domingo, 17 de fevereiro de 2013

FUTEBOL - TEM IMPEDIMENTO NA COBRANÇA DE LATERAL?


Bom dia amigos,

Domingo de sol e de calor intensos. Em algumas regiões, pancadas de chuva. Mas no geral, o domingo promete.  Ótimo para um churrasco em família, regado a uma “cerva” e para ver futebol no campo, ou em casa, pela TV, considerando a “Lei Seca”. Ainda repercute o  lance que originou  o primeiro gol do Atlético Mineiro sobre o São Paulo, na quarta-feira, um belo clássico pela Libertadores da América. Um jogo muito disputado, vencido pelo Galo pelo placar de 2 a 1, merecidamente, embora Ganso, no final do jogo, tenha  tido possibilidade de empatar a partida, na bola que bateu de dentro da área e que passou rente, muito rente, à trave esquerda do goleiro atleticano. Desta vez, fundamental para a vitória da equipe mineira foi Ronaldinho Gaúcho que participou dos dois gols. No primeiro  enquanto o jogo estava parado,  distanciou-se dos demais atletas que se posicionavam próximo da última jogada mais para o meio de campo, e foi até o goleiro Rogério Ceni pedir água. Ceni, como faz tradicionalmente, passou a mão pela cabeça do atleta e lhe deu a garrafa d’água. Logo em seguida, a partida recomeça com a cobrança de lateral. Vendo Ronaldinho bem lá na frente, o jogador atleticano mandou a bola para ele que, sem marcação alguma, foi à linha de fundo e fez um cruzamento perfeito para Jô, que vinha na corrida, pelo meio, e só teve o trabalho de tocar para o gol. Alguma irregularidade? Nenhuma, certamente. Ficou a discussão por conta da questão ética, uma complicada discussão, como  já relatei aqui na coluna, outras vezes. O que é politicamente correto e o que é esperteza no esporte? A questão continua aberta. E muito aberta. O que me espantou foi comentar o lance com muitos amigos e parentes e descobrir que gente que vê e aprecia futebol há muitos anos, não sabia que inexistia impedimento em cobrança de lateral. Aqui vão, portanto, para avivar nossa memória (em alguns casos) e aprender, gravando (em outros), as cinco condições para que um jogador esteja em posição de impedimento capaz de invalidar o gol.

1ª. Condição: Um companheiro da própria equipe do jogador está tocando a bola, enquanto executa um passe, uma cabeçada ou um chute a gol; e 2ª. Condição: O referido passe não é uma cobrança de escanteio, um tiro de meta ou uma cobrança de lateral; e 3ª. Condição: O jogador está no campo de ataque; e, 4ª. Condição: O jogador está mais próximo da linha de fundo adversária que a própria bola, e, 5ª. Condição; Apenas um, ou nenhum atleta adversário, está mais próximo da linha de fundo adversária que o jogador. Nessa 5ª condição, são critérios de desempate, o tronco, cabeça ou pés, mas não braços e mãos.

Conclusão: O atleta não estará em posição de impedimento, ainda que apenas ele esteja entre o goleiro, ou sozinho na frente, em se tratando de cobrança de tiro de meta, escanteio ou lateral, como foi o caso da bola recebida por Ronaldinho no primeiro gol do Atlético. O atleta não estará em posição de impedimento se estiver no seu próprio campo, ainda que esteja mais adiantado do que todos os outros atletas. Não estará impedido se estiver, ainda que esteja no campo de ataque, “na mesma linha” que o jogador mais adiantado do time adversário, considerando o tronco, a cabeça ou os pés. E, finalmente,  Também não estará impedido se, ainda que mais adiantado em relação a qualquer jogador de linha do time adversário,  estiver, porém,  atrás da linha da bola.

Até amanhã, amigos.

P.S. (1)  Pelo Campeonato Paulista, a despeito do clássico de hoje à tarde, envolvendo a  centenária rivalidade entre Palmeiras e Corinthians, que a TV Globo, canal aberto, vai  transmitir para todo o Estado de São Paulo, menos para a  Capital, a principal partida acontece no Estádio  Moisés Lucarelli, em Campinas, envolvendo Ponte Preta e Santos.  A “Macaca” é líder do Paulistão com 15 pontos, seguida pelo Santos, com 14. O jogo vale, portanto, a liderança do campeonato, que a “Nega Véia” manterá no caso de empate ou vitória. Para o Santos só a vitória interessa. É um confronto também entre o melhor ataque (o Peixe marcou 15 gols, assim como o Palmeiras), contra a melhor defesa (a Ponte só sofreu 4 gols até aqui);

P.S. (2)  Repercute – e muito – na Internet e redes sociais – o “frango” que o goleiro Rogério Ceni  tomou ontem no jogo do São Paulo contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista.  Conferi o lance no Uol Esporte e realmente é um daqueles frangos “homéricos”. A bola, inclusive, foi praticamente recuada pelo atacante da equipe de Itu. Claro que deve haver uma explicação para o lance. Mas Rogério não quis falar a respeito, no final do jogo. O “frango” tão mais repercute pelo fato de Rogério ser quem é. Um goleiro artilheiro, uma figura carismática, um atleta exemplar, com uma história irretocável no futebol do Brasil e mundial. Assim, o lance fica mesmo por conta do “sarro” que todos os torcedores dos outros times vão tirar, é claro.

P.S. (3) Ceni anda muito solidário com os adversários. Na quarta-feira, no Independência,  em Belo Horizonte, deu “água” para Ronaldinho Gaúcho, depois de passar a mão na cabeça dele e o atacante, ingrato,  retribuiu com o lance do gol. Ontem, foi a vez de dar “colher de chá” pro atacante do Ituano. A Comissão Técnica do Tricolor mandou avisar que a fase da distribuição de generosidades acabou;
P.S. (4) A imagem da coluna foi emprestada do site "downlodswallpapers.com".

2 comentários:

  1. Se o jogador estiver no campo adversario na frente de todos so tem o goleiro depois dele e receber a bola vinda de um tiro de meta ele estara impedido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Unknown. Não, ele não estará impedido. A regra n. 11 da Internacional Board, que trata do impedimento, ressalva essa possibilidade. Assim, se o goleiro ou um outro jogador cobra um tiro de meta e a bola,sem tocar em mais ninguém, chega ao atacante que tem pela frente apenas o goleiro do time adversário, ele poderá fazer o gol validamente, pois não estará impedido. Assim também não haverá impedimento na cobrança de lateral ou na de escanteio. OK?

      Excluir