segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

NATAL LUZ EM GRAMADO - PARTE UM

Boa tarde amigos,

Paisagem comum em Gramado nesta época do ano: a beleza

das hortênsias, enfeitando toda a serra gaúcha.Imagem do  

meu celular.
Gramado, um pequeno pedaço de céu no coração da serra gaúcha, foi o nosso destino no Natal de 2.017. Há muitos anos que não visitávamos o atraente município turístico. Talvez uns 20 ou 15. Desta vez fomos com toda a família, incluindo, é claro, o nosso xodó, o netinho Rafael, agora com 5 anos de idade. A escolha do Hotel Alpestre acabou sendo muito boa. Trata-se de um quatro estrelas, com um café da manhã completíssimo para americano algum botar defeito.  Talvez seja também o que mais oferece alternativas para as crianças. Além de confortáveis instalações nos apartamentos conta ainda com um bonito parque de diversões interno, unindo o verde da vegetação, as flores e as piscinas,  entre diversos espaços kids, destinados à garotada de todas as idades, um ponto de encontro colorido para diversão e confraternização dos “guris” entre eles e também com  papais, vovôs, monitores e o Alceu, um boneco típico da região, que aparecia em todos os lugares, sem prévio aviso, zoando os hóspedes de todas as idades. E é claro Papai Noel recebendo os baixinhos para recepcionar os muitos pedidos de presentes, que foram entregues pessoalmente, pelo Bom Velhinho,  no dia 24 de dezembro, à tarde, numa grande reunião no salão de festas. Nos seis dias de permanência em Gramado/Canela visitamos quase todos os pontos turísticos obrigatórios e achamos tudo muito bem organizado, incluindo a segurança, um item muito importante para nós brasileiros, cansados da violência crescente de nossas cidades e campos.

Rafael, meu neto, ao lado de dois pilotos, no 
Aeroporto Internacional de Viracopos, antes

da viagem a Gramado, realizando o seu so-

nho de primeira infância: ser piloto de avião.
HOTEL E LOCOMOÇÃO.

Gramado é um município de apenas 34.000 habitantes e que em 2.016 foi o sexto destino mais procurado pelos turistas brasileiros e estrangeiros, com cerca de dois milhões de visitantes. Tendo como principal atração as suas ruas e avenidas centrais, que ficam totalmente enfeitadas e iluminadas durante o período natalino, e onde se situam os principais restaurantes, lanchonetes e o comércio das múltiplas marcas de chocolate (outro atrativo antigo da localidade), a escolha do hotel é muito importante, pois ou você fica em algum daqueles situados no centro da cidade, ou então, terá que depender dos táxis tradicionais ou, por fim,  dos profissionais da uber. O município dispõe de pouco mais de 30 táxis e os motoristas da uber são muito requisitados, mas, como se sabe,  trabalham apenas em certos horários, segundo conveniência pessoal. Resultado: uma dificuldade de locomoção, um dos principais defeitos observados na boa estrutura existente. Alguns hotéis possuem vans que transportam hóspedes para o centro. Mas além de lugares limitados, é claro que essas vans têm horários fixos para ida e volta, o que complica a vida dos turistas que querem liberdade e estão habituados à rotina diversa de  café, almoço, jantar, etc. O remédio – e foi o que nós utilizamos – é a locação de um veículo.

Vista interna do Hotel Alpestre  mostrando
a área das piscinas, lazer e entretenimento.

Mas se a opção for essa saiba que você terá que fazer reserva com antecedência pela Internet. Durante a festa de Natal, por exemplo, já não havia qualquer veículo disponível  para locação. Assim mesmo, considerando a incipiente área da região central em função do número de veículos, encontrar um espaço para estacionar é tarefa complicada, agravada pela inexistência de estacionamentos particulares na disputa por cada metro quadrado. Esse o grande desafio, que não é, no entanto, insuperável. Como tudo é relativamente perto, é bom mesmo andar a pé, pois, além de fazer o seu exercício saudável, você pode observar cada loja, cada enfeite de rua e se maravilhar com todo o conjunto do cenário que pode ser resumido como  a maior árvore de natal que já vi, seja no Brasil, seja no exterior. Uma maravilha mesmo, especialmente quando todas as luzes se acendem no ocaso do dia, programa que já integra a agenda dos eventos turísticos da cidade.

AS ATRAÇÕES QUE DEVEM SER VISTAS.

 Mini Mundo.

Vista de uma avenida em miniatura no Par-
que Mini Mundo, uma das atrações de Gra
mado.
O Parque Novo Mundo pertence ao Hotel Ritta Hoppner, mas aberto à visitação geral. Por ele é possível fazer um passeio completo pelo nanomundo, um universo em miniaturas, inspiradas em monumentos, estações e lugares famosos pela arquitetura original e reprodução dos ambientes de histórias e lendas que viraram patrimônio da humanidade. Recentemente foi inaugurada uma nova área de recreação para as crianças, chamado Parque Temático das Personagens do Mini Mundo, com uma vista privilegiada de todo o parque por estar situada na parte mais alta do lugar. Um charmoso café na entrada garante os “espressos” de papais e mamãe e as guloseimas (doces e salgados) para crianças e adultos amantes da gastronomia alemã e italiana. O percurso todo pode ser percorrido com o auxílio de funcionários que prestam atenciosa colaboração com informações sobre lugares e significados. Personagens infantis também caminham pelo parque, entretendo as crianças com fantasias e fotos.



Por hoje é só, falo mais na próxima postagem.

Feliz Ano Novo, meus amigos.


P.S.   As dez localidades brasileiras mais visitadas no ano de 2.016, último recenseado, segundo o site mundodeviagens.com. foram os seguintes, em ordem: Rio de Janeiro, Florianópolis, Foz do Iguaçu, São Paulo, Salvador, Gramado, Natal, Porto Seguro, Caldas Novas e Fortaleza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário