quinta-feira, 7 de março de 2013

O SAUDOSO LAGO DOS CISNES - VIADUTO MIGUEL VICENTE CURY


 
Boa noite amigos,

CAMPINAS DE ONTEM

O viaduto Miguel Vicente Cury, que sofreu obras básicas de restauração recentemente, em uma das primeiras e indispensáveis intervenções do novo governo Municipal comandado pelo Prefeito Jonas Donizetti,  foi idealizado, na ocasião de sua concepção,   para criar um elo entre a entrada da cidade de Campinas pela Prestes Maia e a região central, com acesso  pela Avenida Moraes Salles.  Sua construção demorou cerca de dois anos entre 1.961 e 1.963, quando foi efetivamente inaugurado. Naquela época, na parte de baixo do viaduto, criou-se uma importante área verde de lazer, um dos cartões postais de Campinas: o Lago dos Cisnes, que continha um espelho d’água entre os canteiros e as árvores,  e um relógio de sol, posteriormente removido e que atualmente se encontra na Lagoa do Taquaral. Em 1.983, porém, o jardim desapareceu, sendo substituído pelo atual terminal de ônibus e pelo complexo comércio informal. O Lago dos Cisnes foi inspirado na peça teatral do mesmo nome e, naquela época,  a cidade respirava ainda  o ar aristocrático do tempo dos barões de café. Chegando a Campinas, com meus pais, no ano de 1.958, tive o prazer de conhecer o Lago e aproveitar o jardim que se desenvolvia em seu entorno, por alguns anos, enquanto ele existiu.

FRASES SOBRE FUTEBOL


DO EX-GOLEIRO, HOJE TÉCNICO,  LEÃO: “O PIOR MEDO NÃO É O DE PERDER. É O DE GANHAR”.

 

DO EX-JOGADOR ZICO: “O MEDO DE PERDER ESPANTA A VITÓRIA”.

 

TORRESMINHO DE BERINJELA.

 
Almoçando num dos restaurantes da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, dentre os variados pratos oferecidos pelo “Buffet” do estabelecimento, havia um de berinjela,  em pequenos cubos empanados, o que me chamou a atenção. Experimentei. Era simples e bom. Perguntei a uma das cozinheiras, do que se tratava. Torresminho de Berinjela, disse-me ela. Pedi a receita, que também era bastante simples. Hoje,  ofereço-a aos amigos.

 

Torresminho de berinjela

Corte a berinjela em fatias finas. Depois, com a faca, faça das fatias, quadradinhos. Tempere-os com sal, caldo de carne ou outro condimento de seu gosto. Em seguida passe-os em farinha de trigo e creme de cebola. Aqueça óleo numa frigideira. Depois de bem quente jogue os quadrinhos e cubra com ovo. Retire-os em seguida e sirva-os.

Vai bem com uma cerva gelada. E com refrigerante, água e outro acompanhamento qualquer, também.

 

Até amanhã.
 
P.S. (1) A imagem da coluna de hoje é do Lago dos Cisnes e foi emprestada do  blogs.viaeptv.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário