posteriormente assumiu a diretoria da faculdade),  e o advogado tributarista, ex-reitor da Universidade, Professor Heitor Regina.

Até amanhã amigos.


P.S. (1) A imagem da coluna de hoje é da capa ou autuação do convite de formatura e foi por mim digitalizada do original, que ainda conservo com as marcas inexoráveis do tempo, como se pode notar da foto digitalizada. 

2 comentários:

  1. Bom dia, Dr Jamil. Meu pai foi colega seu de turma e consta seu nome entre os formandos. Fiquei contente em achar essa lembrança da formatura. Eu estive presente, menina, além de ter frequentado algumas aulas com ele. Tenho uma lembrança desse período da graduação dele como algo mágico na minha vida. Que surpresa agradável. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Dra Cece e Dra Odete meu primeiro estágio. dava gosto de advogar.

    ResponderExcluir