domingo, 14 de janeiro de 2018

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE - BOA ADAPTAÇÃO DO ROMANCE PARA O CINEMA

Boa noite amigos,

Parte dos personagens do filme, em cartaz de divulgação

do longa de Kenneth Branagh.  Imagem emprestada de

http://ovicio.com.br.
Adaptado do romance de 1.934, considerando como a obra-prima da escritora inglesa, AGATHA CHRISTIE, a segunda versão para o cinema[1] de Assassinato no Expresso do Oriente, é uma boa surpresa. O diretor, produtor e protagonista KENNETH BRANAGH (diretor de THOR e especialista em Shakespeare),  investiu pesado na trama e não deve ter se arrependido, pois o filme tem sido sucesso nas bilheterias americanas e estrangeiras, dividindo, porém, como quase sempre acontece, a crítica especializada, entre os que o consideram uma adaptação quase perfeita e aqueles que o reputam mediano. O resultado, segundo meu ponto de vista como cinéfilo inciente, como diria o meu amigo Regis de Morais, é muito bom e agradável de se ver. Numa escala de 0 a 5, merece uma nota quatro com louvor. Tal como no original, a versão cinematográfica resgata o detetive Hercule Poirot, uma das criações da escritora, personagem de vários de seus romances,  que Kenneth encarna com muito talento e  humor. Obra de suspense, traz como linha-mestra um crime de homicídio praticado durante trajeto do famoso trem Expresso Oriente, que o detetive é instado, pelo amigo e coordenador da viagem,  a solucionar, antes que  a polícia seja comunicada do delito. O autor seria um dos passageiros? Um estranho que lograra ingressar na locomotiva durante a noite, praticado o homicídio e depois de evadido? Qual teria sido a motivação do crime?  E assim como no romance, o roteiro também segue acompanhando o tormento do detetive baixinho e cheio de manias,  e as xaradas que vai tentando desvendar, colhendo pistas deixadas no local do crime, a real identidade dos viajantes, o passado de cada um e o envolvimento ou não deles com a vítima. O final é bom e deixa uma interessante brecha para discussão para os amantes e estudiosos do Direito: existe sempre apenas o certo e o errado, dois extremos?
Foto da escritora Agatha Christie   
(1.890/1973). Imagem emprestada de
agathachristiewikia.com.
O elenco de muitos atores consagrados em Hollywood enriquece a trama,  mas nenhum deles, por causa mesmo da condição de meros coadjuvantes, estaria a merecer um troféu pelo desempenho. O destaque maior fica mesmo para a direção de arte e a fotografia esmerada, um colírio para os olhos enquanto o longa se desenvolve, trazendo à tona todo o cenário das colinas e cordilheiras asiáticas e europeias, nos seus mais diferentes momentos (algumas cobertas pela neve), com a utilização da mais moderna tecnologia disponível. Não é imperdível não, mas é um ótimo filme na sua categoria.



Até amanhã amigos.

P.S (1)  Além de Kenneth Branagh, no papel principal do Detetive Poirot, o elenco conta com velhos conhecidos do público brasileiro, como Johnny Depp da série Piratas do Caribe (2.003, 2.006 e 2.007), no papel de Edward Ratchett; Michelle Pfeiffer (Scarface (1.983), Uma Lição de Amor (2.001), incorporando a personagem Caroline Hubbard; Penelope Cruz  (Volver (2.005), Para Roma Com Amor (2.012) como Pilar Estravados;  a atriz inglesa, Lucy Boynton, no papel da Condessa Andrenyr) e o grande ator Willem Dafoe como Gerhard Hardmann. Dafoe, de 62 anos, esteve no Brasil em 2.015, filmando com Maria Fernanda Cândido e Bárbara Paz, Meu Amigo Hindu, último filme do saudoso cineasta argentino, naturalizado brasileiro, Hector Babenco. Aqui deu entrevistas, elogiou as mulheres brasileiras e particularmente a beleza e generosidade de suas colegas de trama Maria Fernanda e Bárbara Paz e encantou seus fãs. Dono de vasta filmografia Dafoe, além de Meu Amigo Hindu (2.015), integrou o elenco, dentre outros, dos filmes O Grande Hotel Budapeste (2.013); A Culpa é das Estrelas (2.014) e já era conhecido como o temível Green Gablin/Norman Osborn (o popular, Coringa) em Homem Aranha (2.002) e Homem Aranha 2 (2.004);

P.S. (2) A escritora, Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1.890 e morreu em 12 de janeiro de 1.976, aos 85 anos. Seus romances foram traduzidos para mais de 100 idiomas e venderam cerca de quatro bilhões de cópias, um recorde. Só seu conterrâneo William Shakespeare e a Bíblia teriam vendido mais livros que ela, segundo o Guinnes World Records.


P.S. (3) A locomotiva denominada, Orient Express fez  sua primeira viagem em 1.883, ligando Paris a Constantinopla. Em 1.900 passou ao domínio privado e estendeu seu percurso a outros países e localidades.





[1] A primeira versão cinematográfica de ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE foi lançada em 1.974 com o ator ALBERT FINNEY no papel do detetive belga, HERCULE POIROT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário