sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MARIA CLARA - BEM-VINDA


Boa noite amigos,

Poucos dias após termos eu e minha mulher recebido a notícia da gravidez de nossa filha, os amigos Cármino e Célia também ficaram sabendo que seriam avós dali a nove meses. Uma coincidência que nos trouxe muita alegria e alento. O nascimento de netos representa sempre um novo sopro de vida, um repentino e inesperado interesse pelo futuro até então relativizado, um  renovado sentido para a vida. Que bom! Meu neto Rafael nasceu no dia 05 de julho passado e já vai completar 02 meses. Se não fosse prematuro, as crianças nasceriam com 2 ou 3 dias apenas de diferença. Pois bem, agora nasceu Maria Clara. Linda, como na foto que o seu papai coruja, o meu queridíssimo sobrinho de coração, Thiago, me enviou. Parabéns ao Thiago e à Thati, a bela mamãe. Parabéns aos avós maternos e aos avós paternos, Cármino e Célia, manos de tantos anos de amizade e convivência. Uma amizade profunda que a gente torce para que no futuro una também os nossos já amados netos, Rafael e Maria Clara. E à Maria Clara,  um elo de luz que já ilumina muito a vida de todos nós, o nosso mais profundo desejo de que a sua trajetória por este mundo, seja sempre marcada como um  ponto de concentração de afeto, de união, de amor, de celebração. Em suma, razão de uma grande festa. Bem-vinda, Maria Clara. Que é Maria, como tantas outras, santas ou simplesmente mulheres. E ao mesmo tempo Clara, como todas as  luzes que nasceram destinadas a servir como veículos de sol e calor para aplacar a escuridão eventual de lugares e corações.

Em homenagem à Maria Clara, seus pais e avós, tomo emprestado o  belo poema da norte-riograndense Hercília Fernandes, baseado  na poesia “Clara” do baiano Caetano Veloso.

 
MARIA CLARA

Maria Clara

clara

alva

                                                                                 Ria

                                                                                  ia

                                                                                  subia

                                                                                  clara à luz do dia

Minha Cara,

Clara minha!

 

                                                                                 Doce flauta,

                                                                                 serena

                                                                                  silencia.

 

Minha causa

fada minha!

 

                                                                                  Rara

                                                                                  tão alva

                                                                                  clara,

                                                                                  tão bem

                                                                                  Maria!

 

Até amanhã amigos,

P.S. (1) Hercília Fernandes  é professora pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  Mestra em Educação e Especialista em Educação Infantil. É também poetisa, detentora do blog “fernandeshercília.blogspot.com.;

P.S. (2) O pai de Maria Clara, Thiago Vasconcellos de Sousa é advogado, Procurador da FAPESP -  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É também compositor e poeta e toda a sua inspiração pode ser conferida no seu blog “É Jequitibá a Madeira”

 

Um comentário:

  1. Querido Tio Jamil,
    Obrigado pelas lindas palavras e pelo manifesto apreço por nós (Vasconcellos de Souza). Partilhamos, sem dúvida, o mesmo sentimento por vocês (Furlan Miguel)!! Tenho a certeza que nós somos "um encontro". Beijão grande e obrigado pelo carinho de sempre!
    T.

    ps: Lindo poema! Aliás, sem a mesma condição de Hercília Fernandes, escrevi uma coisinha para Maria:

    -Maria Clara-

    Sou dia, Clara
    A Luz, Maria
    Lua e Mel.
    Maria Clara...
    Toda o céu.

    ResponderExcluir