terça-feira, 11 de dezembro de 2018

DJAVAN - UMA HOMENAGEM


Boa tarde amigos,

Em imagem emprestada de observatório de televisão, da
esquerda para a direita Ivete Sangalo, Djavan, Iza e -
Thiaguinho, na homenagem prestada ao composi-
tor pelo programa Altas Horas.

Chegamos no domingo aqui em Orlando, na Flórida, para uma temporada de férias. O assunto ainda são os últimos dias no Brasil. Achei muito feliz e oportuna a homenagem que a direção e o apresentador, Serginho Groisman, prestaram, no último sábado, no programa  ALTAS HORAS, da Rede Globo,  a um dos mais importantes cantores, músicos e compositores da nossa  versátil e  universalmente reverenciada  música popular brasileira. O alvo, o nordestino  DJAVAN, autor de raridades musicais e poéticas como Oceano; Lilás; Jogral; Flor de Lis; Um Amor Puro; Faltando um Pedaço; Meu Bem Querer; Sina; Dupla Traição; Luz, dentre outras. Dono de uma carreira que tangencia à unanimidade entre críticos de arte de todo o mundo, o músico recebeu os convidados todos cantores de reconhecido sucesso e estilos diversificados:  Iza, Vanessa da Mata, Thiaguinho, Pablo, Emicida, Xanddy e Ivete Sangalo, que ao longo do programa deram vida e voz a sucessos do homenageado, - sob acompanhamento e aplausos da jovem plateia, que mostrou conhecer o vasto repertório de Djavan, incluindo canções das décadas de 70 e 80,  certamente anteriores ao nascimento da grande maioria da galera, auditório incrementado com a presença de gente ilustre, como o jornalista Pedro Bial que fez questão de acompanhar o filho, também cantor.  Tietagem de todo lado, o compositor não se cansou de ressaltar a sua emoção diante do que considerou uma das mais expressivas homenagens ao seu talento e à sua história. Vale lembrar que o artista  foi inúmeras vezes indicado ao Grammy Latino e conquistou, em 2.016 uma das estatuetas pelo conjunto de sua relevante obra. Suas canções foram gravadas em português, espanhol e inglês, por gente da pesada como  Caetano Veloso, Maria Bethania, Nana Caymmi, Steve Wonder.   Prestes a completar 70 anos em janeiro, Djavan está lançando novo CD  (Vesúvio), com composições inéditas, algumas apresentadas na oportunidade, ao público. 

A cantora Vanessa da Mata, fã incondicional de Djavan, can-
tou e encantou um dos sucessos do compositor. Imagem --
Globoplay.
O programa  inteiramente dedicado ao cantor agradou aos fãs de todo o Brasil conhecer  particularidades  da trajetória cheia de curiosidades e dificuldades da vitoriosa carreira do artista e  relembrar, cantarolando, suas composições,  de diferentes tempos e ritmos, muitas das quais marcando momentos especiais da vida da gente e  aberturas e personagens de telenovelas de sucesso da televisão brasileira do século passado e deste.  
Programa imperdível. E eu só não perdi por um feliz acaso. Estou saindo para mais uma visitinha aos parques de Orlando. Hoje, num frio de 7 graus, vamos ao Hollywood Studios, um espaço relativamente pequeno diante dos outros. Melhor. Já estou cansado.


Até mais amigos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário