domingo, 5 de agosto de 2012

A MORTE DE GORE VIDAL, COMEMORAÇÃO E FOTOS DA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2.012


Boa noite amigos.



Na última terça-feira, faleceu em Los Angeles, aos 86 anos, um dos mais importantes escritores e ativistas políticos do século XX-XXI. GORE VIDAL, um narrador da vida americana, que deixa como legado 25 romances, grande parte dos quais focalizam temas políticos ou a história dos Estados Unidos da América,  ensaios, peças que fizeram sucesso na Broadway, como VISITA A UM PLANETA PEQUENO  e roteiros para cinema e televisão. Foi roteirista do consagrado filme BEN HUR (1959), de PARIS ESTÁ EM CHAMAS? (1966) e CALÍGULA (1.979). Autor de obras como CRIAÇÃO LINCOLN, 1876, HOLLYWOOD, e a comédia MYRA BRECKENRIDGE, uma sátira que envolvia o tema da identidade sexual. No terceiro romance, A CIDADE E O PILAR, abordou, sem subterfúgios, o tema da homossexualidade, em pleno 1.948, escandalizando os críticos. Fervoroso crítico do governo Bush, chegou a chamar o ex-Presidente de “homem mais estúpido dos Estados Unidos”. O New York Times, escreveu  que Gore acreditava “ser o último de sua raça” e que provavelmente o era mesmo. Algumas de suas famosas frases:

SOBRE POLÍTICA:


OS ESTADOS UNIDOS FORAM FUNDADOS POR MENTES BRILHANTES. ELAS NÃO TÊM SIDO VISTAS, DESDE ENTÃO”.


SOBRE ARTE:


“TER ESTILO É SABER QUEM VOCÊ É, O QUE VOCÊ QUER DIZER E NÃO SE IMPORTAR COM NADA DISSO”.

SOBRE RELACIONAMENTOS:

“QUANDO ALGUÉM ME PEDE PARA GUARDAR UM SEGREDO, EU SEMPRE PERGUNTO: “POR QUE EU GUARDARIA,  SE NEM VOCÊ CONSEGUIU?”


GARRA GUARANI E JANTAR COMEMORATIVO

Promovido pela  GARRA GUARANI, acontecerá no próximo dia 13 de agosto, o jantar comemorativo da conquista do Campeonato Brasileiro de 1.978. O evento denominado “HERÓIS DE 78 E DA HISTÓRIA DO GUARANI” será na Churrascaria Apaloosa (Rua General Carneiro, n. 81, Campinas, São Paulo), a partir das 20,00 horas, com a seguinte programação:  Cerimonial de Abertura. Entrega do Troféu “Heróis de 78” aos jogadores campeões. Homenagem Especial ao radialista Osmar Santos. Jantar e show musical. Para informações e reservas acesse  www.garraguarani.com.br 

SEM INTIMIDADES

Quem viu pela TV o jogo de futebol masculino  entre Brasil e Honduras, pelas Olimpíadas de Londres 2.012, hoje à tarde, deve ter reparado numa cena algo inusitada e que reflete, suponho, a diferença entre as culturas sul-americana e européia. O centroavante Leandro Damião, da seleção brasileira, após receber o cartão amarelo do árbitro alemão Felix Brych,  foi tocá-lo amistosamente na altura da cintura, como a dizer “oK, tudo bem, beleza” ou qualquer coisa que o valha. Mas que nada. O jovem e sisudo árbitro, não permitiu o toque, esquivando-se, num esperto passinho para trás, como a dizer “ chega pra lá, não vem não, aqui você não toca, mais respeito” ou coisa que o valha. Esse negócio de pegação é muito nosso, concordo. Mas também não é pra tanto. A não ser que o assustado árbitro esteja com a  Síndrome do ai se eu te pego”, que virou sucesso em todo o planeta. No final do jogo, o que se viu foi uma confraternização entre os atletas brasileiros e hondurenhos, que se abraçaram no melhor estilo latino.


A FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA E A TORCIDA BUGRINA.

O amigo e competente médico, Honório Chiminazzo Neto fez questão de narrar emocionado, a participação da torcida do Guarani nos jogos da final do Campeonato Paulista contra o Santos. Apesar da estranha decisão da Federação Paulista de Futebol de marcar as duas partidas para São Paulo, privando a torcida campineira e o Bugre de jogar uma delas no Brinco de Ouro, o que seria natural, os bugrinos prestigiaram em grande número os atletas, seguindo para São Paulo, em uma grande romaria. Mais de 13.000 bugrinos invadiram a Bandeirantes e a Anhanguera em uma frota interminável de ônibus e automóveis, lotando toda a arquibancada destinada aos torcedores bugrinos. Imagens para ficar na história. Imagens de grandeza de um clube que é o único campeão brasileiro do interior do Brasil até hoje. Publico abaixo as fotos que Honório enviou a meu pedido, pois nas datas dos dois jogos estive fora do país, em viagem anteriormente marcada.  Valeu, bugre!

 Até amanhã, amigos.

 P.S. (1) As fotos da abertura e do meio da coluna são de Gore Vidal a)  ainda jovem e b) recente,  pouco antes de seu falecimento, respectivamente. Foram emprestadas dos sites entertainment.time.com e pt. euronews.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário