quarta-feira, 6 de junho de 2012

MUSICA ERUDITA - S.O.S. MARCOS TOSCANO E A ARTE CONSAGRADA DE FABIO ZANON


Boa noite  amigos,

S.O.S.MARCOS TOSCANO



Marcos Toscano, um jovem músico do interior do Estado de São Paulo submeteu-se a um dificílimo teste  e foi aprovado para estudar na Royal Academy Of London, a Escola oficial de música da Rainha da Inglaterra. É uma oportunidade incrível e só outros dois músicos brasileiros tiveram igual prerrogativa até hoje. Mas há um problema: o jovem não tem recursos para fazer a viagem e permanecer lá pelo tempo do curso. Por isso, parentes, amigos e pessoas ligadas ao meio artístico,  estão promovendo uma campanha de arrecadação de recursos para permitir que o talentoso artista possa efetivamente aprimorar a sua formação e, afinal, tenha esse talento reconhecido, com uma promissora carreira. Rafael Cortez, jornalista do C.Q.C. programa de grande audiência da TV Bandeirantes abraçou a campanha e fez um sério pronunciamento a respeito, que pode ser conferido no site htpp://www.youtube.com/watch?= mE2EXPwKb60.  Para colaborar na campanha entre no site www.Benfeitoria.com/MarcosToscano.   Lá você encontra as informações necessárias de como contribuir e ainda sobre as contrapartidas que você recebe por isso. Seja solidário e rápido. O prazo máximo para a viagem é de 90 dias. E a exemplo de Rafael Cortez, que confessa ser um músico frustrado por falta de políticas públicas de apoio à classe no Brasil, muita gente já prestou seu apoio e contribuição.  Qualquer colaboração é bem vinda e pode ser feita a partir de R$10,00 (dez reais). O competente músico e professor campineiro Osmar Dalbon Filho,  nosso querido Osmarzinho, filho de meu compadre Osmar é que me repassa o vídeo, solicitando a sua divulgação. Taí Osmarzinho. Vamos esperar que tudo dê certo, e certamente dará.  


A ARTE DE FÁBIO ZANON

Por me referir ao brasileiro  Fábio Zanon (foto que ilustra a coluna de hoje),  quero registrar para os queridos amigos blogueiros que se trata de uma referência importante na música erudita, no Brasil e no exterior. Considerado uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão classico, Fábio é  solista e camerista e tem se apresentado na Europa, América do Norte, Austrália, Oriente Médio e América do Sul. Tem sido convidado regularmente por teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna, Sala Verdi em Milão e por  grandes teatros brasileiros. É também, desde 2.008, professor visitante da Royal Academy Of Music de Londres. Venceu o 30º Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14º Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. Gravou obra completa de Villa-Lobbos, pelo selo americano Music Masters e a revista Gramophone, ao considerá-lo o melhor de 1.998, assim se refere à sua arte: “Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finamente controlada, sensibilidade de estilística”. Abaixo  video do Yotube com solo de Luíza, composição do Maestro Antonio Carlos Jobim.



Até amanhã amigos,


P.S. (1) A imagem da coluna de hoje foi emprestada do blog maceslersopdegitaar.nl

P.S. (2) Camerista é substantivo de dois gêneros. Diz-se de ou intérprete musical que se especializa em música de câmara e/ou dela participa.

P.S. (3) Música de Câmara é a música erudita composta por um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Daí a expressão arcaica. Atualmente é usada a expressão para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima. Sua composição é destinada a um pequeno número de instrumentos ou vozes, até, geralmente, o máximo de dez. Entre os seus gêneros mais importantes estão o quarteto de cordas, o quinteto de sopros e o trio com piano, além de outras várias combinações de instrumentos. Prescinde da regência de um maestro.





Um comentário:

  1. Ola Jamil,

    Muito obrigado por sua postagem, estou realmente emocionado com o seu texto e disposição.
    Me conte da onde viu o apoio do Yamandu e Toquinho.

    abs

    Marcus Toscano

    ResponderExcluir